sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sertão Santana - Município aguarda bom público no 21º Festival Terno de Reis

O Município de Sertão Santana espera receber presença de centenas de pessoas durante a realização da 21ª edição do Festival de Terno de Reis, o tradicional evento ocorrerá na noite da próxima sexta-feira, 10 de janeiro, a partir das 21 horas, e assim como no ano passado o festival acontecerá no Pavilhão de Eventos da Comunidade IECLB (Pavilhão da Festa da Primavera), em frente ao CTG Tio Raymundo. Promovido pela Administração Municipal através de sua Secretaria Municipal da Educação, Desporto e Cultura, e este ano o evento terá como parceiros a Liga das Gincanas e a Comunidade IECLB.
O XXI Festival de Terno de Reis terá entrada gratuita e deverá contar com a participação de Grupos de Terno de Reis da região, sendo do município de Sertão Santana e de diversos municípios vizinhos como: Guaíba, Mariana Pimentel, Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul e Dom Feliciano, o público presente poderá desfrutar-se também de um ótimo serviço de copa e cozinha.   
História do Terno de Reis:
A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural. O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegando a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. 
Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante os meses de novembro e dezembro, até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. 
A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado. 
A história - No ano de 376, o papa Júlio I determinou a data de 25 de dezembro como o Nascimento de Jesus Cristo. Na Roma pagã, o dia 06 de janeiro era dedicado à celebração do tríplice triunfo de Augusto César. 
Assim, a festa dedicada aos três Reis Magos, que tem origem na Europa, como festa religiosa que celebra a manifestação da divindade de Cristo, corresponde ao “dia da adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus”, substituindo posteriormente a comemoração pagã. 

Já no final de novembro começam os folguedos, que se intensificam em dezembro e vão até 06 de janeiro. Os fiéis ensaiados e com indumentárias alegóricas representando os Reis Magos, saem de porta em porta, cantando e contando a história da visita dos três reis. Os portugueses, que com o descobrimento, trouxeram para o Brasil e parte do nosso litoral a tradição do Terno de reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário