sexta-feira, 21 de agosto de 2015

COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA COSTA DOCE E PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÃO SANTANA



NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS MUNICÍPIOS DA COSTA DOCE

Os municípios da Costa Doce vêm por meio deste, prestar esclarecimentos à comunidade a respeito da situação de crise enfrentada atualmente por todo o País. 
Por conta de um erro do pacto federativo na distribuição dos recursos, quem tem a maior responsabilidade para com o cidadão é quem fica com a menor fatia dos recursos nacionais: o município.
É no município que se gera a riqueza do país, encaminhada à União e ao Estado, que ficam com as maiores porcentagens respectivamente, enquanto a municipalidade depende muitas vezes de recursos provenientes de emendas parlamentares vinculadas a conjunturas políticas.
A cada 100 reais produzidos pelo município, este, recebe apenas quatorze reais e cinquenta centavos de retorno, com os quais tem que prestar os principais serviços de saúde, educação, assistência social e apoio ao produtor.
Deste modo, queremos ressaltar o trabalho sério e comprometido realizado pela gestão municipal, que há muito tempo tem dado foco à economia e à busca de recursos para suprir a falta de repasses que deveriam ser feitos por parte da União e do Estado.
Devido a esta situação, cortes ainda mais duros e difíceis serão feitos e sentidos pela população, priorizando, é claro, os serviços essenciais.
Reiteramos a dedicação com que trabalhamos para criar alternativas apesar da forte crise. Esperamos também que a atuação conjunta dos municípios, ao reivindicar uma distribuição mais justa dos recursos, traga melhores perspectivas para todos os cidadãos através do fortalecimento dos municípios. 
Que todos tenhamos a capacidade de entender de quem é a responsabilidade pela atual situação, e mais do que encontrar culpados, unirmo-nos, sem “politicagem”, para minimizar os efeitos deste triste momento.
Dia 25 de agosto a partir das 9 horas da manhã, com concentração na esquina de Tapes, nossa região fará paralisação e movimento a favor de uma divisão melhor dos recursos, ou seja, a favor de um novo Pacto Federativo - mais justo!
Amaral Ferrador – Arambaré – Barra do Ribeiro - Camaquã – Cerro Grande do Sul – Chuvisca - Cristal - Dom Feliciano – Guaíba – Mariana Pimentel - Sentinela do Sul – Sertão Santana – Tapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário