quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tradicional Festa de Santa Ana em Sertão Santana e 41ª Romaria Motorizada é realizada com grande sucesso





Após uma intensa chuva ocorrida na sexta-feira e no último sábado, o domingo 03 de agosto foi um dia abençoado com um lindo céu azul dando animo e disposição aos muitos visitantes para apreciarem uma bonita e organizada festa, que ocorreu no Parque Cristo Rei no município de Sertão Santana.
Imagem viaja por cinco comunidades 
Em conversa com Padre André ele explica que o fato de todos os anos a Santa viajar de uma comunidade para outra foi para se criar mais a idéia de Paróquia, “antigamente se dizia, vou lá na paróquia  na igreja matriz, e na verdade paróquia é toda a extensão territorial, Santa Ana é padroeira da paróquia e não da igreja matriz, por isso realizamos todo o ano a festa aqui da Matriz conhecida como Cristo Rei, para deixar a festa de Santa Ana como festa da paróquia” explicou Padre André.
A festa da paróquia é constituída por cinco comunidades, as quais vão fazendo rodízio a cada ano com a imagem da Santa, o ano que vem a imagem da Santa deverá ir para comunidade de Vitorino, no ano seguinte será a vez da comunidade de Pirapó, desta localidade a imagem será levada no próximo ano para Douradilho, de Douradilho a imagem seguirá para comunidade de Emboaba Gelinski, no ano posterior para a comunidade de Pangaré e em 2019 quando fechará cinco anos fechando um ciclo iniciando outro na comunidade Cristo Rei.
Padré André agradeceu as cinco comunidades que se esmeram em receber a imagem e também em levar de uma comunidade para outra, desejando a cada ano aumentar mais esta devoção.
Um pouco da história da imagem
A imagem veio do Sul da frança a 119 anos atrás, e esteve durante 25 anos na capelinha a primeira igreja construída em Sertão Santana,  ela foi deixada por imigrantes. Já em 1895 foi feita a benção da primeira igreja e a imagem de Santa Ana estava lá, em 1920, já estava construída a primeira parte da igreja matriz, em 2020 completará cem anos que a mesma imagem esta ali. “São gerações diferentes e a devoção a mesma que nós devemos fazer crescer, crescer de todas as maneiras” finalizou Padre André.
Festa
Após a missa realizada na comunidade de Pangaré, a imagem da Santa Ana conduzido pelos fiéis fez frente a uma bonita romaria a 41ª edição, onde muitos carros foram se juntando no decorrer do percurso, fazendo uma breve para em frente a Prefeitura. A imagem chegou à igreja matriz por volta das 10h onde foi conduzida para o interior da igreja, e iniciado a missa.
Já no parque Cristo Rei tudo pronto para receber os visitantes, as 11h30min já foi iniciado o almoço com uma grande variedade de carnes, churrasco, moído, carne de porco e galeto além é claro de vários tipos de saladas para agradar a todos os gostos, o clima quente entusiasmou o bom publico para apreciar uma boa bebida gelada, no local também estavam a venda números da rifa valendo uma moto 0km entre outros brindes, já durante a tarde além de uma boa conversa com amigos o público pode se divertir na tradicional roleta e assim levar um brinde para casa, também tinha trabalho de artesanato onde muitas pessoas aproveitaram para levar algo de recordação, revenda de carros entre outros atrativos da festa. E para animar o bom público à animação da Banda Try Legal que com vários ritmos embalou a todos.
Avaliações
Incansavelmente o coordenador da comunidade matriz Enio Mücke agradecia a presença maciça do público na festa e evidenciava a união de esforço da comunidade na organização da programação, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal de Sertão Santana, a Brigada Militar que esteve presente, as comunidades que não mediram esforços angariando doações, ofertas. Destacou que apesar dos dias que antecederam o domingo tem sido chuvosos, todos acreditaram e ninguém desanimou, sendo recompensado pelo maravilhoso domingo de sol. E já deixou lançado o próximo convite que será dia 23 de Novembro com uma das maiores festas de Sertão Santana a festa de Cristo Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário