quarta-feira, 14 de maio de 2014

Rio Grande do Sul terá participação de 100% dos municípios no Dia do Desafio 2014


Lançamento estadual do DDD 2014 foi realizado na manhã de ontem, terça-feira (13/05). Evento voltado ao estímulo da prática da atividade física acontece no dia 28 de maio.

O Rio Grande do Sul bateu novo recorde de inscritos no Dia do Desafio e será o único estado brasileiro a mobilizar neste ano 100% dos seus municípios. As 497 cidades gaúchas aceitaram participar da grande mobilização em prol da qualidade de vida marcada para o dia 28 de maio em todo o Continente Americano. Na manhã desta terça-feira (13/05), em Porto Alegre, aconteceu o lançamento estadual do DDD 2014.
 O evento de lançamento contou com a presença de autoridades, parceiros e imprensa. O diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, apresentou uma retrospectiva da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo e destacou a participação do Sesc Campestre, como Centro de Treinamento Oficial no Mundial deste ano. "O futebol é só uma das atividades do Dia do Desafio. Nossa proposta é que em 28 de maio se forme uma rede em todo RS para que as pessoas saiam da rotina e sejam contagiadas pelo espírito esportivo e de superação", disse. O público pôde conferir, também, um bate-papo com os jogadores Pepe (vencedor das Copas de 1958 e 1962) e Luizão (campeão da Copa de 2002), em que o jornalista Duda Garbi foi o mediador.
O município de Sertão Santana, também se fez presente no lançamento oficial do Dia do Desafio 2014, estiveram presentes no Evento o Vice-prefeito - Ivano Naibert, o Diretor de Departamento de Desporto da Prefeitura e Assessor de Imprensa – Vinicius Suriz, o Coordenador Municipal do Dia do Desafio – André Souza e a Chefe de Promoções Culturais – Gabriela Graboski.
Este ano Sertão Santana enfrentará a cidade brasileira de Penaforte/Ceará. A partir daí, cada cidade está mobilizando a sua comunidade a participar do evento, por meio da promoção de alguma atividade física ou solidária. As atividades deverão acontecer entre 0h e 20h30 do dia 28 de maio. A participação poderá ser individual ou coletiva, sendo imprescindível o registro junto ao Sesc ou ao centro coordenador da cidade.
Realizado simultaneamente em diversos países, o evento estimula a prática de atividades físicas, numa disputa saudável realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem por, ao menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Este ano, a Capital gaúcha enfrentará Guarulhos pela segunda vez. Em 2012, Porto Alegre mobilizou 46,55% da população, enquanto a cidade paulista envolveu apenas 31,39% de seus habitantes. Confira os demais confrontos no site www.sescsp.org.br/diadodesafio. Uma das atividades já programadas para o DDD em Porto Alegre é a tradicional Corrida Noturna, que acontecerá no primeiro minuto da madrugada do dia 27 para 28, com largada no Parque Marinha do Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas.

O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, acontece em parceria com as prefeituras e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual 
de Esporte e Lazer.  
No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente nos 497 municípios gaúchos com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre a entidade em www.sesc-rs.com.br.

Move Brasil – O Dia do Desafio é uma ação para o Move Brasil, que reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.


SOBRE O DIA DO DESAFIO
:: HISTÓRICO ::
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

Era um convite para exercitar o corpo e o início de um grande projeto. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Na ocasião, participaram 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio vem sendo realizado desde 1997. Atualmente, o RS é o segundo Estado brasileiro com o maior número de participantes.


:: COMO FUNCIONA ::
Os municípios gaúchos interessados em participar do Dia do Desafio 2014 se inscreveram, por meio das prefeituras, junto às Unidades Operacionais do Sesc no Estado. No dia 5 de maio, os 497 inscritos gaúchos conheceram seus concorrentes por meio de um sorteio eletrônico realizadoem São Paulo.Parao sorteio, as cidades foram divididas em sete categorias, por número de habitantes. Para os municípios brasileiros, foi considerado o número oficial disponibilizado pelo IBGE. Nas demais, o número oficial de habitantes foi fornecido pelos órgãos municipais responsáveis pelo evento.

Categorias:
1- até 9.999 habitantes;
2- de 10.000 a 19.999 habitantes;
3- de 20.000 a 49.999 habitantes;

Nenhum comentário:

Postar um comentário