quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontro do Grupo de Hipertensos e Diabéticos em Sertão Santana

Na tarde do último dia, (26/10), ocorreu no Auditório da Prefeitura Municipal de Sertão Santana, mais uma reunião do grupo centro de hipertensão e diabetes do município, onde foram realizadas ações programadas para esse grupo, como verificação de Pressão Arterial, controle de HGT, IMC, peso e medida da circunferência abdominal. Logo após o médico da unidade de saúde central Dr. William Santinoni, conversou com o pessoal do grupo, orientando da necessidade de alguns participantes retornarem à unidade de saúde, para a realização de novos exames, falando da necessidade da realização desses exames periodicamente. Depois foi a vez da Nutricionista da EMATER/RS – Clarissa Souza Ferreira ministrou uma palestra falando da necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada, onde foi demonstrado a pirâmide alimentar. Frisou que cada paciente necessita de uma quantidade calórica suficiente para manter o equilíbrio do organismo. Falou de cada alimento e da quantidade necessária para uma determinada refeição. As reuniões acontecem a cada 15 dias no Auditório da Prefeitura Municipal. O Secretario Municipal da Saúde Vladimir Dal Ben, frisou da importância desses grupos e que a secretaria municipal de saúde em breve terá a formação de novos grupos. Estiveram participando desse encontro além do médico da unidade central e a nutricionista da EMATER, o técnico de enfermagem cândido Norberto e a nutricionista da secretaria da educação Paula Baldasso.
Dicas sobre hipertensão e diabetes:
Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas. Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.
Níveis de pressão arterial: A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg. De acordo com a situação clínica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clínicas. Diabetes é uma Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva à sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil. Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em: diabetes Mellitus tipo I, II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário