quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia de Campo sobre fruticultura em Sertão Santana

Na última sexta-feira, dia 27 de janeiro, ocorreu no município de Sertão Santana, um Dia de Campo voltado a para a produção de uva, o evento foi realizado em duas localidades, uma na linha Dr° Flores onde três estações se localizavam na Agroindústria e duas na Propriedade do Sr° Jorge Ritter. Este dia foi preparado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com Emater/RS – Ascar, Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana.
Surgimento da Cooperativa
Inicialmente no ano de 2001 foi levantada nas localidades dos municípios a demanda da diversificação de cultura, sempre frisado que ninguém é contra a planta do fumo, mais sim a intenção que se teve foi dar mais opções de renda ao agricultor do município e região.
Após isto foi priorizado também em nível de região no Fórum de Desenvolvimento Regional da Centro Sul que abrange 17 municípios, sendo assim foi criado uma Programa de Incentivo a Vitivinicultura, posteriormente o Governo Federal lançou um Programa chamado “Territórios Rurais” com a função de desenvolver as regiões menos desenvolvidas do Pais, no qual a região se enquadrava, então foi elaborado um projeto para a construção de uma Agroindústria; possibilitando dessa forma a liberação do recurso para se construir a mesma.
Após uma longa caminhada, a Cooperativa foi fundada em 18 de Junho de 2011, antes disso muitos detalhes foram acertados, inicialmente restauração dos parreirais antigos, onde muitos já vinham cultivando uva desde o tempo da colonização, visto isto foi criado um grupo com pessoas interessadas em produzir e investir na produção de uva. E foi na necessidade de comprar insumos, adubo, mudas, que em 2008 se formou a Associação de Uva de Sertão Santana, realizando trabalhos conjuntos.
Mais para poder comercializar a produção, ainda em 2011 houve a necessidade de criar uma Cooperativa, para dessa forma colocar o produto no mercado, registra, deixar tudo legalizado. Hoje a Cooperativa tem 42 sócios, trabalhando como uma família, dividindo experiências novas que deram certo entre o grupo.
 Investimentos
A prefeitura de Sertão Santana vem subsidiando 50% da muda dos produtores, assistência técnica, a construção da Agroindústria foram R$200.000,00 do Governo Federal através do MDA, e Prefeitura de Sertão Santana em contra partida investiu mais R$ 100.000,00.
Em conversa com o Responsável pelo Projeto da Agroindústria o Técnico Agrícola  - Alex Kologeski, avaliou o evento como um marco para a Cooperativa, o Dia de Campo foi um sucesso, esperando para este ano o processamento de 50 toneladas de Uva e outros 50 para Vinho.
“Encaminhamos já um novo projeto para o Governo, que provavelmente a partir do ano que vem o recurso já estará garantido, depende de fazer o trâmite legal, que é a licitação, para se construir ao lado da Cooperativa uma Agroindústria de shimier, a aproximadamente 30 toneladas de bagaços, material esse que passará a ser encaminhado para a Agroindústria de shimier prédio que será localizado ao lado da Agroindústria de Suco. Só que para montar mais um prédio aqui do lado temos que trabalhar os 12 meses por ano, então já montamos junto nesse projeto, a produção e conservas de hortaliças, pepino, cebola, aipim descascado e embalado a vácuo, então todos esses produtos a Cooperativa vai poder administrar e colocar no mercado” finalizou Alex.
Estações:
Uma das estações se localizava nas terras de Jorge e Arlete Ritter mostrando uma grande diversificação de atividades agrícolas pode trazer um bom retorno financeiro para a família. A área dedicada ao cultivo de fumo está diminuindo ano após ano e sendo substituída pela ampliação da plantação de milho, suinocultura, apicultura e a fruticultura. “Este é o terceiro ano da uva na propriedade e o investimento já se pagou”, comenta Jorge, com a expectativa de colher seis mil quilos de uva em uma área de 0,7 hectares.
Além da família Ritter, muitos produtores também falaram da viticultura como uma alternativa de ampliação de renda no meio rural.
Os extensionistas presente nas estações e os agricultores passaram ainda informações sobre as mudas, o manejo adequado, a poda e os tratos culturais, bem como sobre o planejamento a gestão e monitoramento das atividades agrícolas para melhores resultados e como, através do cooperativismo, os agricultores estão estruturados para a transformação da uva em suco com venda para a alimentação escolar.
Em outra estação se falou sobre as condições de pomares de uva, muda variedade, e implantação de pomar, a outra estação localizada dentro da Agroindústria foi mostrado como é feito o processo de beneficiamento desde a entrada da uva até a expedição, onde também muitos aproveitaram para saborear um pouco do suco oferecido. A quem quisesse comprar também estava a disposição para venda.
No Dia de Campo foram repassadas orientações sobre os cuidados com a exposição ao sol, a prevenção contra o câncer de pele e a importância do auto-exame.
Presidente da Cooperativa
Em conversa com Celita Bialeski - Presidente da Cooperativa, falou que o Dia de Campo foi ótimo, principalmente para quem quer começar, ou até mesmo quem já tem uma parreira podendo esclarecer muitas dúvidas.
“O grande sucesso foi à união de nosso grupo, com isso conseguimos grande diferenças de preços nos insumos, começamos com nove sócios e hoje somos quarenta e dois todos participando, e a cooperativa esta aberta a receber sócios de toda nossa região, interessados podem falar com o Clair da Emater ou com o Alex Kologeski da Secretaria de Agricultura, dando nome e telefone, na Prefeitura de Sertão Santana. Ainda este ano atingiremos com certeza a marca de 100 associados“, finalizou dona Celita. 
Matéria: Jornal Regional de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário