segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Leitura e Cultura na 13ª edição da Feira Municipal do Livro em Sertão Santana









Sertão Santana – Durante toda sexta-feira, 30 de outubro, alunos das escolas municipais e estadual do Município, participaram das atividades alusivas a Feira do Livro realizada no Pavilhão de Eventos da Comunidade Evangélica de Sertão Santana - IECLB.
Esta é a 13ª Feira do Livro realizada pela SMEC da Prefeitura Municipal de Sertão Santana com o Patrocínio do Banco Banrisul e o apoio do Sicredi.
Participaram das atividades mais de 1.000 alunos das escolas no Município. Além das bancas com livros, também fizeram parte da feira, apresentações de teatro, contadores de história, participação do SESC, brinquedos infláveis, pinturas de rostos, apresentação dos trabalhos dos projetos do Sicredi (A união faz a vida), apresentação do CRAS, a escritora apresentando seu livro (Encontro com a Vida), sendo que a escritora é professora e estudou na rede de ensino municipal e estadual do município e a presença do conselho tutelar.
Segundo Dulce W. “o objetivo deste evento é incentivar a criança a ter interesse pela leitura, a participação dos alunos com os livros, e o Sicredi doou o valor referente a 511 livros, que foram distribuídos durante a feira com determinado número de obras por turma de escola”. Também teve na feira o sorteio da nota cidadã no início da tarde às 13h e 30 min.
O Prefeito Sergio Teifke em sua fala parabenizou a participação de cada membro da organização do o ressaltando que é muito importante reconhecer a capacidade de cada um em terem se empenhado realizarem a feira e que todos estão de parabéns, destacou o orgulho que sente em ter uma escritora que é do município participando da atividade.

Escritora Regina Raphaeli Schuerne
A escritora Regina Raphaeli Schuerne - Pedagoga Orientadora da ULBRA, falou que é o seu primeiro livro que está na segunda edição, que gosta muito de escrever desde que aprendeu a ler, e esta obra é fruto de sua inspiração durante as férias que ao dormir sonhava com partes da história e ao acordar as escrevia para não esquecer.
A obra segundo Regina, “conta a história de uma agente da polícia que se apaixona por um rapaz e acaba tendo que investigar sua vida, são 78 páginas, mas tem uma avanço muito grande do início até o fim do conto”. A escritora ressalta que a leitura é para todas as idades e por ser seu primeiro livro conseguiu a editora através da indicação de uma amiga escritora de Guaíba.

Sobre a escritora e sua obra
Este é o primeiro livro escrito por Regina, a obra esta na segunda edição por ter sido muito procurada e a escritora pretende lançar um próximo, dando continuação a história dos personagens.
Os livros foram publicados pela editora PERSI de São Paulo especializada em livros online, o objetivo era trabalhar somente com livros online mas foi disponibilizado também a cópia física devido a grande procura pela obra.
A escritora comentou que sempre gostou muito de escrever desde que aprendeu a ler e que fazia na época poemas e cartas, e que ao se tornar professora e no contato mais direto com as dificuldades dos alunos em sala de aula, decidiu dar uma atenção mais especial a quem não tem interesse pela leitura.
“Nas escolas conversando com os alunos eu descobri que as leituras são livros mais pesados com autores consagrados como, Machado de Assis, José de Alencar, entre outros, então nos questionamos em começar a inserir a leitura com as crianças de uma maneira mais prazerosa”, disse Regina.
A partir de muitos questionamentos a escritora tentou procurar alguns livros não extensos e com leitura maçante e não encontrou. Regina destacou que gosta muito de ler desde a Bíblia até quadrinhos, experiências que contribuíram para que ela comesse a escrever, e iniciar a história. A obra não tem público alvo e a escritora objetivou atingir o público que não gosta de ler independente da idade, “procurei escrever de forma simples e numa leitura fácil, e isto é mais difícil do que fazer algo complexo, porque simplificar o máximo uma leitura é muito difícil”.
São 78 páginas de uma história enorme de anos e tudo acontece muito rápido, “a obra é um romance um pouco diferente, conta a história de uma menina órfão que não tem família e nem ninguém, com 26 anos e ela é agente da polícia, é uma menina linda e maravilhosa super feminina, mas muito dura não é emotiva não se deixa envolver por ninguém nem tem amizades, vive só para o trabalho e acaba conhecendo um cara que desperta nela um sentimento diferente e ela acaba se apaixonando por ele, só que ela tem que investigá-lo porque ele é um suspeito da polícia e mais detalhes só adquirindo o livro, é uma história com muita ação e suspense.

Como adquirir a obra
O livro está disponível no site da editora PERSI na feira teve o custo de R$20,00 cada, tem a versão em PDF para baixar gratuitamente para quem queira ler no computador que é gratuita.
As pessoas cobram bastante a escritora pela continuação da história que segundo a escritora tem um fim, e também se coloca a disposição para orientar quem tenha dúvidas sobre a história e sobre como publicar livros.

As dificuldades da publicação
Mauren Cainã é o nome da grande escritora que ajudou Regina a publicar sua obra, isto por meio de um amigo que mediou o contato entre as escritoras porque quem está iniciando segundo Regina, enfrenta muita dificuldade porque a maioria das editoras cobram por isso.
Mauren é uma escritora de outro estado que mora em Guaíba e possui vários livros em PDF, sendo já reconhecida por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário