quarta-feira, 3 de março de 2010

MUNICÍPIO DE SERTÃO SANTANA PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE:

A Secretaria Municipal da Saúde juntamente com a Brigada Militar e a Escola Estadual Comendador Eduardo Secco, promoveram no último dia (25) de fevereiro, um "pedágio informativo", com distribuição de material sobre a DENGUE, DSTs, INFLUENZA A e folhetos com informações sobre outras doenças e com dicas de saúde. A campanha preventiva ocorreu enfrente a escola estadual no centro do município e contou com a participação de alunos, funcionários da secretaria de saúde e brigada militar o material foi distribuído para pedestres e condutores de veículos que passavam pelo local.

Conforme os organizadores do evento, é muito importante que a população em geral, para que seja informada sobre a forma de prevenção de várias doenças existentes, principalmente a DENGUE e A INFLUENZA "A", duas das mais importantes doenças que assolam o país neste momento.

Com o aumento de casos de Dengue, no Rio Grande do Sul, principalmente no noroeste do Estado, é muito importante que sejam criadas estratégias de combate ao mosquito da Dengue o Aedes aegypti. A iniciativa faz parte de uma série de ações que será realizada pelo município, mesmo que o vírus não esteja circulando em nossa região. Com o grande fluxo de pacientes do município, que se deslocam para a capital, a Vigilância Epidemiológica Municipal esta atenta, por que já foram contaminados, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, somente na cidade de Ijui, cerca de 300 pessoas aguardam os resultados e em todo o estado, existem em torno de 55 municípios com infestação do mosquito transmissor da Dengue.

Uma das iniciativas é a intensificação de visitas aos pontos estratégicos "PEs" existentes dentro do município e das armadilhas colocadas pela Vigilância Ambiental local, onde são feito as coletas das larvas do mosquito transmissor da Dengue e enviadas para o laboratório central do estado para a realização das análises. Segundo “o Coordenador e Responsável pela Dengue no município, Cândido Norberto da Silva,” até agora não foram encontradas nenhuma larva do Aedes aegypti, mas é importante que continuemos atentos, e que a população esteja bem informada, e que sejam parceiros na prevenção e combate a dengue".

Pessoas que sentirem os seguintes sintomas: Febre alta e sensação de fraqueza; dor nos olhos e dor de cabeça; dor nas juntas e nos músculos; manchas avermelhadas pelo corpo; falta de apetite; em alguns casos pode ocorrer sangramentos de nariz e gengivas, que procurem o posto de saúde ou ambulatório, para que sejam atendidas. Mas também salienta o coordenador que é preciso ter calma e cautela, para que não seja confundido esses sinais e sintomas, com os sinais e sintomas da Influenza "A", que são: febre acima de 37,5ºC, tosse, dor de garganta e dor no corpo, diarréias e vômitos".

Ainda segundo o coordenador "vai haver uma campanha de vacinação contra a Influenza "A" a partir de março, onde será seguindo um calendário de vacinação, com populações especificas, e que as pessoas continuem com alguns cuidados simples como:lavar bem as mãos antes das refeições e antes de tocar nos olhos, boca e nariz; use lenço ao tossir ou espirrar; evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados; não compartilhe copos, pratos e talheres entre outros cuidados."

Também vale lembrar que a Influenza "A" ataca mais nos meses de inverno, já a Dengue é uma doença mais de meses quentes, mas que o mosquito da dengue ao colocar os ovos, os mesmos podem permanecerem até 400 dias, nos locais aonde foram colocados. Vale lembrar algumas dicas de prevenção: não guarde pneus velhos; feche caixas de água, tonéis e latões; trate a água da piscina com cloro, limpe com escovação os bebedouros de animais; não acumule água nos pratos dos vasos de plantas, encha-os com areia; coloque embalagens de vidro, latas e plástico em lixeira bem fechada; guarde garrafas vazias com o gargalo pra baixo; mantenha desentupidos os ralos canos, calhas, toldos e marquises, entre outros cuidados.

Neste mesmo dia, o secretário municipal de saúde Vladimir da Rocha, esteve reunido com a Coordenação Estadual de Saúde, para discutir algumas ações e estratégias, que serão adotadas pelos municípios.

A Secretaria Municipal da Saúde através do Srº Vladimir da Rocha e do coordenador da dengue Cândido da Silva, vem agradecer a colaboração da valorosa brigada militar, pelo apoio durante a realização dessa ação, e os diretores e alunos da Escola Estadual Eduardo Secco, pela parceria na realização da mesma ação de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário