quarta-feira, 13 de junho de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL “CÃES E GATOS” EM SERTÃO SANTANA


A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Sertão Santana, esteve realizando desde a segunda-feira, 04 de junho, a “Campanha Municipal de Vacinação Contra Raiva de Cães e Gatos”, durante cinco dias foram vacinados cerca de 380 animais. O objetivo desta campanha foi vacinar os animais que estavam num raio de 5 km² de cada foco, onde ocorreu a confirmação de duas mortes por raiva em animais bovinos, casos estes confirmados através de exames de laboratório e por isso as demais localidades do município não precisaram ser vacinadas, explicou o Chefe da Vigilância – Cândido Norberto da Silva.  
Nesta área foram imunizados 80% dos cães e gatos dentro da área dos focos, a Secretaria Municipal de Saúde enviou uma equipe de vacinadores até as comunidades, consideradas área de risco, o vacinador Cândido Norberto da Silva e o ajudante Silvano Müller. A adesão da população à Campanha de Vacinação Contra Raiva foi importante para que a doença permaneça sob controle. 
Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo as doenças.
A raiva é uma doença transmissível para os animais através da mordida do morcego HEMATÓFAGO (Aqueles que se alimentam somente de sangue). Já a transmissão para o ser humano ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos infectados. 
Nos centros urbanos é muito importante vacinar tanto gatos quanto cães que por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, contrair e transmitir a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário