segunda-feira, 24 de maio de 2010

Capacitação de Agricultores para fornecimento da alimentação escolar em Sertão Santana

Ocorreu nos dias 11 e 18 de maio no Auditório da Prefeitura de Sertão Santana o Curso de Capacitação de Agricultores, com o objetivo principal de expor as formas de como os agricultores familiares podem se tornar fornecedores da alimentação escolar. Desde junho do ano passado com a aprovação da nova legislação que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE os municípios devem adquirir no mínimo 30% do recurso oriundo do FNDE em produtos da agricultura familiar.

Participaram do evento promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar - CECANE e o Programa de Desenvolvimento Rural, ambos da UFRGS, os Municípios de Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Cerro Grande do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana.

Os apoiadores na organização municipal da capacitação, Clair Junior de Oliveira Schäffer do Escritório Municipal da Ascar-Emater/RS e a Nutricionista Paula Leite Baldasso pela Secretaria Municipal da Educação, entendem que a mesma veio a fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado no município desde julho de 2009, quando o município passou a utilizar produtos da agricultura familiar nas escolas municipais. Hoje são adquiridos através de grupo informal composto por três fornecedores, agricultores familiares, os seguintes itens: aipim, alface, beterraba, brocólis, cebola, couve verde, pimentão verde, repolho verde, tempero verde, batata-doce e mel.

A capacitação contribuiu para integração dos municípios vizinhos e dos atores envolvidos, como os técnicos, nutricionistas, merendeiras, conselheiros do CAE e agricultores familiares.

Segundo Paula, o fornecimento de gêneros alimentícios para o PNAE, contribui para o aprimoramento da qualidade dessa alimentação, o resgate de hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento local sustentável, através de uma produção com maior diversidade e menor impacto ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário