quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tarde de Campo sobre Pomar Doméstico

Sertão Santana


A Ascar-Emater/RS com apoio da Prefeitura Municipal de Sertão Santana, Stihl e Loja Agroteifke promoveram no dia 15 de julho uma Tarde de Campo na propriedade do Agricultor Familiar Luiz Carlos Laux. O agricultor mora na localidade de Dobrada, e o evento teve o objetivo de destacar a importância do pomar doméstico na segurança alimentar e na diversificação das propriedades, bem como, foram apresentadas técnicas voltadas para a produção orgânica e sustentável, com foco em um alimento mais sadio.
Os trabalhos foram divididos em estações, sendo que na primeira o proprietário realizou uma apresentação da propriedade, destacando a opção pela fruticultura, uva e pêssego, na diversificação da propriedade, bem como suas expectativas futuras. Também, nesta estação se mostrou a importância do pomar doméstico na segurança alimentar e como uma possibilidade de agregação de renda com vendas do excedente, principalmente para o mercado institucional.
Na segunda estação foram destacados aspectos importantes na implantação do pomar, como planejamento antecipado, utilização de mudas de qualidade e equilíbrio nutricional, com estruturação e correção do solo. A terceira estação foi dividida em três momentos, apresentando as técnicas de produção com foco orgânico e sustentável, nas práticas de escolha de variedades, espaçamento adequado, tipos de poda e tratamentos alternativos através de caldas para as culturas de uva, pêssego e citros.
Na quarta estação a Stihl e Loja Agroteifke apresentaram uma linha de produtos, com pulverizador de alta pressão, perfurador de solo, podadores e outros voltados para a utilização na fruticultura das pequenas propriedades familiares.
Segundo o Técnico em Agropecuária da Ascar-Emater/RS de Sertão Santana, Clair Junior de Oliveira Schäffer, o evento é uma oportunidade de incentivar a implantação e qualificação dos pomares domésticos existentes no município, momento de troca de conhecimentos entre os agricultores e busca de alternativas para produção de um alimento mais sustentável, que também vem ao encontro do Programa Municipal de Incentivo a Viticultura. Importante ressaltar a participação dos agricultores da Associação de Produtores de Uva de Sertão Santana.
O evento contou com a participação do Vice-Prefeito e Secretário Municipal da Agricultura de Sertão Santana, Ivano Olavo Naibert, Gerente Adjunto da Ascar-Emater/RS do Regional Porto Alegre, Roberto Schenkel, Supervisor da Região Sergio Tadeu de Souza, Assistente Técnica Regional de Fruticultura, Cristina Gadea, Técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, João Alberto Meyer, representantes da Stihl e Agroteifke, Técnicos da Ascar-Emater/RS e agricultores dos municípios de Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul e Mariana Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário