segunda-feira, 28 de abril de 2014

Produção rural: Município promove palestra sobre o Cultivo de Oliveiras


A Prefeitura Municipal de Sertão Santana, por meio de sua Secretaria de Agricultura promoveu na tarde da última sexta-feira, dia (25), uma palestra sobre o Cultivo de Oliveiras, voltada aos produtores rurais do município. A palestra ocorreu nas dependências do Sport Club Esperança, centro de Sertão Santana e contou com a participação de 50 agricultores.
O palestrante Osmar da Rosa, Diretor Técnico da Tecnoplanta, empresa especializada na produção de mudas, falou sobre a origem das plantações de Oliveira no Brasil, técnicas aplicadas e condições de solo e clima que favorecem o plantio em algumas regiões do Estado. Atualmente há cerca de 700 hectares plantados no Rio Grande do Sul, sendo que as espécies Arbequina, Arbosana, Koroneike e Picual são mais adaptadas para a extração de azeite na região.
O Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Alex Kologeski, ressaltou a importância da cultura como alternativa para o aproveitamento do solo e do clima local, propícios para o desenvolvimento das Oliveiras. Alex Kologeski salientou ainda, importância de apresentar aos produtores rurais do município, alternativas para pequenas e médias propriedades, elevando as possibilidades de renda destes agricultores.
Outra finalidade deste evento foi o incentivo para a ampliação da zona de cultivo na região, tendo em vista que Caçapava do Sul e São Sepé já possuem áreas relevantes de cultivo da Oliveira, que inclusive não é conflitante com a pecuária.
A Tecnoplanta também possui uma marca própria de Azeite de Oliva, o Properato, produzido em Caçapava do Sul, além de propriedades cultivadas em São Sepé e Barra do Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário