quinta-feira, 29 de julho de 2010

Desafio Cerros da Costa Doce

Será realizado nos dias 28 e 29 de agosto na cidade de Sertão Santana o evento esportivo e turístico "Desafio Cerros da Costa Doce". Este evento possui o objetivo de divulgar as diversas belezas naturais (Cachoeiras, Matas Nativas, Cerros, Fauna e Flora) de Sertão Santana aos esportistas de Corrida de Aventura das mais diversas regiões do Estado.
O Desafio Cerros da Costa Doce é um evento esportivo na modalidade esportiva de Corrida de Aventura, na qual os seus praticantes em duplas e quartetos deverão correr, pedalar e nadar pela área urbana e rural de Sertão Santana se orientando através somente de um mapa do município.
O Desafio Cerros da Costa Doce terá a sua largada no dia 29/08 às 07h00min na Praça Central da cidade, onde seus participantes são divididos em 03 categorias:
- Categoria PRÓ (Corrida - Ciclismo - Natação - Orientação): Destinada para atletas experientes, nesta categoria seus participantes irão percorrer 60 Km;
- Categoria AVENTURA (Corrida - Ciclismo - Orientação): Destinada para atletas semi-experientes e que já tenham participado de mais provas, nesta categoria seus participantes irão percorrer 49 Km;
- Categoria ESTREANTES (Corrida - Ciclismo - Orientação): Destinada para atletas que nunca tenham participado de uma Corrida de Aventura, nesta categoria seus participantes irão percorrer 20 Km;
O trajeto do Desafio Cerros da Costa Doce irá percorrer as diversas localidades da área rural do município: Linha Doutor Flores; Linha José Evaristo; Linha Rosina; Dobrada; Linha Arthur Vilela;Linha Alfredo Silveira; Linha Fernando Abott e Emboaba.
Para fins de estimular a participação e a difusão da prática de esportes ao ar livre e de aventura na região e em especial a comunidade de Sertão Santana, a Prefeitura Municipal de Sertão Santana promotora do evento está oferecendo inscrições gratuitas (Categorias Aventura e Estreantes) para todos os interessados das cidades da Região Turística Costa Doce ( Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Tapes, Cristal, Amaral Ferrador, Arambaré, Dom Feliciano, Chuvisca, Guaíba, Camaquã, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Pedras Altas, Chui, Piratini, Capão do Leão e Morro Redondo, estendendo também para o município vizinho Barão do Triunfo.
Informações e Inscrições: www.vitaesportes.com.br, ou (51) 3495-1066 c/ João - (51) 91673606 Luís Leandro

Promoção: Prefeitura Municipal de Sertão Santana / Secretaria de Turismo
Apoio: SEBRAE

terça-feira, 27 de julho de 2010

Município de Sertão Santana celebra 94ª Festa do Colono e Motorista

No último domingo dia (25), um belíssimo desfile com tratores e cavalarianos abriu festividades alusivas da 94ª Edição da Festa do Colono e Motorista de Sertão Santana.
O evento foi uma promoção da IECLB Comunidade Martin Luther de Dobrada e teve apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura e Emater/Ascar – RS. Os participantes desfilaram por algumas ruas do município e dirigiram-se até o local da festa no Grêmio Esportivo XV de Novembro em Dobrada, onde há comunidade em geral os aguardavam para homenageá-los e recepciona-los. Após a benção da Pastora Janaína Weigand Stahlhofer, a Emater/Ascar-RS juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura promoveram há entrega de placas de reconhecimento aos colaboradores e associações de agricultores que fazem da agricultura um trabalho digno de reconhecimento. Presente também o prefeito municipal Sérgio Teifke que falou, “Este evento foi muito importante para a inovação e embelezamento dessa cultura e esperamos que não morra aqui e que a cada ano fique ainda mais bonito, pois se a colônia vai bem, todo resto também vai”, afirmou Sérgio.

Ao meio-dia foi servido saboroso buffet com churrasco, carne de porco, galeto e tradicional carne moída. Durante a tarde a Banda Típica Integrasom Teifke animou a centenas de pessoas que prestigiaram este maravilhoso evento, a comunidade demonstrou muita satisfação com as comemorações, este era um evento relativamente pequeno e a administração juntamente com a comunidade de Dobrada reformulou estas ações, valorizando o setor primário que são os colonos e motoristas, convocando-les a participarem e hoje vimos com satisfação essa grande adesão..
A festa ainda teve inúmeras atrações durante o dia, como feira de produtos colônias, exposição de implementos agrícolas, vendas de orquídeas, tradicional roleta e muito chopp a todos presentes. Rainha e Princesas estiveram presente dando muita alegria aos visitantes conquistando a todos com muita simpatia e elegância. Com uma programação bem rica. Comunidade e visitantes elogiaram o evento que foi muito bem organizado para agradar a todos.

Bradesco inaugura Banco Postal em Sertão Santana

Na última quarta-feira (21), o prefeito em exercício Ivano Olavo Naibert participou da solenidade de inauguração do Banco Postal do Bradesco de Sertão Santana, na Agência de Correios do município ao lado da Praça Central. Funcionando em horário diferente dos bancos tradicionais, por conta dos serviços dos Correios, o Banco Postal possibilita que qualquer pessoa possa abrir uma conta bancária, realizar empréstimos, depósitos, pagamentos de luz, água, telefone e o pagamento toda espécie de títulos bancários, até seu vencimento. Segundo o Responsável pelo Banco Postal de Sertão Santana – Roberto Barbosa, “O grande conceito do B.P é promover a ‘inclusão bancária’, com tarifas mais baixas.
O prefeito Ivano - destacou as vantagens quanto à implantação de mais este serviço no município, como sendo fonte de novas oportunidades de crescimento tanto às empresas locais quanto às instituições financeiras. Para abrir uma conta corrente no Banco Postal em Sertão Santana são necessários os seguintes documentos: cópia da identidade, CPF, e comprovante de residência (em nome do titular da conta). Para empréstimos, é preciso ter em mãos, além dos documentos já citados, o comprovante de rendimentos. Quanto à renda, não há um valor mínimo, porém será analisado pela gerência. O Posto de Atendimento em Sertão Santana funciona junto à agência dos Correios, na Rua 24 de março Nº 2015, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Telefone de contato: 51-3495-1487.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tarde de Campo sobre Pomar Doméstico

Sertão Santana


A Ascar-Emater/RS com apoio da Prefeitura Municipal de Sertão Santana, Stihl e Loja Agroteifke promoveram no dia 15 de julho uma Tarde de Campo na propriedade do Agricultor Familiar Luiz Carlos Laux. O agricultor mora na localidade de Dobrada, e o evento teve o objetivo de destacar a importância do pomar doméstico na segurança alimentar e na diversificação das propriedades, bem como, foram apresentadas técnicas voltadas para a produção orgânica e sustentável, com foco em um alimento mais sadio.
Os trabalhos foram divididos em estações, sendo que na primeira o proprietário realizou uma apresentação da propriedade, destacando a opção pela fruticultura, uva e pêssego, na diversificação da propriedade, bem como suas expectativas futuras. Também, nesta estação se mostrou a importância do pomar doméstico na segurança alimentar e como uma possibilidade de agregação de renda com vendas do excedente, principalmente para o mercado institucional.
Na segunda estação foram destacados aspectos importantes na implantação do pomar, como planejamento antecipado, utilização de mudas de qualidade e equilíbrio nutricional, com estruturação e correção do solo. A terceira estação foi dividida em três momentos, apresentando as técnicas de produção com foco orgânico e sustentável, nas práticas de escolha de variedades, espaçamento adequado, tipos de poda e tratamentos alternativos através de caldas para as culturas de uva, pêssego e citros.
Na quarta estação a Stihl e Loja Agroteifke apresentaram uma linha de produtos, com pulverizador de alta pressão, perfurador de solo, podadores e outros voltados para a utilização na fruticultura das pequenas propriedades familiares.
Segundo o Técnico em Agropecuária da Ascar-Emater/RS de Sertão Santana, Clair Junior de Oliveira Schäffer, o evento é uma oportunidade de incentivar a implantação e qualificação dos pomares domésticos existentes no município, momento de troca de conhecimentos entre os agricultores e busca de alternativas para produção de um alimento mais sustentável, que também vem ao encontro do Programa Municipal de Incentivo a Viticultura. Importante ressaltar a participação dos agricultores da Associação de Produtores de Uva de Sertão Santana.
O evento contou com a participação do Vice-Prefeito e Secretário Municipal da Agricultura de Sertão Santana, Ivano Olavo Naibert, Gerente Adjunto da Ascar-Emater/RS do Regional Porto Alegre, Roberto Schenkel, Supervisor da Região Sergio Tadeu de Souza, Assistente Técnica Regional de Fruticultura, Cristina Gadea, Técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, João Alberto Meyer, representantes da Stihl e Agroteifke, Técnicos da Ascar-Emater/RS e agricultores dos municípios de Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul e Mariana Pimentel.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Saúde do Estado e dos municípios aponta cuidados para evitar a dengue.


A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Pela falta de medidas técnicas de controle, ela é considerada uma das doenças tropicais mais preocupantes, seu combate depende da conscientização da população para mudanças de atitude. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem, anualmente, em mais de 100 países de todos os Continentes, exceto a Europa. O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e Secretaria Municipal de Saúde de Sertão Santana, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para se evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A população deve manter caixas d água sempre bem fechadas e limpas, é necessário tratar a água de piscinas com cloro, colocar areia nos cacos de vidro sobre muros, trocar a água de bebedouro de animais domésticos e dos pratos de vasos de plantas, manter garrafas vazias com o gargalo para baixo e latas de lixo devem ficar sempre bem fechadas.

Transmissão
A dengue é causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A reprodução do inseto ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Para o diretor do Centro Estadual de Vigilância, Francisco Paz:
- As ações de prevenção e as medidas de combate exigem a participação da população a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Por isso é importante que a população não deixe água parada em vasos, garrafas, pneus, entre outros recipientes.
A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da população, é importante manter-se sempre em alerta máxima. Sabe-se que é mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais ou resultantes da ação do ser humano. Entretanto a doença pode ocorrer em qualquer localidade desde que exista população humana suscetível (todos nós somos), presença do vetor e o vírus seja introduzido.
Não podemos esquecer também, que nos meses de inverno, também ocorre casos de dengue, no caso de Porto Alegre, foram diagnosticado recentemente mais dois casos.
A única garantia para que não exista a dengue é a ausência do vetor. Dessa forma, em áreas com aedes, o monitoramento do vetor deve ser realizado rotineiramente para conhecer as áreas infestadas e desencadear as medidas de controle, é o que esta ocorrendo na cidade de Porto Alegre.

Manejo ambiental: Mudanças no meio ambiente que impeçam ou minimizem a propagação do vetor, evitando ou destruindo os criadouros potenciais do aedes; melhoria do saneamento básico; participação comunitária, no sentido de evitar a infestação domiciliar do aedes; controle químico, que consiste em tratamento focal(eliminar as larvas), perifocal (em pontos estratégicos de difícil acesso) e por ultra volume (elimina alados) com uso restrito em epidemias.
É necessário promover a comunicação e a mobilização social para que a sociedade adquira conhecimentos sobre como evitar a dengue, participando efetivamente da eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquitos.
A população deve ser informada sobre a doença, como modo de transmissão, quadro clínico, tratamento, sobre o vetor, seus hábitos, criadouros domiciliares e naturais e sobre as medidas de prevenção e controle para que possa adotar um novo comportamento frente ao problema, promovendo ações de controle da doença. Devem ser usados os meios de comunicação em massa por seu grande alcance e eficácia, além da produção e distribuição de material que contemple as especificidades de cada área a ser trabalhada. Para fortalecer a consciência individual e coletiva, devem ser desenvolvidas estratégias de alcance nacional para sensibilizar os formadores de opiniões (professores, alunos, gestores e principalmente a comunidade em geral) para a importância da comunicação e da mobilização social (da sociedade em geral e não apenas dos gestores) no controle da dengue; para envolver a sociedade em ações de parcerias com os gestores dos três níveis; e para enfatizar a responsabilidade do governo em cada nível (e também da sociedade), por meio de suas instituições, organizações e representações (clube de mães, escolas, sindicatos e sociedades e associações).
Pensando nisso tudo, a Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância em saúde, também com a participação da Câmara de Vereadores e do Poder Executivo Municipal, com base no artigo 64-A da Lei Orgânica Municipal, acaba der aprovar a Lei nº 1.165 de 30.06.10, que institui o Programa Municipal de Combate e Prevenção a Dengue e Febre Amarela.
A vigilância em saúde fará uma convocação de todos os proprietários de oficinas mecânicas, donos de posto de combustíveis, donos de borracharias, responsáveis por cada cemitério existentes no município e a sociedade civil em geral e também os demais parceiros nesse luta contra a dengue, como a Secretaria Municipal de educação, para a apresentação do programa e assinaturas do termo de responsabilidade.

Para esclarecer quaisquer dúvidas contatos através do telefone 34951010.

Cândido Norberto da silva

Sertão Santana Qualifica Profissionais no Instituto Gesta

A Secretaria de Saúde de Sertão Santana, qualificou as profissionais Nádia, Adriana e Lisiani, através do Instituto Gesta dando continuidade ao aprimoramento na atenção às gestantes do Município. Foi implantado o programa de acompanhamento a Gestantes, em conjunto com o Instituto Gesta e o Estado do Rio Grande do Sul, para uma melhor qualificação na realização de exames do PRÉ-NATAL, “a atenção à gestante é uma das prioridades em nossa administração, onde formamos grupos de gestantes, com profissionais capacitados, sempre buscando a prevenção, para uma melhor qualidade na gestação” declarou o Secretário da Saúde Vladimir Dalben .
O Pré-Natal é a assistência que se dá a mulher a partir do momento em que ela engravida. Nesse período o Médico procura diagnosticar e tratar doenças preexistentes, com a realização de exames no início da gestação prevenindo riscos para o bebê.
O teste é fácil e rápido são realizados a partir de uma amostra de sangue, onde se detecta tais patologias: HIV, SÍFILIS CONGÊNITA, HEPATITE B, TOXOPLASMOSE, TSH e CLAMYDIA. Algumas dessas doenças detectáveis pelo exame se não tratadas podem induzir ao Parto precoce, Aborto, Malformações ou trazer conseqüências graves para a gestante ou para o bebê.O resultado é emitido em cinco dias úteis após a chegada do material ao Laboratório.

Maiores informações na Secretaria da Saúde com Adriana, Posto de Saúde com Lisiani e no Ambulatório Santa Ana com Nádia.

quinta-feira, 1 de julho de 2010