quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sertão Santana sedia pela primeira vez uma etapa regional do JERGS na categoria futsal masculino juvenil





Butiá vence a etapa regional da 12ª CRE na categoria futsal juvenil masculino
Na última quarta-feira, 13 de agosto, o Município de Sertão Santana recebeu pela primeira vez em sua história, mais de 200 visitantes entre alunos e professores em uma das etapas regionais do JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), na categoria juvenil masculino de futsal.
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul este ano completa 44 anos, caracterizando-se como o maior evento colaborador no desenvolvimento do esporte educacional gaúcho e terceiro maior em âmbito nacional. E têm por finalidade estimular a prática esportiva nas escolas públicas da rede federal, estadual e municipal de ensino, e principalmente mobilizar a comunidade escolar em prol dos esportes.
O Departamento de Esportes atendendo ao pedido da 12ª CRE colocou a disposição as quadras do Ruy Ramos e do Ginásio de Esportes do Centro. Participaram desta fase disputada em Sertão Santana os municípios de: Arroio dos Ratos, Dom Feliciano, Charqueadas, Camaquã, Eldorado do Sul, Arambaré, Chuvisca, Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Minas do Leão, Cerro Grande do Sul, General Câmara, Tapes, São Jerônimo, Guaíba e Butiá.
Os jogos foram realizados em dois Ginásios, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Ruy Ramos localizado na Comunidade Ruy Ramos e no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Comendador Eduardo Secco localizado no centro da cidade.
A execução dos JERGS visa fomentar nos alunos da rede pública escolar a prática do esporte educacional, reforçando sua cidadania, direcionando-os à construção de um mundo melhor, livre de quaisquer tipos de discriminação, através da compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas.
Os JERGS são realizados nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Xadrez, Orientação nas categorias feminino e masculino.
Sertão Santana sempre teve forte participação no jogos, mas faz dois anos que não participa do JERGS, mas quem sabe ano que vêm as escolas se mobilizem e entram para participar falou a Assessora Pedagógica da 12ª CRE – Leci Dornelles Correia,   mostrando o grande potencial esportivo que os jovens do município tem, não foram poucas as vezes que alunos das escolas do município trouxeram medalhas e representaram o nome da cidade em competições de nível estadual, ano que vem certamente irão se mobilizar, finalizou.
Os JERGS constituem o maior evento esportivo do Estado, mobilizando milhares de pessoas, nas quatro fases de competição, municipal, regional, inter-regional e final. 
Sendo que os jogos são divididos em três categorias: mirim, infantil e juvenil. Os Jogos são promovidos pela Seduc e executados CREs com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares.
Os jogos escolares tem como objetivo incentivar a prática do esporte, contextualizando-o como meio de educação, como motivar a prática esportiva aos estudantes da rede pública de ensino, e assim contribuir para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte, promovendo a melhor utilização do tempo livre do educando, sendo incentivado a integração entre a escola e a comunidade escolar, reforçando o espírito de grupo entre os participantes, podendo assim proporcionar novas vivências, inclusive em competições nacionais, sem esquecer que em competições assim pode-se identificar novos talentos esportivos.

Para o Diretor de Esportes da Prefeitura – Vinicius Suriz, um dos responsáveis pela vida dos JERGS para o município, o objetivo principal é manter os jovens no caminho certo. " Unir os jovens em prol do esporte, sendo que estes enquanto estiverem dentro das modalidades não tomarão caminhos errados. Desta forma os JERGS são a união dos jovens do nosso município com as outras cidades, e Sertão Santana mostrou-se apto a receber uma competição com tamanha importância para o Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário