segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Recursos para agroindústria de sucos são entregues em Sertão Santana

Foram entregues, em Sertão Santana, os recursos para a construção de uma unidade de processamento de suco de uva no valor de mais de R$ 200 mil.
A agroindústria tem capacidade de processar até 240 toneladas de uva in natura por safra.
"Com a criação desta agroindústria o produto transforma-se em suco que será destinado para a merenda escolar, beneficiando os alunos dos 17 municípios que fazem parte do território Centro-Sul", explica o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Sertão Santana, Clair Júnior Schaffer.
Para o responsável pelo programa de produção de Uva Alex Kologeski, o empreendimento simboliza a construção de caminhos melhores para o desenvolvimento sustentável da região, que deixa de ser dependente de uma única cultura. Alex também ressaltou a importância da agricultura familiar, responsável pelo empreendimento no município.
A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (14), no Sport Club Esperança, durante reunião do colegiado do Território, em que o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, esteve presente. “A agricultura familiar e as propriedades rurais representam para o Rio Grande do Sul uma grande alavanca para o desenvolvimento e a geração de empregos. Por isso, iniciativas como esta são importantes, porque simbolizam o melhor caminho para se conseguir sustentabilidade, desenvolvimento e distribuição de renda”, avaliou Grill.
Participaram do ato o supervisor da Emater/RS-Ascar, Sérgio Tadeu de Souza, que é também o coordenador do colegiado do Território, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Nilton Pinho de Bem, o chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Inácio Benincá, o prefeito de Sertão Santana, Sergio Teifke, de Barão do Triunfo, Odone Kopplemburg e de Dom Feliciano, Clênio Boeira da Silva, entre outras autoridades dos municípios.
Para o prefeito de Sertão Santana Sr° Sérgio Teifke este foi um passo muito importante do município que contou com o empenho e dedicação da Emater, Secretaria da Agricultura, comunidade e produtores, se concretizando esse projeto de grande importância para o município e região.
Os recursos para a obra foram repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a prefeitura que, futuramente, destinará para uma cooperativa de produtores de uva. Este valor também será utilizado para a compra e instalação de equipamentos de informática e para a elaboração de sucos, além da compra de um veículo.
O projeto foi elaborado em parceria entre Prefeitura de Sertão Santana e Emater/RS-Ascar e como forma de apoio, a Prefeitura está investindo R$100 mil nas obras, que iniciaram semana passada. A previsão é que até a próxima safra 2012, as instalações estejam funcionando.
Na parte da tarde os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Territorial reuniram-se para debater os aspectos sanitários e legais do fornecimento de alimentos para a alimentação escolar e encaminharam a realização de um seminário que ocorrerá em Dom Feliciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário