terça-feira, 25 de março de 2014

Sertão Santana realiza XVI Festa do Boi no Rolete e da Carne Moída e assada no Espeto


O Município de Sertão Santana comemorou seu aniversário na segunda-feira 24/03, contudo fazendo parte das programações alusivas aos 22 Anos de Emancipação Política, no último domingo, 23/03, foi marcado pela tradicional Festa do Boi no Rolete, agraciada com um lindo dia ensolarado, o terceiro dia de outono 2014, o dia foi um convite para intensa presença de visitantes e comunidade que estiveram prestigiando mais este grande evento no Pavilhão de Eventos da Comunidade Evangélica.
Logo pela manhã os visitantes já podiam perceber a movimentação dos estandes, com muitas variedades de equipamentos agrícolas, desde tratores até motosserras, também revenda de motos e carros, tendas com muitos produtos eletrônicos, artesanato, confecções e outras opções comerciais. 
Teve quem já aproveitou para fechar negócio no próprio evento, outros levaram objetos de recordação para casa e desta forma as tendas e estandes estiveram muito movimentado durante todo o tempo.
Recepcionando os convidados estavam as soberanas Tauana Bonness, Magda Hahn  Lietz e Stefani Storck, que estiveram conquistando com sua simpatia e beleza a admiração e o carinho de todos que ali chegavam. Também como anfitrião estava o Prefeito Sergio Teifke, que juntamente com demais autoridades, municipais e estaduais avaliou o movimento da festa como muito positivo com um número expressivo de visitantes e comunidade.

A gastronomia que dá nome a festa
O nome do evento “Boi no Rolete” foi originado em função do prato principal do cardápio servido no almoço, um churrasco preparado com um boi inteiro, sendo apenas retiradas as vísceras e o couro. O trabalho de temperar fica por conta dos experts nesta área, uma equipe chefiada por Ronaldo Bridi, Vilson Sonemann, Juliano Girú e Ademilson Sonemann mostrando muita dedicação e empenho no preparo. Depois disso o boi é colocado em um espeto gigante e encaixado em uma churrasqueira fechada, construída para este fim, onde fica ao calor das brasas por volta de 16 horas até que esteja ao ponto de ser retirado e servido para comunidade apreciar o assado. A carne é vendida em porções e pelo jeito já caiu mesmo nas graças dos consumidores a julgar pelos elogios ao tempero e pelo fato de que o Boi no Rolete foi completamente consumido.
Além dessa opção de almoço teve também o churrasco tradicional assado no espeto, galeto e a carne moída no espeto, outra das marcas do município. Para acompanhar este cardápio os visitantes ainda tinham uma variada opção de saladas e cucas, bem ao estilo colonial revelando a face de Sertão Santana que recebe tão bem seus visitantes.

Como já tradicional na festa a Banda Típica Integração, de Sertão Santana, esteve abrilhantando o dia fazendo um show em meio público, conquistando a atenção de todos e a admiração de todos.
Assim como todos os anos os brinquedos infláveis também conquistaram a atenção da criançada, que não tinha hora para começar e nem parar de brincar.
Por volta das 15 horas, show com a Banda Ponto.Com, que embalou o público presente durante toda à tarde, tocando vários ritmos de músicas.
Em conversa com um dos organizadores do evento, o mesmo estimou a presença de aproximadamente mil pessoas no almoço, já durante todo o dia tranquilamente três mil pessoas estiveram visitando na festa. A diretoria agradece a presença de todos e ao apoio das pessoas que estiveram envolvidos para o sucesso do evento.

Como surgiu no município o Boi no Rolete
Durante o ano anterior estivemos conversando com Delso Krieger no qual no ano de 1998, como presidente trouxe para o município o tradicional Boi no Rolete.
Krieger lembra que a idéia inicial de criar o Boi no Rolete surgiu da visita à cidade de Marechal Candido Rondon no Paraná município em que esta festa já é tradicional, então em conversa com Adroaldo Teifke este sugeriu que se criasse uma festa como o Boi no Rolete do Paraná, pois bem a primeira festa foi realizada com muito trabalho e sacrifício numa intensa correria. Para o preparo do Boi no Rolete veio do município de Marechal Candido Rondon dois casais para temperar a carne que naquele ano foram dois bois inteiros assados. Uma grande divulgação em torno da festa foi realizado na região, até por ser novidade a expectativa era bem grande de um bom público.    
“Sempre nas vésperas da festa realizávamos baile, e no dia da festa lembro que choveu bastante e mesmo assim foi um grande festão, só pouco lucro. Construímos duas churrasqueira que acomoda o Boi no Rolete aonde uma das cúpulas veio de Marechal Candido Rondon e a outra o Olívio Schranck montou para nós na semana. Lembro  que a festa foi um sucesso, pessoas de outros municípios da região ficaram admirados com a idéia e o prato oferecido, tivemos apoio da prefeitura e o forte apoio da comunidade que estiveram ajudando.” Comentou Krieger.Hoje a festa do boi no Rolete é referência na região.


Matéria: Figura

Nenhum comentário:

Postar um comentário