quarta-feira, 19 de junho de 2013

Município trabalha forte na diversificação de Cultura

Sertão Santana
A produção de tabaco tem importância centenária no país, mas ao longo dos anos, muito se perdeu da diversificação em função da especialização das famílias em praticamente uma única atividade. Homens, mulheres e jovens precisam e  devem ter espaço para o desenvolvimento de  projetos em sua propriedade, opções para que possam continuar no campo.

Em Sertão Santana, município que vem trabalhando e se destacando em cima de diversificação de culturas, estivemos conversando com Alex Kologeski, que é técnico agrícola e presidente do Território rural centro-sul, que nos conta um pouco das atividades do município.
Essa busca por novas atividades começou com a vontade e necessidade do nosso produtor rural, iniciando a diversificação com a produção da uva, um projeto que se concretizou e hoje é reconhecido em toda região.
Alex diz que o investimento no projeto da viticultura (produção de uva) aconteceu devido ao interesse de um grupo de produtores e com isso percebeu-se a importância da diversificação para o município, o qual a base da economia é o arroz e o fumo.
“Com o passar do tempo, começamos a nos preocupar em investir mais, o agricultor, o executivo da prefeitura municipal, juntamente com os parceiros Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ministério do Desenvolvimento Agrário, fomos à procura de novas alternativas e também por muitos destes projetos que implantamos e até projetos que partiram do próprio produtor, a Secretaria da Agricultura vem trabalhando no suporte aos agricultores, através das patrulhas agrícolas. Nossa preocupação hoje é direcionada para aquisição de equipamentos que o produtor não tinha, tais como: retro escavadeiras, tratores, ensiladeira, que podem ser utilizadas para fazer açudes, plantar milho, soja, arroz e outras atividades, tais como já executamos na produção de fumo. Por outro lado, o produtor mantendo contato e conhecendo estas tecnologias também está investindo em sua propriedade, e esta é uma parceria (agricultor e secretaria da agricultura) que está produzindo os frutos que estão aí, em todos os setores” comentou Alex.

Jovem no meio Rural
Quem irá produzir alimento para o mundo? Esta é a pergunta que inicia este assunto, segundo dados mundiais, hoje a população do mundo é de aproximadamente 7 bilhões de pessoas, e estas logicamente tem que se alimentar, contudo  os jovens do meio rural estão migrando para as grandes cidades, deixando a agricultura sem sucessão rural.
       
Renda para o jovem produtor
É preciso trabalhar condições para que o meio rural ofereça renda para o jovem produtor, que esta seja no mínimo compatível com a renda que ele possa ter na cidade. “O que nossa secretaria está buscando, são alternativas de renda e que estas alternativas sejam fontes lucrativas para manter o jovem no campo, que estes jovens possam especializar-se, através de cursos superiores ou mesmo cursos ministrados por nossos parceiros (Emater, Sindicato, etc...), mas que continuem em suas propriedades. Esse ano talvez tenhamos uma das maiores safras do Rio Grande do Sul, e com os preços altos é dinheiro no bolso, resultado positivo, se fosse sempre assim competiríamos com as oportunidades da cidade, mas não é sempre assim, já no ano anterior vimos isso, então precisamos encontrar formas de garantir renda”, considerou Alex.  

Novas Tecnologias
Outra forma e incentivo está voltada para novas tecnologias e a grande importância que estes avanços trazem na produtividade. “Hoje tudo se transformou, as tecnologias garantiram um índice de produtividade que nós não tínhamos antes, e temos espaço para crescer ainda mais, com mais equipamentos de irrigação artificial, por exemplo. Há também os projetos das agroindústrias, como a de produção de suco de uva e outras em andamento, tais como a de schimier e conservas. Há ainda há produção em estufas de hortifrutigranjeiros e os “tambos” para produção de leite. E a hidroponia, que também vem ganhando espaço em nosso município” falou Kologeski. 
Alex considerou ainda que o poder público, em conjunto com instituições e entidades, deve continuar discutindo e oferecendo mecanismos que proporcionem condições para que a juventude opte pelo campo. De acordo com ele para qualquer atividade escolhida, o principal elemento é viabilizar mercado e garantia de renda igual ou superior à oferecida nas cidades.

Renda Mensal
Outra preocupação que Alex demonstra é quanto ao agricultor dispor de uma renda mensal, como por exemplo, outros municípios, que possuem alternativas de renda mensais que custeiam suas despesas de manutenção familiar (alimentação, vestuário, luz, telefone, combustível, etc...) e quando o produtor for vender sua safra de fumo ou arroz, esta produção esteja livre de despesas, sobrando 100% para ele, chegando ao final da safra com um montante maior de dinheiro para investir como quiser.
“Alguns investimentos que fizemos deram certo, como é o caso da criação de Ovinos, caprinos, suínos e leite, temos produtores que vendem o ano todo. Há também, os produtores que vendem suco, vinho, cachaça, melado, carvão e hortifrutigranjeiros durante o decorrer do ano, abastecendo a merenda escolar e os comércios locais e regionais, tudo isso além da produção anual de soja, milho e o fumo que são a fonte da economia do município. Um dos muitos exemplos em nosso município é Juarez Gelinski, fumicultor, que acreditou na produção de leite, teve seu investimento 100% financiado pelo Banco do Brasil, através do programa mais alimento, e que vem se mostrando muito contente com esta diversificação de cultura, trabalhando com cerca de 12 vacas em uma área de cinco hectares, tendo uma renda líquida de três mil e quinhentos reais mensais. Além disso, continua plantando fumo, sua esposa cuida do tambo de leite, agregando uma boa renda mensal para sua família” comentou Alex.
Pela experiência já vivenciada com o programa, Alex afirma que hoje a comercialização do produto é fácil, pois os agricultores possuem programas de crédito, para que possam investir na diversificação em suas propriedades.

UVA
O projeto da Uva, conhecida em toda região está em andamento e mostrando resultados positivos. A safra da uva foi bastante satisfatória nestes últimos dois anos, e hoje o suco é consumido pela merenda escolar nas escolas da região e grande Porto Alegre, vendido no comércio, pois está legalizado. Hoje a Cooperativa conta com aproximadamente 38 associados, estando financeiramente em dia, comprando a produção e pagando seus sócios em dia, colocando a produção no mercado, estando também habilitada a trabalhar com qualquer produto de origem animal e vegetal. Foi projetada uma cooperativa que abrangesse toda a produção da agricultura familiar. Através de recursos do Programa Território Rurais do Governo federal e investimentos municipais, para a criação da Agroindústria de Suco. Também houve a liberação de recursos para a aquisição de um caminhão refrigerado e com isso poder comercializar a produção em outros municípios. 
Segundo o técnico agrícola, existem recursos depositados para a criação de mais quatro agroindústrias, estando em processo de compra e licitação, aguardando somente a entrega dos equipamentos, que serão destinados para as agroindústrias de: conservas, aipim descascado, suco de laranja e schimier, sempre na busca da integração das atividades entre si.
“Existe o comprometimento tanto do produtor como dos órgãos públicos no incentivo da diversificação, porém há a necessidade de que os prefeitos de nosso território invistam em políticas de desenvolvimento regional e direcionem recursos para projetos de diversificação que alavanquem a economia de nossa região porque é disso que precisamos, pois não podemos esperar que uma grande indústria venha cair em cada município...” temos que fazer nosso dever de casa e incentivar nossas potencialidades locais a se desenvolver comentou o presidente do Território Centro Sul, Alex.          

Parceria com Indústria de Conservas
Ainda nesta área, Alex está fechando uma parceria com indústrias de conservas. Os interessados em investir na produção de pepino para conserva, podem se cadastrar na Secretaria municipal de agricultura, pois para que isto aconteça, precisará de um número mínimo de produtores no município. Esta parceria é viável pois já há transporte e comercialização garantidas. Quem quiser mais informações e tiver interesse em ter mais uma opção de renda em sua propriedade, procure a secretaria municipal de Agricultura da Prefeitura Municipal Sertão Santana ou Emater.

Prefeito de Sertão Santana
“O município de Sertão Santana já vem se preparando para as atividades de diversificação desde governos anteriores, e a Secretaria da Agricultura tem feito muito bem este trabalho, dei incentivo, contudo o mérito mesmo é da população, a prefeitura faz sua parte, e os produtores a dele, acho que o pessoal deve sim continuar plantando seu fumo e paralelo a esta atividade procurar diversificar cada vez mais a cultura em sua propriedade, pois a partir do momento que as empresas fumageiras, ou até mesmo empresas de sucos e vinhos, percebem que tem outra opções eles olham diferente, do que um  município que depende somente de uma cultura, a prefeitura esta cada vez mais buscando incentivar a diversificação de cultura investimos muito na Secretaria da Agricultura com isso incentivamos e damos oportunidades a nossos agricultores. E finalizo frisando novamente que não devemos ficar na mão de uma única cultura” concluiu Sérgio Teifke
Matéria: Figura

Regional de Noticias          

Nenhum comentário:

Postar um comentário