quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Merendeiras participam de encontro em Sertão Santana


A melhoria de infraestrutura nas cozinhas, a necessidade de mais profissionais e a regularização de cargos e funções foram algumas das demandas apontadas por mais de 130 pessoas que participaram da 8ª edição do Encontro Intermunicipal de Merendeiras da Região Centro-Sul. O evento aconteceu na terça-feira (24/07), no Sport Club Esperança, na cidade de Sertão Santana. Em 2003, Sertão já havia sido sede deste encontro, na ocasião três municípios participaram. Atualmente, participam merendeiras de Arambaré, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul e Tapes.
O Encontro iniciou com um café da manhã solidário feito pelas merendeiras, em que foi servido bolo de espinafre, bolo de casca de moranga kabotiá, pizza colorida feita com couve, bolo de beterraba, minicuca festiva e esfirra de frango.

Em seguida, foi realizada a abertura oficial, que contou com a presença do representante da Prefeitura de Sertão Santana, Lindoberto Pontes, do secretário de Agricultura do município, Vinícius Viegas Deleski, da extensionista de Bem-Estar Social, Clarissa Souza Ferreira, e da merendeira de Sertão Santana, Vanderléia Silva Gelinski.

Segundo Clarissa, o encontro representa o coroamento de uma caminhada longa de ações realizadas na região com o intuito de qualificar a alimentação servida nas escolas e ampliar o espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar para o mercado institucional. “É na parceria que vamos crescendo e o resultado é que os alunos passam a receber alimentos mais saudáveis”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar.

Na sequência, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Márcio Miranda Dalbem falou que não está só na mão das merendeiras a qualidade dos produtos oferecidos para a alimentação escolar, pois isto depende de todo o processo. “A matéria prima tem que ser qualidade”, ressaltou. Também a engenheira de alimentos da Emater/RS-Ascar, Bruna Brezolin, repassou orientação do que pode ser utilizado no ambiente da cozinha escolar e o que não pode, seguindo as leis RDC 216/2004, da Anvisa, e a portaria 78/2009 da Secretaria Estadual de Saúde. A seguir, as merendeiras reuniram-se em grupos para discutir as suas necessidades profissionais, entre outros assuntos.
 

Na parte da tarde, as merendeiras apresentaram o resultado dos trabalhos em grupo e, posteriormente, realizaram uma visita à agroindústria administrada pela Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, onde conheceram as instalações, o histórico do trabalho e os processos para produção do suco de uva. Ao final, as participantes saborearam um bolo comemorativo ao encontro.

O evento foi realizado pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sertão Santana, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação dos demais municípios da região.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Porto Alegre
 
Jornalista Carine Massierer
 
cmassierer@emater.tche.br
Estagiário João Morales
(51) 2125-3155
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário