Sertão Santana – No último sábado, 17 de Outubro, nas dependências do Esporte Clube Internacional, aconteceu uma homenagem aqueles que fizeram história nestes 53 anos da Escola Municipal Carlos Papke Sobrinho.
Como surgiu a escola nesta Comunidade?
Havia a necessidade de ter uma escola nesta comunidade, como não havia prédio oficial, as aulas eram ministradas ao lado do curtume local ou na casa da professora. Neste tempo, por volta de 1960, quem veio ministrar aulas nesta comunidade foi Dona Santa Bertodo que trabalhava na escola Osvaldo Cruz e que veio para esta comunidade a pedido de seu Albino Meyer. Trabalhando ao lado do curtume havia muitos alunos, então percebeu-se a necessidade de se fundar uma escola que fosse desta comunidade.
Conforme a Transcrição da Ata de Abertura e funcionamento da Escola, temos o seguinte:
Aos dez dias do mês de maio de 1962 foram abertas as aulas na escola Municipal localizada na Linha Exploração, construída pela prefeitura em convênio com a Secretaria de Educação e cultura do Rio Grande do Sul. O número de alunos matriculados foi de 28, sendo 13 masculinos e 15 femininos. Quem assinou a primeira ata foi a então professora MAIDY SANDER.
Com isso verifica-se que temos 53 anos de funcionamento nesta localidade, mas somente em 1976 temos o decreto de criação e o funcionamento legal só acontece em 1983 com portaria de autorização e funcionamento.
Na oportunidade homenageou-se àqueles que de alguma forma contribuíram para a existência deste ambiente de ensino ou encerraram sua vida escolar nesta escola.
Os homenageados foram: Hary Papke filho de Carlos Papke Sobrinho que é o Patrono desta escola, professora Maidy Sander, professora Santa Bertodo, professora Daysy Sander que trabalhou 27 anos nesta escola, professora Iara Pinzon que trabalhou 35 anos nesta escola, professora Maria Elena Deszuita, merendeira Orlanda Correa de Almeida, merendeira Sibila Murlik, merendeira Solene Pinzon, merendeira Izabel Beatriz de Souza.
A Solenidade contou com a participação do prefeito Municipal Sérgio Teifke, a coordenadora de Educação Dulce Maria Woiczkowski, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sertão Santana Andressa Birke e o Padre André.
A Escola Municipal Carlos Papke Sobrinho sente-se muito gratificada com as homenagens e participação dos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade local.
Lembramos que nossa Missão é:
“Ofertar educação de qualidade despertando nos alunos a capacidade de buscar novas perspectivas de vida para melhoria pessoal e do meio social que o envolve, tornando-se cidadãos com senso crítico e inovador”.
E a nossa visão:
“SER RECONHECIDO NO MUNICÍPIO PELAS MUDANÇAS ALCANÇADAS NA BUSCA DE AUTOESTIMA E VALORIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DO EDUCANDO.”
Diretora: Rosana Schultz Murlik
Matéria: http://clicr.com.br/53o-aniversario-da-escola-carlos-papke-sobrinho/