terça-feira, 21 de julho de 2015

Sertão Santana realiza IV Conferencia Municipal de Saúde


No último dia 15, Sertão Santana realizou a 4ª Conferência de Saúde – Etapa Municipal, onde foram discutidos os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Sob a tutela do Conselho Municipal da Saúde, o evento oportunizou o debate das carências, dificuldades e acessos  ao Sistema Único de Saúde.
Conforme o  Secretário Lindoberto Pontes a decisão do Conselho Municipal da Saúde em propor assuntos de interesse local tornará a Conferência mais produtiva e realista, expondo as fragilidades e as potencialidades do Sistema de Saúde. Com a Presença do Prefeito Municipal Sergio Teifke, Vice Prefeito Ivano Naibert, Presidente da Câmara Vereadora Andressa Bircke, Presidente do Conselho Municipal da Saúde Flavio Koch foi realizada a solenidade de abertura do evento.


Logo após a Prefeita do Município de Cristal, Fábia Richter, convidada ao evento, fez sua palestra com o tema “Os Municípios e o SUS” onde de forma muito objetiva ressaltou a dificuldade que os municípios enfrentam diante da insuficiente oferta de serviços oferecidos pelo Estado e União, o que obriga os municípios a despender recursos além de sua capacidade financeira, na tentativa de oferecer o mínimo de que as comunidades necessitam. Ressaltou, ainda, a necessidade de as pessoas adquirirem bons hábitos de prevenção às doenças como alimentação saudável, prática de exercícios e principalmente buscar bom relacionamento com as pessoas. Muito aplaudida a Prefeita Fabia agradeceu o convite e se disse muito satisfeita com a recepção da comunidade sertanense para com ela.
A seguir foi a vez dos servidores da Secretaria de Saúde, responsáveis pelos diferentes setores, fazerem relatos referentes aos serviços oferecidos: MARCAÇÃO DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS, FARMÁCIA BÁSICA, UNIDADE BÁSICA DA SAÚDE, SAÚDE MENTAL, HIPERDIA, ACADEMIA DA SAÚDE  foram temas para discussão e sugestões para aprimoramento do Sistema de Saúde.

No final da tarde, além da eleição dos Delegados, foral elencadas as três principais deficiências a serem  levadas aos gestores do Sistema: Transporte Circular, Efetivação de Consultas e Exames e Assistência Farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário