quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sertão Santana comemora Dia Mundial da Alimentação

Anualmente a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra na data de 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. Na edição deste ano o tema escolhido para ser debatido foi“Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional”.
A data coincide com a criação da própria FAO, que a cada ano, seleciona um tema com o objetivo de chamar atenção dos países para questões importantes envolvendo a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo.
O tema deste ano propôs uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercialização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza muita água, cria gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta.
Pensando nisso, a Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e de Educação de Sertão Santana promoveu ações com o intuito de sensibilizar a comunidade para a causa. No dia 16, alunos do 4º ano de escolas municipais, integrantes do Projeto Pequenos Vigilantes,visitarama Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana a fim de conhecer o processamento da uva em suco, desde a propriedade até o consumo na escola. Além disso, também teve distribuição de material educativo sobre segurança alimentar e nutricional em pontos estratégicos do município.

É extremamente importante desenvolver o senso crítico e a preocupação com esse tipo de causa nas nossas crianças, uma vez que, modelos insustentáveis de desenvolvimento estão destruindo o meio ambiente e comprometendo o fornecimento de alimentos. Profundas mudanças na nossa agricultura e no nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes, destaca a nutricionista da Emater/RS-Ascar de Sertão Santana, Luana Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário