quarta-feira, 16 de junho de 2010

1ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE SERTÃO SANTANA

O município de Sertão Santana realizou durante os dias 07, 08, 09 e 10 de junho, a 1ª Semana do Meio Ambiente. O evento foi um sucesso, sendo coordenada pelo Departamento de Meio Ambiente.

No dia 07 de junho foi realizada a coleta de pneus inservíveis nas borracharias e oficinas do município, onde foram coletados em torno de 100 pneus, que foram destinados ao Ecoponto localizado na Dobrada.
O teatro Luz e Cena que estava programado para o dia 08 de junho foi transferido para o dia 15 de junho, com duas apresentações, as 10 e às 14 horas, no Sport Club Esperança. Será apresentada a peça “A história de todas as coisas”, que propõe uma reflexão sobre cidadania, sobre nosso papel na construção de um planeta melhor.
No dia 09 de junho foram realizadas duas palestras sobre resíduos sólidos (lixo), no Sport Club Esperança, as 14 e as 20 horas, tendo boa participação, principalmente de alunos do 2º grau da Escola Comendador Eduardo Secco, mais de 150 pessoas participaram do evento. O palestrante João Alberto Meyer, Diretor de Meio Ambiente de Sertão Santana, fez uma descrição geral dos resíduos sólidos, destinação final, cuidados e a realidade do município nesta área.
No mesmo dia 09 de junho foi feito o lançamento oficial do Plano Diretor, Leis Complementares 001, 002, 003, 004 e 005/2009. Durante o ato foi feita uma explanação breve sobre as cinco leis que formam o Plano diretor e a sua importância para o desenvolvimento do município, fornecendo a administração, diretrizes e objetivos. Após a explanação o Prefeito Sergio Teifke entregou exemplares dos 5 livros a autoridades presentes.
O Plano Diretor é composto pelas seguintes leis: Lei Complementar 001/2009 – Código de Posturas; Lei Complementar 002/2009 – Código de Edificações; Lei Complementar 003/2009 – Plano Diretor; Lei Complementar 004/2009 – Parcelamento do Solo Urbano; Lei Complementar 005/2009 – Plano de Desenvolvimento Físico Urbano (PDFU).
No dia 10 de junho, através do Projeto Propriedade Limpa, Meio Ambiente Preservado, Produto de Qualidade, organizado pelo Departamento de Meio Ambiente e Ascar-Emater/RS, com apoio das empresas Wambass Transportes Ltda e Universal Laft Tabacos, foi realizada a coleta de lixo em forma de mutirão, na Linha Arthur Villela.
Com a participação de aproximadamente 50 famílias, foram coletadas 12 toneladas de resíduos sólidos (lixo seco), principalmente plásticos, canos de estufa, fogões, ferragens, entre outros, também foram coletados separadamente 35 pneus inservíveis.
Importante salientar que este projeto visa coletar aqueles resíduos que habitualmente não são encaminhados na coleta regular, a comunidade local está de parabéns pelo comprometimento no projeto e pela conscientização na preservação do meio ambiente.
Segundo o Departamento de Meio Ambiente e Ascar-Emater/RS, a proposta é dar continuidade ao Projeto Propriedade Limpa, beneficiando as demais localidades do município e conscientizando da importância da preservação do meio ambiente.
A Prefeitura, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, agradece a empresa Wambass por disponibilizar os funcionários e um caminhão especial para a coleta do Projeto Propriedade Limpa, ao Esporte Clube Esperança pela sedência do espaço para a realização das palestras, lançamento do Plano Diretor e teatro Luz e Cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário