quarta-feira, 15 de julho de 2015

AGRICULTORES DE SERTÃO SANTANA PARTICIPAM DE EXCURSÃO


Na terça-feira, no dia 30 de junho, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Sertão Santana realizou uma excursão com 40 agricultores familiares participantes da Chamada Pública de Diversificação de Atividades nas Áreas de Cultivo de Tabaco, na Embrapa Clima Temperado, no município de Pelotas/RS. 
A visita técnica teve como foco a Avicultura Colonial, com o intuito de demonstrar que esta é uma das alternativas para a diversificação das atividades rurais, na qual pode gerar o aumento de renda dos agricultores. 
Na parte da manhã, os agricultores foram recepcionados na sede da Embrapa pelo pesquisador João Pedro Zabaleta e pela estagiária Lilian Kurz que lhes apresentaram o Programa de Avicultura Colonial. Conforme o pesquisador Zabaleta, o objetivo do Programa é proporcionar o aumento na produção de carne e ovos, com técnicas mais simples. À tarde, no município de Morro Redondo, também foi realizada uma visita a uma produtora que tem obtido renda com a comercialização de ovos. 
Na ocasião, ainda foram realizadas visitas às áreas de produção da Escola Técnica de Canguçu, onde os agricultores tiveram oportunidade de participar de oficinas práticas de fabricação de ração, manejo de luz e construção de bebedouros tipo niple. Além disso, conheceram a Classificadora de ovos coloniais existente na Escola Técnica. 
Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar, Clarissa de Quadros, a visita técnica com foco na avicultura colonial, vem atender uma das demandas levantadas junto às famílias beneficiárias da Chamada Pública de Diversificação de Tabaco. Além disso, a atividade oferece a oportunidade aos agricultores de conhecerem e se qualificarem em novas alternativas que gerem renda a propriedade, melhoria na qualidade de vida e manutenção das famílias no meio rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário