segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sertão Santana se destaca na produção de suco de uva.

Fundada em 2011, Cooperativa Agropecuária cresce e fortalece a agricultura familiar na Região Centro-Sul

A Cooperativa foi fundada em junho de 2011, para produzir suco de uva. Hoje, com 38 associados dos municípios de Barra do Ribeiro, Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana, a maior parte da produção é destinada a merenda escolar. Trabalha também beneficiando uva para produtores rurais de Butiá e Dom Feliciano. Parte da produção é comercializada em feiras, e, de acordo com os associados, eles estão buscando novos mercados no comércio varejista. 
Em meio à mata nativa, lavouras de arroz, de milho e parreirais, a casa branca da Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana se destaca na paisagem cinematográfica localizada na Linha Doutor Flores, Interior do município de Sertão Santana, a cerca de três quilômetros do Centro da Cidade e a 54 quilômetros de Guaíba.
Aos poucos, a fruticultura vem substituindo com sucesso a cultura do fumo na Região Centro-Sul do Estado.
Objetivo e Regras
O objetivo original da Cooperativa é a produção de suco de uva. Todo agricultor familiar que tiver interesse em se associar deve entrar em contato com a diretoria da entidade (ver telefones abaixo). É preciso estar disposto a trabalhar em sistema de cooperativa.
Ao entregar a produção, o associado recebe um adiantamento pelo produto. No final de cada ano, é feita a distribuição dos lucros, proporcional à contribuição de cada um. O colegiado decide, também, por meio de assembleias, os destinos da instituição e os percentuais de investimento para desenvolver o negócio.
Sistema de Produção

A uva é pesada e vai para uma máquina, onde é amassada e tem o bagaço separado. O sumo segue para os tanques, um enzimático e outro decantador. Após cerca de três horas, é filtrado e vai para o processo de pasteurização e envaze. A estrutura tem capacidade para processar cem toneladas/ano de uva e produzir entre 60 mil e 70 mil litros de suco por safra (janeiro e fevereiro).
Já o vinho de Sertão Santana é produzido de forma particular, pelos associados e produtores da Região. Em agosto de 2011, a Prefeitura realizou a primeira Fest Vinho da Cidade. O evento é considerado um sucesso pelos organizadores.
Projetos Futuros
O terreno onde está instalada a Cooperativa foi cedido pelo município de Sertão Santana, na localidade denominada Linha Dr. Flores. Os equipamentos foram fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que periodicamente inspeciona a atividade.
A Instituição recebeu, recentemente, equipamentos para a produção de geleia, suco de laranja e para descascar e embalar o aipim. A presidente da Cooperativa, Celita Bialeski, e o vice-presidente Jorge Ritter explicaram que a execução dos novos projetos de produção deverá acontecer gradativamente, de acordo com a capacidade da Sociedade. “Vamos dando o passo conforme a perna”, observou Jorge. Eles acreditam que ainda em 2014 poderão começar a produção de geleia de uva.
Diretoria e Contatos
A Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana tem a sua diretoria eleita pelos associados, com Celita Bialeski, presidente; Jorge Ritter, vice-presidente; Márcio Mileski, tesoureiro; e Luiz Carlos Laux, secretário.
Para maiores informações (ingresso como associado ou contato comercial), os telefones são: (51) 9945.0288, com Celita; (51) 9968.7725, com Jorge; e (51) 9673.9976, com Célio.
Apoio ao Trabalho
Celita e Jorge destacaram, entre os apoios que recebem para executar o trabalho, o do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); da Secretaria Municipal de Agricultura; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e do Prefeito de Sertão Santana, Sergio Teifke. Da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, que há pouco tempo concedeu o selo “Sabor Gaúcho” ao suco de uva local; e do Sicredi.
Fotos e matéria: Leandro André/Jornal Gazeta Centro-Sul




Nenhum comentário:

Postar um comentário