segunda-feira, 23 de julho de 2012

ANIVERSÁRIO DO GRUPO HIPERDIA (Grupo de Hipertensos e Diabéticos) SERTÃO SANTANA


Em junho de 2011, iniciaram–se grupos de Hipertensos e Diabéticos no município. Estes grupos fazem parte do HIPERDIA que é um Programa do governo do Estado que visa o cadastramento e acompanhamento dos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus que são atendidos nas unidades básicas de saúde dos municípios. Desde que o município aderiu ao programa, muitos usuários foram cadastrados e alguns destes estão tendo a oportunidade de participarem destes grupos que são coordenados pela técnica de enfermagem Lisiani Tavares e pelo médico da unidade de saúde Dr. José Azevedo. Os grupos têm por objetivo o auxílio na busca por melhor qualidade de vida desta população. Desde o início, os grupos conquistaram e vem conquistando vários apoiadores que se propõem a ajudar na implementação das atividades, o que fortalece e mostra a importância deste trabalho no município.
            Ressaltamos que hoje temos dois grupos, um no Pirapó e outro no Centro, mas que, no entanto outros dois grupos começaram a acontecer, um no Gelinski e um segundo no Centro, que tiveram que ser interrompidos, no entanto é intenção da equipe e gestão, assim que possível retomar estes, da mesma forma como oportunizar outras localidades.
            Como forma de comemoração, os dois grupos estiveram reunidos para festejar. Os pacientes iniciaram a tarde na Praça Central, fazendo exercícios de alongamento, dançando e cantando parabéns, orientados pelos estagiários da Assistência Social. Posterior a esse momento, fomos para o auditório da prefeitura, onde continuamos com as festividades. O grupo teve inclusive um bolo fantasia (por serem diabéticos), simbolizando o aniversário. Os participantes coordenadores e apoiadores tiveram uma tarde de confraternização agradável e descontraída, com depoimentos dos usuários que demonstram satisfação com o tipo de atendimento e a possibilidade de integração que estão tendo. Ainda tem muito a evoluir o grupo no que diz respeito ao crescimento de cada um, mas neste ano notamos melhoras na qualidade de vida dos pacientes.
Equipe HIPERDIA_ Secretaria Municipal de Saúde de Sertão Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário