quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sertão Santana realiza com grande sucesso a 11ª Feira Municipal do Livro

Mais de 1500 pessoas prestigiaram à 11ª Feira Municipal do Livro de Sertão Santana, realizada na última quarta-feira, 30 de outubro, no Pavilhão de Eventos da Festa da Primavera, na Rua Rosa Feiden, no centro do município. O evento iniciou por volta das 09 horas e 30 minutos, e contou com a presença do Prefeito Sergio Teifke, do Secretário de Assistência Social – Dienes Cardoso, da Coordenadora da Secretaria Municipal da Educação, Desporto e Cultura – Dulce Maria W, dos alunos da Rede Municipal e Estadual e também alunos de Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, dos professores e da comunidade em geral.


Abertura da Feira do Livro
Abrindo oficialmente à décima primeira edição da Feira Municipal do Livro as autoridades juntamente com o público presente entoaram o hino do Município, logo após o Prefeito Sergio Teifke, fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos e também a Comunidade IECLB pelo espaço oferecido para realização deste grande evento.


Novidades para todas as idades
A Feira Municipal do Livro deste ano contou com muitas novidades dentre elas, a apresentação da orquestra do CRAS, regida pelo Acadêmico/Professor de Música – Régis Tech Kologeski, que abrilhantou e emocionou o público presente com suas lindas canções.
Instantes depois outra novidade na exposição deste ano, a Vigilância Sanitária do Município através de seu responsável – Cândido Norberto da Silva, Emater/RS representada pelo Chefe do Escritório Municipal Clair de Oliveira Schaffer, a Inspetoria Veterinária – Representada pelo Técnico Agrícola - Guilherme Leite Dumer e SMEC através da Nutricionista Paula Baldasso, promoveram à formatura do Projeto Pequenos Vigilantes, projeto este para alunos da 4ª Série das Escolas Municipais (Breno Feiden, Carlos Papke Sobrinho e Rui Ramos).






Ainda na parte da manhã, o imenso público pode assistir a um grande show de mágica do Grupo Hocus Pocus Festa Show da cidade de Gravataí, o grupo interagiu com a criançada com recreações, animações, distribuição de algodão doce e de esculturas em balão, pinturas faciais entre outras atividades com apresentação de personagens circulando distribuindo alegria e sorriso da garotada. Ao meio dia o evento teve uma pausa, onde as merendeiras das escolas preparam um delicioso lanche para os alunos que ficaram para parte da tarde.
No período da tarde o evento prosseguiu com apresentações das escolas municipais e também da Escola Estadual Comendador Eduardo Secco.
O Grupo de Teatro AJP em Cena da Cidade de Cerro Grande do Sul, também se fez presente e abrilhantou a feira do livro, com uma linda apresentação de uma peça teatral.




Sorteio da Nota Cidadã 2013
Ainda dentro da programação da 11ª Feira do Livro, a Secretaria Municipal da Fazenda juntamente, juntamente coma SMEC promoveram o sorteio do Nota cidadã premiando as seguintes pessoas:
                  I – Um Refrigerador Duplex – Joel Assis
                  II – Uma TV colorida 42” – Silvio Borges
                  III – Um Split Ciclo quente/Frio 9000 btus – Elisangela Scalcon Bonness
                  IV – Um Notebook 2 GB Mem Ram e 500 HD – Roni Guimarães (brazuca)
                  V – Um Microondas 30Lts – Gabriela Graboski Rocha
                  VI – Um Tablet 7” – Ivano Schultz
                  VII – Uma Bicicleta de 18 marchas – Eduardo Schranck.

Banda Municipal de Sertão Santana e Orquestra de Tapes fazem belíssima apresentação
A Banda Municipal de Sertão Santana comandada pelo Maestro Henrique Lemos e a Orquestra de Tapes regida pela Professora e Cantora Clarrisse Bueno arrancaram fortes aplausos do público presente durante suas apresentações.
A Coordenadora da Orquestra de Tapes - Clarisse Bueno, ao agradecer o espaço oferecido pela SMEC, colocou sua orquestra a disposição do Município de Sertão Santana para futuras apresentações.






Encerramento da 11ª Feira do Livro teve palestra sobre drogas e álcool
Para encerrar a Feira do Livro, uma palestra com o deputado estadual e também vocalista da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, Mano Changes, fez a palestra “Esse barato sai caro”, sobre Álcool e Drogas – Não Jogue com a Vida.

Durante o encontro, Mano Changes mostrou dados alarmantes sobre os efeitos devastadores do crack para a sociedade. Segundo ele, hoje já chega a seis o número de adolescentes mortos por dia em decorrência do crack e pela violência que esta droga gera, sendo o dobro da média de jovens vítimas do trânsito. “O crack ganhou fama por ser uma droga barata. Porém, o efeito dela é muito curto no organismo, o que faz com que um viciado chegue a consumir 30 pedras da droga por dia. Isso representa mais de R$ 4.000,00 por mês” declarou. Conforme destacou, a crise de abstinência causada pelo crack é tão intensa que o usuário chega a matar por R$ 5,00 para comprar a pedra. “Este é o principal problema gerado pelo crack: a banalização da violência”.
Mano Changes falou dos efeitos causados pela droga, como a perda precoce dos dentes, úlceras, diarréias e gastrite, além da impotência sexual, deixando claro aos jovens que não há vantagem alguma no consumo da droga.
Para interagir com os participantes, o vocalista da Comunidade Nin-Jitsu deixa seu lado artístico falar mais alto e usa muito de seu talento. Começou a reunião com um rap que diz assim: “Diga não à violência, diga não à alienação; em uma escola divertida a gente aprende de montão". Depois da rápida apresentação, Mano distribuiu folders sobre os malefícios das drogas e do álcool.
Depois da palestra Mano Changes, foi recepcionado pelas autoridades municipais e organizadores do evento no Botecos Pub, onde foi lhe oferecido um saboroso jantar, o Deputado Mano agradeceu o convite feito pela Secretaria Municipal e Educação para palestrar nesta importante feira do livro e colocou seu gabinete a disposição sempre que o município precisar.
A Secretaria Municipal da Educação, Desporto e Cultura agradece a colaboração de todos e em especial a Comunidade IECLB pela cedência do espaço para realização desta grandiosa Feira do Livro.
O evento foi promovido pela Administração Municipal por meio de suas Secretarias Municipais de Educação, Desporto e Cultura, Saúde e Assistência Social e Secretaria Municipal da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário