quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Começa a produção de suco de uva


Matéria Jornal Regional de Notícias
Sertão Santana
Em conversa com Alex Técnico Agrícola da prefeitura de Sertão Santana, nos conta um pouco de como esta o andamento do processo de suco de uva no Município. O suco de uva no município de Sertão Santana esta sendo fabricado de forma artesanal por muitos vitivinicultores, e na localidade da Linha Vitorino Monteiro um dos associados adquiriu equipamento de processamento de suco que tem capacidade de produzir 600 quilos de uva por dia, produzindo e comercializando em sua propriedade essa cultura.
Os produtores estão em um intenso trabalho nessas duas semanas, época em que a cultura esta em seu auge para colheita, sendo um ano muito bom para a produção da Uva, que está superando expectativas, vale lembra que a grande maioria dos associados trabalha de forma artesanal com esta cultura. 
Agroindústria de Suco de Uvas
Segundo Alex a expectativa é muito grande nessa Agroindústria que esta sendo construída, tendo capacidade para 240 toneladas de uvas, podendo se elevar até 600 toneladas por safra.
A Associação de Vitivinicultores conta com aproximadamente cinquenta produtores, e alguns já tem idéia de ampliar a área de cultivo para o próximo ano visto que essa nova opção de renda já esta dando certo.
Parceria
A prefeitura esta incentivando a cultura no município e também alguns produtores, como é o caso do Sr°Luciano Bortolotti, onde a idéia principal é a instalação de uma vinícola em sua propriedade, para isso a prefeitura está auxiliando no necessário, serviço de terraplanagem e engenharia dando toda assistência possível, e de forma artesanal Luciano já esta produzindo vinho. Também é oferecida além da assistência técnica da Emater, a visita de um técnico em todos os parreirais de sessenta em sessenta dias orientando da melhor maneira os produtores.
Papel do Técnico Agrícola
Alex “Meu papel é coordenar, buscar recursos para investir, buscamos recursos através do Programa Território Rural do Governo Federal, onde buscamos R$200.000,00 e a nível municipal sou responsável por este programa. Já viemos trabalhando desde 2006 onde a prefeitura já investiu com recursos próprios em torno de R$ 100.000,00, com compra de equipamento, pagou assistência técnica, subsidiou 50% da muda que esta sendo plantada. Neste contexto coordeno estas ações”.
Apoio: Da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão, Sebrae, e ainda buscando apoio da Embrapa de Bento Gonçalves por se tratar de uma entidade que domina muito este assunto da uva, suco e vinho, que seria um parceiro para aprovar até o celo de garantia e qualidade.  A função da Embrapa é viabilizar soluções para promover uma agricultura sustentável e melhorar a qualidade ambiental em benefício da sociedade brasileira.
Futuras Festividades
Além do suco deu-se início também durante a semana passada a produção do vinho, que teve a orientação do enólogo da URGS que estará analisando para deixar um vinho padrão, para dessa forma levar a marca Associação.
Segundo Alex já se está projetando para o Inverno o Jantar do Vinho ou até mesmo a Festa do Vinho, estilo “Fest e Queijo” para isso o município deverá ter um vinho padrão para que possa oferecer produto de qualidade aos visitantes. O evento já está 90% confirmado, ainda estão estudando alguns detalhes, se o evento deverá ocorrer de dia ou à noite. 
Comercialização
Tudo o que se está produzindo esta sendo vendido, mesmo da forma informal, não se está conseguindo colocar na merenda escolar, numa vitrine de supermercado, no varejo, mais assim mesmo muitos sabem que determinado produtor tem suco, vão lá compram, outros produtores oferecem na casa mostrando dessa forma a tendência em crescer.
Metas
Para o Técnico Agrícola é fundamental que se alcance em 2011 três metas, concluir a obra da Agroindústria, criar a Cooperativa que vai gerenciar este projeto repassando par uma entidade ou seja será uma Cooperativa de produtores e registrar no ministério, para que na safra de 2012 se tenha todos os produtos legalizados em condições que possa vender em qualquer parte do país. E também em longo prazo chegar a 20, 25 toneladas.
Agro Indústria
Por sua participação na cadeia produtiva e pelas ligações que mantém com os demais setores da economia, a agroindústria é um segmento de elevada importância econômica para o país.
Para se obter uma comercialização mais ampla é necessário partir para a Agro indústria, sendo essa uma das formas para agregar mais valores, dos produtos oferecidos.
Através da Agroindústria que está sendo implantada no município a região pode crescer muito pois esta fabrica não é somente para processar uva, também processa moranguinho, abacaxi, pêssego entre outras culturas, pois a uva é somente uma safra, em seguida pode ser utilizado para outra cultura com datas diferentes de safra.
Diversificando Cultura
Alex incentiva a diversificação de Cultura e fala que tem mais produtores interessados em fazer parte desta Associação, a quem estiver interessados entrar em contato com a Secretaria da Agricultura ou Emater.
“Ninguém é contra a produção de fumo, se não fosse à produção de fumo nós não tínhamos este município, queremos criar uma cultura que além da produção de fumo possa lhe dar uma renda extra” fala Alex.
Acompanhamento do professor
Em conversa com professor Vitor da Urgs, que vem acompanhando o trabalho de vitivinicultura em Sertão Santana, nos fala que este trabalho já está bem avançado, porém em seu ponto de vista os vitivinicultores teriam que trabalhar mais a parte de campo, pois se demora um pouco mais para se ver os resultados, sendo uma cultura diferente para muitos aqui da região.
O professor Vitor já esteve durante todo um dia junto aos produtores explicando na forma teórica o trabalho com suco de uva e a produção de vinho.
Alex Finaliza
Para gente que esteve envolvido nesse projeto a quase cinco anos é gratificante de ver que estamos conseguindo, além do pessoal estar satisfeito coma produção, eu acho que é um dos primeiros projetos que estamos conseguindo implantar e concluir todo ele. Iniciamos desde o plantio, vamos terminar lá com a industrialização e comercialização, só temos que agradecer aos produtores que vem participando, a compreensão da comunidade que vem incentivando a gente, e de ver um projeto que vai se concretizar.
Prefeito Sérgio Teifke

“Estamos dando um apoio grande a todos os vitivinicultores, apostando nesta cultura, não sabemos o que vai ser da cultura do fumo amanhã. Também quero agradecer ao Sr° Carlinhos Silveira morador da Linha Vitorino por ter aberto o espaço a outros vitivinicultores pra processarem suas uvas. Aos interessados em cultivar esta cultura que entre em contato com a prefeitura nos procure. Este ano iremos criar uma Cooperativa, podendo dessa forma cada produtor comercializar seu produto em qualquer parte do país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário