terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sertão Santana recebe visita de Grupo de Escoteiros

No último sábado, 28 de setembro, o Município de Sertão Santana esteve recebendo a visita do Grupo de Escoteiros Souza Lobo do Bairro Sarandi da cidade de Porto Alegre. Cerca de 170 pessoas entre alunos, pais, professores, colaboradores da Comunidade Sertanense, crianças e jovens do Movimento Escotista, trocaram experiências e realizaram atividades durante todo o dia. Também fez parte das atividades do encontro palestras para os pais participarem e entenderem melhor o que faz um escoteiro.

Desfile Cívico
Em conversa com a professora Fernanda Ruszkowski, uma das coordenadoras e responsáveis pela presença do Grupo Souza Lobo no município, nos conta que a idéia surgiu do tema estadual do fogo simbólico nas festividades da Semana da Pátria, que foi os “100 anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul.
A Professora começou a pesquisar, procurando grupos de escoteiros, e através do contato com a Supervisora de Educação Luziane Schawlbe, conseguiu interagir com o grupo Souza Lobo de Porto Alegre, pedindo informações sobre as atividades que realizavam, as idades para participar, lenços usados e tudo mais sobre o escotismo.
“No desfile cívico realizado em 07 de setembro, alcançamos nossos objetivos, foram confeccionados, junto com a equipe de funcionários da escolinha, bonés, lenços, bandeirolas e encaminhamos a criação de adesivos e camisetas, tudo isso foi muito gratificante, os alunos gostaram da idéia e a comunidade correspondeu” comentou Fernanda.
 No dia 07 de Setembro os alunos da Educação Infantil e 1º ano do anexo da Escola Ruy Ramos foram destaque, com a faixa “União, Civismo e Ética, Caminhos para um País Melhor “SEMPRE ALERTA”, demonstraram todo seu conhecimento até com o grito de guerra dos escoteiros. E foi através deste ato que a comunidade, também se interessou no tema e buscaram mais conhecimentos, então os professores se reuniram junto com a Secretaria de Educação e cogitaram a possibilidade de trazer o Grupo de Escoteiros Souza Lobo, para o município.

Visita do grupo Souza Lobo
O Grupo Souza Lobo de Porto Alegre, não teve como comparecer no desfile, contudo agendou sua visita para o sábado 28 de setembro, com o apoio da Administração Municipal de Sertão Santana através de suas secretarias e a presença do grupo se concretizou.
É importante salientar que a comunidade e o comércio ajudaram com alimentos, para desta forma prepararem o almoço, que foi servido no CTG Tio Raymundo, para aproximadamente 170 integrantes entre escoteiros da Souza Lobo e os  alunos de Sertão Santana.
O grupo é dividido por ramos: Lobinhos, Escoteiros, Sênior e os Pioneiros. Palestras e trocas de idéias foi realizado com professores e pais de como formar um grupo de Escoteiro no município.

Ação Voluntária
   
O grupo realizou uma ação voluntária, isso é um ato de dignidade para os escoteiros, então ficou acertado que os escoteiros plantariam flores na praça central, até isso Fernanda relata que vários comércios colaboraram com a doação destas flores, e com isso deixaram através dos escoteiros a Praça Central mais colorida. E por volta das 17h30min em frente à Prefeitura ocorreu o arriamento das bandeiras, encerrando as atividades do dia com agradecimentos a todas as pessoas que ajudaram a proporcionar este encontro.

Na despedida, a Escola em nome de todos organizadores entregou de forma simbólica, por toda atenção e trabalho desenvolvido pelo grupo, um “Lírio da Paz”. O Grupo de Escoteiros Souza Lobo da mesma forma entregou a professora Fernanda e ao Secretário da Educação Roberson Cardoso um lenço e um Diploma de honra ao mérito de serviço prestado ao Movimento Escoteiro!    

Um comentário: