quinta-feira, 3 de novembro de 2011

X Feira do Livro Municipal foi um verdadeiro sucesso

Um enorme público prestigiou a 10ª edição da Feira do Livro de Sertão Santana, realizada na Praça Central, nos dias 27 e 28 de outubro. O evento foi promovido pela Administração Municipal por meio de suas Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Secretaria Municipal da Fazenda e contou ainda com a parceria do Sesc/RS  Navegantes de  Porto  Alegre e do Senac/RS. 
A décima edição da Feira Municipal do Livro, evento tradicional no calendário cultural do município, atrai cada vez mais pessoas de todas as idades, este ano durante a sua realização o que não faltou foi, diversão, opções de lazer e cultura aos participantes. Sob o título “A leitura engrandece a alma”, o evento iniciou na manhã da quinta-feira (27) com uma programação destinada para séries finais, com a apresentação da Banda Municipal de Sertão Santana, que encantou a todos com seu desempenho, sendo muito aplaudidos por todos na abertura solene.
Abertura contou com a presença do Prefeito - Sergio Teifke, do Representante da Câmara de Vereadores - Alex Kologeski, da Coordenadora da SMEC - Dulce Maria W., da Representante do SESC/RS Navegantes -  Mayara  Mello, do  Secretário  Municipal  da Fazenda -  Almiro  Halmann, do Secretário Municipal e Saúde - Vladimir Dal Ben, da Banda Municipal  e  dos  demais membros  da SMEC, Aline Laux, André Souza, Carmen Duarte, Rosiane Schranck e Luziane Schwalbe.
Logo após, estudantes da rede municipal e estadual participaram da oficina de jogos do tabuleiro, onde foram orientados como funciona assistemática dos jogos de tabuleiros como o jogo de “Dama e Xadrez”. Ainda na parte da manhã na aconteceu na Casa da Juventude Sertanense ao lado da Biblioteca Municipal uma sessão de cinema que envolveu cerca de 70 alunos da rede municipal, e estes tiveram a oportunidade  de  assistir  ao filme “Os Irmãos Grimm”.
Depois do almoço, os alunos das séries finais das escolas municipais e estadual assistiram as apresentações locais seguida da peça teatral “O vendedor de palavras” do Grupo de Teatro Mototóti.
Premiação do Concurso de Educação Fiscal
Ainda dentro da programação da 10ª Feira do Livro, a Secretaria Municipal da Fazenda juntamente com a Secretaria Municipal da Educação promoveram a premiação do Concurso de Educação Fiscal das Escolas. Sendo falado brevemente sobre a importância da Educação Fiscal desde a infância para a efetiva conscientização do cidadão e os conseqüentes benefícios sociais que a tributação proporciona, tendo a escola como ponto de partida e parceira para quaisquer ações que visem à promoção dos serviços públicos. Também mencionou os malefícios causados pela sonegação dos impostos, quando o tributo não chega a ser receita e a corrupção, quando há desvio ou mau uso da receita, gerada pelo pagamento do imposto.
No uso da palavra, o Prefeito Sergio Teifke, destacou a parceria do município de Sertão Santana, com os órgãos estaduais e federais, através de convênios celebrados de mútua colaboração no caso do PIT  –  Programa  de  Integração  Tributária  com  quase  100%  de  adesão  dos municípios gaúchos e o SINTEGRA - Sistema Operacional do SIMPLES NACIONAL.
Durante noite uma variada programação com exposição de objetos antigos promovido pelas Equipes de Gincaneiros do município e o belíssimo show de “Dança Flamenca” abrilhantou ainda mais o evento, a apresentação das danças ficou por conta o Grupo Tablado Andaluz. Após as danças a SMEC realizou o sorteio da Campanha da Biblioteca “Doe Livros, distribua Cultura e ainda ganhe prêmios”, tendo como os sorteados:


Premiação campanha Doe Livros, distribua Cultura e ainda ganhe prêmios...
1º prêmio: 1 aparelho celular (nº 249 Mariani Souza Wandame)
2º prêmio: 1 aparelho de DVD (nº 148 Carmem Hollas)
3º prêmio: 1 rádio com CD Player (nº 81 Bernadete Rosenau)
4º prêmio: 1 cafeteira (nº 245 Rosane Terezinha Mielczarski)
5º prêmio: 1 torradeira (nº 111 Carmem Hollas)
6º prêmio: 1 cesta colonial (nº 4 Joice da Silveira)
7º prêmio: 1 pen drive (nº 86 Bernadete Rosenau)
8º prêmio: 1 cadeira de praia (nº 71 Bernadete Rosenau)
9º prêmio: 2 livros (nº 268 Dulce Maria Woiczkowski)
10º prêmio: 1 livro (nº 10 Angelica Sophia Costa Dias)
Para encerrar as atividades do primeiro dia um super show com a Banda Pop Rock D-Tones de Porto Alegre, fez agitar a galera até a meia noite, a sonorização ficou por conta da Equipe Megasom.
Já no dia seguinte sexta-feira (28), as atividades iniciaram com a apresentação da Banda Mirim, em seguida a presença do escritor Mário Pirata, trazendo alegria para o público em geral, com suas histórias e brincadeiras, entretendo o público presente, alegrando mais a manhã o grupo Nó Cego esteve realizando a atividade Contação de Histórias alegrando ainda mais o ambiente.
Já no início da tarde em clima de muita alegria e descontração os alunos e comunidade presentes estiveram apreciando as apresentações artísticas do município, em seguida muita descontração com Teatro de Bonecos (Rita Bonequeira) conquistando a atenção do imenso público, mais tarde presença de Mario Pirata dando um animo do ambiente, por volta das 15h30min abrilhantando a tarde apresentação do grupo de Balé, mostrando muita elegância e desenvoltura, sendo aplaudido por todos e finalizando com o desfile de roupas do Cras, onde as participantes deram um show de moda e criatividade. 
Durante a Feira do Livro houve a exposição de artesanato, livros e produtos locais.
Presente na praça o Grupo de Culinária Sabor Sertanense do Projeto Preparando o Futuro, que conta com parceiros e incentivadores a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Sertão Santana. Em conversa coma professora de artesanato Vera que participa desse grupo (Oficina do Bolsa Família), conta que participa a  um ano desse grupo, e conta com aproximadamente 100 integrantes, o grupo esteve expondo na Feira do Livro, Fuxico que é um trabalho manual feito para reintegração das pessoas, para que dessa forma os participantes do grupo posam ter alguma renda, Vera juntamente com o grupo presente acharam muito importante a Feira do Livro até mesmo sendo uma forma de incentivo para sua Oficina e também uma foram de divulgar a cultura, e a leitura, sendo trabalhado dessa maneira a educação que vem em primeiro lugar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário