O Prefeito de Sertão Santana - Sergio Teifke participou nos dias 04 e 05 de outubro, em Brasília-DF, de uma mobilização nacional organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Esta mobilização dos prefeitos serviu para reivindicar junto ao Governo Federal mais recursos para a saúde, uma melhor distribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios, outro tema bastante discutido foi regulamentação da Emenda 29, com a garantia de mais recursos para a saúde pública e educação.
A mobilização se concentrou no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Durante o encontro, além da distribuição dos Royalties e Emenda 29, outros assuntos foram tratados: a crise financeira mundial, a regulamentação dos convênios, o decreto dos bancos oficiais, panorama das finanças, projeção de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), as preocupações com o texto do Plano Nacional de Educação, o impacto do Piso Salarial do Magistério e a complementação da União ao piso foram algumas ponderações em relação à Educação apresentadas aos gestores Municipais. Há o questionamento em relação ao plano apresentado pelo Governo Federal como será o financiamento das metas; quanto os Municípios terão que investir nas creches para atender 50% da população de 0 a 3 anos; qual o custo do atendimento de 100% das crianças da pré-escola – de 4 e 5 anos – conforme obrigatoriedade da Emenda Constitucional 59/2009; e qual o impacto da Educação integral em 50% das escolas municipais.
Para o prefeito Sergio Teifke “é importante a participação e o envolvimento dos Prefeitos, como gestores dos Municípios em um evento deste porte, pelo o que poderão trazer como benefícios para toda a população, não só pelos debates, mas pela oportunidade de reivindicar”, declarou, Teifke.
Sergio Teifke aproveitou ainda para fazer algumas reivindicações no Ministério das Cidades onde foi recebido pelo Ministro Mário Negromonte (PP), e pela Senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP), que informaram que irão encaminhar mais recursos para o município de Sertão Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário