segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Secretaria de Saúde realiza reunião para apresentar estratégias de enfrentamento à Gripe A


A Secretaria de Saúde de Sertão Santana realizou durante a semana passada nas escolas do município, reuniões com os pais, alunos, professores e profissionais da rede da saúde do município para apresentar as estratégias no sentido de enfrentar a Influenza A – H1N1 na cidade. “Todo o estado vive um momento crítico, mas estamos aqui reunidos para acalmar a população. Não há motivos para que as pessoas fiquem alarmadas”, ressaltou o Chefe da Vigilância Epidemiológica, Cândido Norberto da Silva.
O enfrentamento da Gripe A em Sertão Santana teve início no mês de junho, com o treinamento dos chefes das unidades de saúde e dos profissionais que prestam assistência direta aos pacientes, com a capacitação da equipe para atender aos possíveis casos da doença na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que, atualmente, a grande maioria das pessoas que pega a nova gripe tem sintomas leves e se recupera rapidamente. O procedimento adequado é, em casos suspeitos da doença, procurar atendimento do médico no Posto de Saúde ou Ambulatório Santa Ana, como já ocorre com pessoas que adoecem pela gripe comum. Todos os casos graves são encaminhados para os hospitais, para uma melhor avaliação e realização de alguns exames necessários. Devem-se ficar atentos para alguns sintomas como: febre acima de 38 graus, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta e dor nas articulações, que podem indicar um diferencial importante nas avaliações médicas. Dessa forma, será garantido atendimento ágil e adequado a todos e, principalmente, aos que mais necessitam. Por orientação do Ministério da Saúde, são submetidos a testes do vírus somente pacientes que apresentem sintomas graves de contaminação pela síndrome gripal e internados. São indicados para internação apenas os casos mais graves, que tenham complicações graves. A administração de remédios somente se dará com orientação médica e em casos graves. Além disso, a medicação só é liberada pelo próprio Ministério. O município possui essa medicação no Ambulatório Santa Ana e na Secretaria Municipal da Saúde.
Medidas de Prevenção
Alguns cuidados básicos podem ser tomados para prevenir a Gripe A. São medidas simples que também funcionam para a prevenção de outras infecções:
- Lavar as mãos com água e sabão, depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca ou nariz;
- Evitar colocar a mão nos olhos, nariz ou boca após ter tocado em superfícies como maçanetas, interruptores etc...
-Usar sempre lenço de papel descartável;
- Proteger, com lenço descartável, a boca e o nariz ao tossir ou espirrar para evitar a disseminação de secreções respiratórias
-Evitar aglomerações e lugares fechados;
- Não compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal;
-Manter os ambientes ventilados;
- Cuidar para que o ambiente doméstico ou de trabalho fique sempre arejado e receba a luz solar, pois isso ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
- Praticar hábitos saudáveis, ter uma alimentação balanceada, ingerir bastante líquido e praticar atividades físicas;
- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde informa também, que todos os alunos, professores e funcionários das escolas, que estiverem gripados, devem permanecer afastados por um período mínimo de três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário