segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Recenseadores de Sertão Santana já começaram a coletar os dados do Censo 2010

Prefeito Sergio, foi o primeiro morador sertanense a responder ao censo 2010.
Neste ano de 2010, o IBGE está realizando o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do País, com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, quantos somos e como vivemos.
O conjunto dos dados que serão investigados pelo IBGE são os seguintes: tamanho e composição da população; situação habitacional; características gerais da população; movimentos migratórios; nível de instrução; nupcialidade; fecundidade; força de trabalho; padrões de rendimento individual e domiciliar; e mortalidade.
Para cumprir a tarefa de percorrer por inteiro um país como o Brasil, de dimensões continentais, com cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é necessário o envolvimento de grandes números, como segue:

Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional
Número de municípios: 5.565
Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões
Número de setores censitários: cerca de 280 mil setores censitários
Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas
Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão

Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS
Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.200 Coordenações de Subárea.

Aqui em Sertão Santana a equipe do IBGE está instalada com seu posto de Coleta na Casa de Cultura da Prefeitura Municipal e conta com os seguintes colaboradores:
Maristela Papke (ACM - Agente Censitária Municipal);
Alex Valmor Stahlhöfer (ACS – Agente Censitário Supervisor);

Recenseadores:
Jucelma Conter Ventura; Deivis Bujes da Silva Giru; Roselene Elisa Knapp;Josi Kologeski de Lima; Fernando de Oliveira Tavares; Liliane Litz Propp; Celina Girú; Everson Bridi; que estarão devidamente identificados com crachá, colete e boné do IBGE.
Portanto, cada domicílio irá receber a visita de um recenseador para pesquisar sobre os itens acima elencados. Além desta primeira visita alguns domicílios serão visitados uma segunda vez pelo supervisor, com o propósito de garantir uma pesquisa completa e fiel com os parâmetros usados pelo IBGE.
Ressaltamos ainda que por ocasião da visita dos recenseadores nos domicílios sertanenses, no caso de haver dúvidas a respeito da identidade do respectivo recenseador, o munícipe poderá telefonar para a Brigada Militar (Fone.: 190) e para a Prefeitura Municipal (Fone.: 3495-1066) para averiguar se quem está na residência de fato é um dos recenseadores contratados pelo IBGE.

O nosso município, estado e país conta com as informações de cada cidadão.

Obrigado e até a visita de um dos recenseadores do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário