quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semana da Alimentação de 2011 tem foco no preço de alimentos

Todos os anos a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, sigla em inglês) realiza na data de sua fundação dia 16 de outubro o Dia da Alimentação. Na edição deste ano o tema escolhido para ser debatido foi “Alta dos preços dos alimentos: da crise à estabilidade”.

O aumento constante nos preços dos alimentos põe em risco a segurança alimentar das populações de quase todos os países atingindo principalmente aqueles em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Segundo dados da FAO e do Banco Mundial, entre 2010 e 2011, quase 70 milhões de pessoas passaram a vivenciar pobreza extrema e o preço dos gêneros alimentícios atingiu o pico pela segunda vez em menos de quatro anos. Tais fatos aumentam o risco de repetição da crise mundial alimentar ocorrida entre os anos de 2007 e 2008.
Os objetivos da ação de 2011 focam em uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome.
Dentre os diversos fatores que causam alta nos preços destaca-se o aumento contínuo do valor do petróleo, o qual impacta nos custos de transporte e insumos agrícolas (incluindo fertilizantes).
Vários estados realizarão atividades na semana do dia 16 de outubro. Em Sertão Santana a Semana da Alimentação contará com cartazes informativos sobre saúde e alimentação espalhados em vários pontos da cidade e com a realização de algumas atividades educativas, desenvolvidas em conjunto pela Emater/RS – Ascar e a Secretaria Municipal de Educação. No Rio Grande do Sul a semana ocorrerá de 16 a 22 de outubro e será coordenada pelo Conselho Regional de Nutrição, juntamente com o grupo de instituições promotoras do evento Emater/RS–Ascar, CONSEA-RS, Ação da Cidadania RS-FESANS/RS e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Clarissa Souza Ferreira - Extensionista de Bem Estar Social - Nutricionista  EMATER/RS – ASCAR.
Paula Leite Baldasso – Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário