terça-feira, 6 de julho de 2010

Saúde do Estado e dos municípios aponta cuidados para evitar a dengue.


A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Pela falta de medidas técnicas de controle, ela é considerada uma das doenças tropicais mais preocupantes, seu combate depende da conscientização da população para mudanças de atitude. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem, anualmente, em mais de 100 países de todos os Continentes, exceto a Europa. O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e Secretaria Municipal de Saúde de Sertão Santana, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para se evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A população deve manter caixas d água sempre bem fechadas e limpas, é necessário tratar a água de piscinas com cloro, colocar areia nos cacos de vidro sobre muros, trocar a água de bebedouro de animais domésticos e dos pratos de vasos de plantas, manter garrafas vazias com o gargalo para baixo e latas de lixo devem ficar sempre bem fechadas.

Transmissão
A dengue é causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A reprodução do inseto ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Para o diretor do Centro Estadual de Vigilância, Francisco Paz:
- As ações de prevenção e as medidas de combate exigem a participação da população a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Por isso é importante que a população não deixe água parada em vasos, garrafas, pneus, entre outros recipientes.
A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da população, é importante manter-se sempre em alerta máxima. Sabe-se que é mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais ou resultantes da ação do ser humano. Entretanto a doença pode ocorrer em qualquer localidade desde que exista população humana suscetível (todos nós somos), presença do vetor e o vírus seja introduzido.
Não podemos esquecer também, que nos meses de inverno, também ocorre casos de dengue, no caso de Porto Alegre, foram diagnosticado recentemente mais dois casos.
A única garantia para que não exista a dengue é a ausência do vetor. Dessa forma, em áreas com aedes, o monitoramento do vetor deve ser realizado rotineiramente para conhecer as áreas infestadas e desencadear as medidas de controle, é o que esta ocorrendo na cidade de Porto Alegre.

Manejo ambiental: Mudanças no meio ambiente que impeçam ou minimizem a propagação do vetor, evitando ou destruindo os criadouros potenciais do aedes; melhoria do saneamento básico; participação comunitária, no sentido de evitar a infestação domiciliar do aedes; controle químico, que consiste em tratamento focal(eliminar as larvas), perifocal (em pontos estratégicos de difícil acesso) e por ultra volume (elimina alados) com uso restrito em epidemias.
É necessário promover a comunicação e a mobilização social para que a sociedade adquira conhecimentos sobre como evitar a dengue, participando efetivamente da eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquitos.
A população deve ser informada sobre a doença, como modo de transmissão, quadro clínico, tratamento, sobre o vetor, seus hábitos, criadouros domiciliares e naturais e sobre as medidas de prevenção e controle para que possa adotar um novo comportamento frente ao problema, promovendo ações de controle da doença. Devem ser usados os meios de comunicação em massa por seu grande alcance e eficácia, além da produção e distribuição de material que contemple as especificidades de cada área a ser trabalhada. Para fortalecer a consciência individual e coletiva, devem ser desenvolvidas estratégias de alcance nacional para sensibilizar os formadores de opiniões (professores, alunos, gestores e principalmente a comunidade em geral) para a importância da comunicação e da mobilização social (da sociedade em geral e não apenas dos gestores) no controle da dengue; para envolver a sociedade em ações de parcerias com os gestores dos três níveis; e para enfatizar a responsabilidade do governo em cada nível (e também da sociedade), por meio de suas instituições, organizações e representações (clube de mães, escolas, sindicatos e sociedades e associações).
Pensando nisso tudo, a Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância em saúde, também com a participação da Câmara de Vereadores e do Poder Executivo Municipal, com base no artigo 64-A da Lei Orgânica Municipal, acaba der aprovar a Lei nº 1.165 de 30.06.10, que institui o Programa Municipal de Combate e Prevenção a Dengue e Febre Amarela.
A vigilância em saúde fará uma convocação de todos os proprietários de oficinas mecânicas, donos de posto de combustíveis, donos de borracharias, responsáveis por cada cemitério existentes no município e a sociedade civil em geral e também os demais parceiros nesse luta contra a dengue, como a Secretaria Municipal de educação, para a apresentação do programa e assinaturas do termo de responsabilidade.

Para esclarecer quaisquer dúvidas contatos através do telefone 34951010.

Cândido Norberto da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário