sexta-feira, 28 de maio de 2010

6º Encontro dos Assessores de Comunicação Social das Prefeituras

O Dia da Imprensa, comemorado na última terça-feira, 01 de junho, foi marcado pelos assessores de Comunicação Social dos Municípios com a realização do 6º encontro estadual da categoria, no auditório da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do RS, em Porto Alegre. Uma das atrações do primeiro dia do evento foi a presença do jornalista e professor Manuel Carlos Chaparro que falou sobre a comunicação como ferramenta estratégica na administração municipal. Destacou que as assessorias de Comunicação são uma extensão dos veículos de imprensa e que as informações devem sempre ser prestadas com rapidez, clareza e veracidade.
- A notícia passou a ser a forma mais eficaz de os sujeitos sociais agirem e interagirem no mundo – disse Chaparro. Segundo ele, é preciso criar e consolidar uma cultura em que as razões da notícia, e não as da propaganda, orientem o trabalho e as escolhas. – Propaganda deve ser efeito, não objetivo – ressaltou.
Chaparro iniciou sua carreira de jornalista em Lisboa. No Brasil (para onde emigrou em 1961), foi repórter, editor e/ou articulista em vários jornais e revistas de grande circulação. Com reportagens individuais, por quatro vezes teve trabalhos premiados no Prêmio Esso de Jornalismo.
Ainda pela manhã, participaram o diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes, Renato Martins e a coordenadora do Grupo RBS online e do clic RBS, que falaram sobre as mídias sociais, destacando o twitter, orkut e facebook. A prevenção e gerenciamento de crises institucionais foi o tema tratado pelo diretor da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde, Paulo Burd; e pelo coordenador de Comunicação Social do gabinete do Prefeito de Porto Alegre, Giuliano Thadeu, com a mediação de Martha Becker, diretora da ABRACOM/Região Sul.

Solenidade de Abertura

A abertura oficial ocorreu no turno da tarde e contou com as presenças dos presidentes da FAMURS, Marcus Vinícius Vieira de Almeida; da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Torma; e das presidentes do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (CONRERP), Maria Amélia Cruz; e do CEASCOM, Genoveva Penz. Torma destacou o Dia da Imprensa, fixada pela Lei 9.831, elaborada pelo deputado federal Nelson Marchezan e que teve a sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 13 de setembro de 1999. O 1º de junho lembra o surgimento, em 1808, do jornal “Correio Braziliense”, editado em Londres por Hipólito José da Costa e que pregava a independência do Brasil do Reino de Portugal.
Nunes destacou a derrubada do veto da governadora, pela Assembléia Legislativa do Estado em 18 de maio, ao projeto de lei 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O veto foi derrubado por 35 votos, contra apenas três favoráveis à manutenção.
- É uma vitória histórica que mostra a disposição de luta da nossa categoria - comemorou Nunes, acrescentando que os deputados gaúchos disseram sim à educação no Brasil, ao contrário dos ministros do Supremo’.
O presidente do Sindicato elogiou o trabalho do CEASCOM e da ASCOM FAMURS na busca pela profissionalização dos assessores de Comunicação. Genoveva ressaltou a grande participação dos assessores no encontro, cerca de 100, e que a cada ano o evento vem se consolidando, assim como, a atuação do Conselho dos Assessores de Comunicação dos Municípios, vinculado à FAMURS.
O presidente da FAMURS foi homenageado pela equipe da Assessoria de Comunicação da entidade e pelo CEASCOM em razão do apoio que tem prestado ao trabalho dos assessores e por reconhecer a importância da comunicação, como uma área fundamental e estratégica para as administrações municipais.

Manual: Comunicação Estratégica: Construindo a Imagem da Administração Municipal
Ainda na solenidade de abertura, ocorreu o lançamento do Manual Comunicação Estratégica: Construindo a Imagem da Administração Municipal. Com 22 páginas, o livreto é dirigido às assessorias de comunicação dos Municípios e traz orientações e dicas aos profissionais que atuam nessa área.
– Esperamos que seja um livro de cabeceira dos assessores e que esta publicação venha ajudar a aprimorar o trabalho da comunicação municipal – disse a coordenadora da ASCOM, Sandra Domit.

CASES
A apresentação dos projetos implementados pelas assessorias de Comunicação das prefeituras foi outro atrativo do encontro. A primeira apresentação foi do Município de Maratá, que ficou em 1º lugar com o projeto Memórias de uma estação, da assessora Cristiane Scherer, e divulga os 100 anos da via férrea no Município. O Assessor de Imprensa, Vinicius Suriz foi mediador do painel apresentado pela a assessora Susana Goerck, de Eldorado do Sul que recebeu o 2º lugar do CEASCOM com apresentação do projeto, "Ouvidoria Institucional, uma ferramenta da comunicação pública".
Com o projeto Vigilantes Mirins, assessora Daiane Crestani, de Sananduva que ficou em 3º lugar, fez a última apresentação do case. Trata-se de uma parceria da Assessoria de Comunicação com a Secretaria de Saúde do Município para a realização de uma campanha visando a prevenção da saúde, trabalhando assuntos relacionados à vigilância sanitária. Também foram convidadas pelo CEASCOM para apresentar seu trabalho sobre excelência no atendimento ao cidadão coordenado pelas áreas de comunicação, as professoras da FABICO, Karla Muller e Vera Gerzson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário