quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cooperativa de Sertão Santana entrega suco de uva para Campo Bom


A Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana (Coassa) entregou, nesta segunda-feira (04/06), uma primeira remessa de 7 mil litros de suco de uva para as escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. O contrato com este município totaliza uma venda, por chamada pública, de 14 mil litros. 
Além de Campo Bom, a Coassa ganhou chamadas públicas em Cerro Grande do Sul, onde vai fornecer 1.000 litros, e para a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Rosales Neumann, de Barra do Ribeiro, onde entregará 200 litros.
Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Sertão Santana, Clair Junior de Oliveira Schäffer, existe ainda a perspectiva de participação nas chamadas públicas da Prefeitura de Sertão Santana e de Barra do Ribeiro, além da Escola Estadual de Ensino Médio Comendador Eduardo Secco, de Sertão Santana. O técnico agrícola salienta ainda que a participação nas chamadas públicas, com fornecimento para a alimentação escolar, atende um dos principais objetivos da Cooperativa que é oferecer um produto de qualidade, direto dos agricultores familiares para a merenda dos alunos. 
A Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana foi fundada em 18 de junho de 2011, conta com 28 associados e beneficia, indiretamente, produtores dos 17 municípios que fazem parte do Território Centro-Sul. O suco de uva registrado pela Coassa é beneficiado em uma agroindústria que tem a capacidade de processar até 240 toneladas por safra. Para construir a agroindústria, foram empregados R$ 200.400,00 vindos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através do Projeto de Territórios da Centro-Sul, com contrapartida superior a R$ 100.000,00 da Prefeitura de Sertão Santana. A Prefeitura e a Emater/RS-Ascar elaboraram o projeto tendo em vista a manifestação, desde 2005, de um grupo de agricultores, inicialmente organizados em associação, interessados em investir na fruticultura, diversificar suas propriedades e ampliar a renda familiar. 
Esta é a primeira safra em que a agroindústria está funcionando e foram processadas 33 toneladas de uva dos associados e mais 17 da Cooperativa Agropecuária Centro-Sul (Coopacs).
Segundo o vice-presidente da Cooperativa, Jorge Fernando Ritter, o principal mercado agora é o institucional, mas na próxima safra a intenção do grupo é fazer feiras para ter contato direto com o consumidor e ampliar a divulgação do produto. “Neste ano não vai dar porque não temos mais quase suco em estoque”, salienta o agricultor, que está diminuindo a área dedicada ao cultivo do fumo e ampliando a dedicada a uva.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155

Nenhum comentário:

Postar um comentário