segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sertão Santana participa da EXPOINTER com Preparo de Receita da Alimentação Escolar.

A Alimentação Escolar foi à temática apresentada, na EXPOINTER 2010, na Casa da Família Rural, no espaço Caminhos da Integração das Instituições EMATER/RS, UFRGS e FEPAGRO.
Sertão Santana participou nos dias 30 e 31 de agosto, preparando a receita da Cuca Rápida de Morango, pela merendeira do município Vera Regina Stropper de Oliveira, acompanhada pela Nutricionista Paula Leite Baldasso e do Técnico do Escritório Municipal da Emater/RS, Clair Junior de Oliveira Schäffer e do produtor fornecedor do morango na Alimentação Escolar, Rosenei Augusto Rocha.
Na oportunidade foram realizadas oficinas de divulgação para o público visitante e gravações para o Programa Rio Grande Rural, que irá ao ar em data a ser definida pela TVE e para o Programa Anonymus Gourmet, que foi exibido pela TVCOM e pelo Canal Rural. Ambos poderão ser conferidos, respectivamente, nos sites da Emater/RS, TVCOM e Canal Rural.
A aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar ou de suas organizações para as escolas tanto da rede municipal, quanto estadual, sem o processo licitatório, está amparada pela Lei 11.947 de 16 de julho de 2009, onde é obrigatória a aquisição de no mínimo 30% do total de recursos financeiros, repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Segundo o Técnico da Emater/RS, Clair Junior de Oliveira Schäffer, o programa vem se destacando por ser um importante canal de comercialização para os agricultores familiares, possibilitando uma maior diversificação e agregação de renda para as pequenas propriedades rurais. Também, tem como importância fundamental a qualificação da alimentação oferecida nas escolas e a motivação dos alunos no consumo de alimentação mais saudável.
Para a Nutricionista do município, Paula Leite Baldasso, conhecer a origem dos gêneros consumidos nas escolas municipais, garante a qualidade da alimentação fornecida aos alunos e aproxima a comunidade escolar dos produtores. A aquisição de produtos da agricultura familiar para a Alimentação Escolar permite respeitar a cultura local, preservando hábitos alimentares.
O Agricultor Familiar, Rosenei Augusto Rocha, representando o grupo informal dos fornecedores da Alimentação Escolar de Sertão Santana, afirma ser um importante canal de comercialização, e que as suas vendas tiveram um incremento superior a 50% com o fornecimento para a Alimentação Escolar, necessitando assim uma ampliação de área e produção para atender a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário