terça-feira, 26 de novembro de 2013

Beneficiários do PBSM de Sertão Santana participam de Dia de Campo em Piscicultura

Na última quinta-feira, dia 21/11/2013, aproximadamente 90 beneficiários (as), do Programa de Fomento à Inclusão Social e Produtiva(Plano Brasil Sem Miséria), desenvolvido pela Emater/RS–Ascar no município de Sertão Santana, participaram do Dia de Campo em Piscicultura, realizado no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM).
O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Os extensionistas da Emater/RS-Ascar, tem como missão executar estes programas no meio rural através de ações que visam à inclusão social das famílias que vivem no meio rural, ao aperfeiçoamento dos sistemas de produção, capacitação e construção de autonomia e cidadania e à soberania e segurança alimentar.
Nem as chuvas esparsas registradas nesta quinta-feira (21/11), em Montenegro, diminuíram o interesse das famílias que participaram desta atividade. Nas sete estações foram repassadas orientações sobre a construção de viveiros, desinfecção, adubação, correção, qualidade da água, lotação e alevinagem, rendimento, comercialização e despesca, acrescentando ainda a estação sobre cultivo orgânico de hortaliças, compostagem e irrigação.
Optamos por levar as famílias para este dia de campo, para despertar o interesse destas pela atividade de piscicultura, sendo também uma forma de colaborar no aprendizado e capacitação das famílias que serão beneficiadas pela segunda etapa do programa de fomento, Segunda Água. Comentou a Técnica em Pecuária da Emater/RS-Ascar de Sertão Santana, Carla Vogel Rodrigues.

O Programa Segunda Água, tem como objetivo garantir o acesso à água para a produção no meio rural através da construção de micro açudes e cisternas com pequenos sistemas de irrigação e tanques de piscicultura. No município serão beneficiadas 40 famílias, tendo como prioridade atender as famílias que já estão cadastradas no programa de Fomento à Inclusão Social e Produtiva, considerou Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário