quarta-feira, 23 de julho de 2014

Fepagro acompanha aplicação do Programa de Correção do Solo em Sertão Santana.



A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura de Sertão Santana têm acompanhado e monitorado o Programa de Correção de Acidez de solo do Município, o Coordenador Técnico do Programa Estadual, o Engenheiro Agrônomo/Doutorado em Ciência do solo - André Dabdab Abichequer esteve visitando Sertão Santana na última quarta-feira, 16 de julho, sua visita teve como o objetivo monitorar e fiscalizar os efeitos da aplicação do calcário financiado pelo Programa o qual Sertão Santana foi contemplado. Durante sua visita quatro propriedades de produtores beneficiários pelo projeto foram fiscalizadas. O coordenador coletou amostras de solo em pontos que receberam a aplicação do calcário e em outros sem a correção. As amostras passarão por análise química, para avaliar as divergências das duas áreas. O resultado dessas análises será usado em pesquisas para relacionar as características do solo com o efeito residual do calcário.

De acordo com Alex Kologeski – Técnico Agrícola da Prefeitura que esteve acompanhando as visitações, o sucesso do Programa vem atingindo seu o objetivo proposto pelo programa de fertilização do solo.

Na propriedade de Antônio Carlos Weber, produtor beneficiado pelo Programa, ele acredita que seu plantio teve uma melhoria de 5%, em relação antes da aplicação do calcário. Falou também da importância deste tipo de acompanhamento que a Fepagro faz junto as propriedades beneficiadas.

Sobre o Programa - O Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo busca difundir e incentivar a correção da acidez do solo, por intermédio da calagem, na pequena propriedade familiar. O objetivo é aumentar a produtividade das culturas agrícolas e da atividade pecuária nessas propriedades, auxiliando sua viabilidade econômica e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário