segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sindicato sertanense promove cursos

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana realizou recentemente no início de Junho cursos de grande relevância para os produtores, e demais interessados do município. O SENAR-RS através dos instrutores esteve ministrando esses cursos.

Os cursos obtiveram parceria da Administração Municipal que cedeu o espaço da biblioteca para que fossem realizado o curso de Informática, também contou com a colaboração da Igreja Católica que cedeu o pavilhão para a realização do curso de Compotas.
Os cursos realizados foram os de Guasqueiro; Informática e Compotas.
Guasqueiro

O curso de confecção de peças em couro “Guasqueiro” foi ministrado pelo instrutor do SENAR; Alexandre Pereira da Rosa e contou com a participação de 12 alunos. 
Trata-se do manuseio do couro bovino como matéria prima para a fabricação de utensílios do homem no campo, que podem ser utilizados tanto para a comercialização, como para seu próprio uso em arreios cabeçadas rédeas e tudo o que envolver. Os conteúdos abordados pelo instrutor foram: Preparação de ferramentas (facas e cravadores), avaliação de couros e peles, desengorduramento, descarne, depilação de couros e peles e estaqueamento. Preparação da lonca, sova e amaciamento de couros, técnicas para tirar tentos e loros, fixação de argola e costura simples, consertos e reparos de arreios, confecção de trançado até 05 tentos, corda lisa e botão simples (rédea, cabeçada, peiteira, estribeira e maneia). Os cursos foram realizados no galpão do Sr. Tiago Xavier e segundo o instrutor Alexandre os alunos tiveram um ótimo aproveitamento absorvendo claramente as dicas e ensinos. A próxima etapa do curso ocorrera nos dias 11 a 13 de Julho.
Informática
Já o curso básico de Informática, teve duração de 3 dias e foi ministrado pela instrutora do SENAR; Denise de Porto Alegre, e contou com uma turma de 11 alunos. As aulas foram realizadas na Casa de Cultura do Município, sendo destinado às pessoas do meio rural. Alunos estiveram aprendendo componentes básico do computador, e também a navegar na internet. Aprenderam um pouco sobre seus componentes: monitor, teclado, mouse, leitor/gravador de discos e demais acessórios e funções. 
Compotas
Curso de “Compotas” ou processamento de frutas foi realizado do dia 10 até o dia 12 de Junho e foi dirigido pela instrutora; Marcia. Estiveram presentes cerca de onze participantes.
Este curso foi ministrado no pavilhão da Igreja Católica. Os alunos aprenderam técnicas de trabalho com objetivo de orientar as agricultoras sobre o processamento de frutas encontradas nas propriedades do pólo agrícola, como uma forma de agregar valor aos produtos da região, sendo fonte de renda alternativa e um incremento na renda familiar. O principal objetivo é desenvolver produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos aplicando técnicas e boas praticas de higiene. 
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana agradece a Prefeitura Municipal de Sertão Santana pelo espaço cedido e também a igreja católica pelo salão disponibilizado, e também ao Tiago Xavier por ter oportunizado em sua propriedade o curso de Guasqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário