sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto de Produção de Uva de Sertão Santana se torna uma realidade

O Município de Sertão Santana começa a colher os primeiros resultados de um projeto de diversificação de culturas que fora implantado no ano de 2004, através de uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SENAR e SEBRAE.

Aproximadamente contando com 25 hectares de parreirais no município, sendo que parte deste já se encontra em produção e a outra parte começa a dar seus primeiros frutos para a próxima safra.

Segundo a Veterinária do município Sra. Rosa Maria, os produtores vem se aprimorando cada vez mais para que as metas sejam alcançadas, e nos diz o seguinte:

Rosa: pelo grande interesse e profissionalismo que nossos produtores vêm demonstrando frente ao Programa de Viticultura implantado pela Prefeitura Municipal de Sertão Santana, acredito no grande potencial de se tornar uma valorosa alternativa de diversificação de produção e obtenção de renda dentro da exploração agrícola municipal; e que em curto espaço de tempo, nossos parreirais mudarão o cenário regional e consequentemente influenciarão diretamente para uma melhor qualidade de vida aos nossos produtores.

Segundo o Técnico em Agropecuária do Escritório da ASCAR Emater/RS Sertão Santana, Clair Júnior de Oliveira Schaffer, o Programa Municipal de Incentivo a Viticultura, vem a contemplar uma das principais demandas dos agricultores que é a diversificação das propriedades rurais, visando a sustentabilidade e agregação de renda para as famílias envolvidas. A atual safra já apresenta os primeiros resultados do trabalho desenvolvido em conjunto pela Prefeitura com as Instituições Parceiras, no que se refere a aumento de área cultivada, aplicação de novas tecnologias, aumento de produtividade e melhorias na qualidade da produção, mesmo considerando um ano atípico de clima desfavorável pelo excesso de chuva ocorrido durante o período vegetativo, principalmente na frutificação e maturação.

Cabe ressaltar que os produtores organizados em Associação (APRUSS – Associação de Produtores de Uva de Sertão Santana), obtiveram um excelente resultado pelo empenho e dedicação, não apenas na qualificação da produção, mas na oferta de sub-produtos, vinho colonial e suco integral de boa qualidade.

Segundo o parecer dado pelo Gestor de Agronegócios do SEBRAE /RS Juliano Wiener Bolzoni, o primeiro ano de produção do suco de uva da APRUSS, veio consagrar um trabalho iniciado em 2006 com o inicio de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Sertão Santana e SEBRAE.

No inicio, foram varias ações para capacitar os produtores na implantação dos parreirais e validar a viabilidade econômica desta que seria uma nova alternativa de produção para o município.

Ao longo destes 3 anos de trabalho, foram realizadas diversas ações como missões, cursos, palestras, dias de campo e consultorias que hoje quando temos o primeiro ano de produção ficamos felizes do resultado obtido pelos produtores o que demonstra a efetividade de parcerias como esta realizada entre a Prefeitura de Sertão Santana e o SEBRAE.

De acordo com o Técnico Agrícola da Prefeitura e coordenador do projeto de vitivinicultura, Alex Kologeski, os produtores de uva de Sertão Santana vêm buscando cada vez mais seu espaço dentro do comércio regional, participando de importantes feiras agropecuárias nos Municípios da Região Centro-Sul e demais regiões do Estado do Rio Grande do Sul, ganhando importante prestigio e reconhecimento dentro do meio agrícola. Segundo Alex existe uma programação para o ano de 2010 dentro do Projeto de Viticultura de Sertão Santana, e nos diz o seguinte:

Alex: Já no mês de janeiro deste ano, participamos com um estande dentro da programação da Festa da Uva de Barão do Triunfo, vendendo suco de uva e divulgando nossos produtos; teremos uma importante participação no Parque da Expoagro Afubra em Rio Pardo, nos dias 03 e 04 de março de 2010, onde estaremos presentes com um estande de suco de uva e derivados;

Recentemente, estivemos reunidos com o Presidente da OCERGS Virgilio Perius, que colocou a entidade a disposição de nosso município, auxiliando na constituição de nossa Cooperativa, dentro das formas de administrar a comercializar o suco de uva produzido em nosso município.

Durante o ano de 2010, vamos estender o projeto para novos produtores que desejam ingressar nas atividades que já estão programadas, como para o mês de maio deste ano, teremos um curso de Produção de uva que será ministrado pelo SENAR.

A Prefeitura de Sertão Santana, também vem investindo em assistência técnica aos produtores, colocando a disposição um técnico que vem acompanhando o desenvolvimento dos parreirais periodicamente.

Nesta última safra foram contratados os serviços de um Enólogo, para orientar a produção de suco de uva nas propriedades.

Alex Para finalizar teria algo mais que gostaria de salientar?

 Alex: “Implantar uma nova atividade de produção nas propriedades rurais não é nada fácil... pois estamos há cinco anos trabalhando e agora, começa a se colher os primeiros resultados.

Ainda mais que na nossa situação não existe uma empresa integradora como a indústria do fumo e do arroz, que impulsionam estas atividades fazendo com que os resultados cheguem mais rápidos.

Mas por outro lado, temos outros pontos positivos para o desenvolvimento do nosso projeto, um deles é o interesse dos produtores pela diversificação, principal passo que tem nos proporcionado chegar tão longe;

Outro ponto de suma importância é a participação e os recursos que a Prefeitura Municipal de Sertão Santana vem aplicando no projeto; também como o apoio de outras entidades como a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que são peças fundamentais no êxito destas metas alcançadas, para que ao longo do tempo, a vitivinicultura possa se tornar uma nova alternativa de renda nas propriedades rurais de nosso município e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário