segunda-feira, 27 de abril de 2015

Definido os finalistas do XV Campeonato Municipal de Futsal de Verão/Bar do Dedão



 x
 x

Ocorreu na noite da última sexta-feira, 24/04, no Ginásio de Esportes do Município de Sertão Santana, os jogos das semifinais do XV Campeonato Municipal de Futsal de Verão/Bar do Dedão. No primeiro jogo da noite realizado por volta das 21 horas tivemos o confronto das equipes Boa Esperança x Esperança, que num jogo bastante equilibrado na primeira etapa manteve-se com o placar zerado. No segundo tempo a equipe Esperança partiu pra cima do Boa Esperança e levou a melhor, fazendo 3 a 0, garantindo vaga para a grande final. No outro confronto tivemos o jogo entre Tabacos Xavier e União Cultural, em um jogo muito emocionante o União foi quem iniciou mostrando para o público presente que queria muito participar de uma final depois de longos anos sem participar de uma competição, ainda no primeiro tempo o União abriu o placar fazendo 1 a 0, na segunda etapa do confronto Tabacos Xavier bem que tentou empatar, mas quem estava determinado e mais focado no duelo era o União que conseguiu fazer mais dois gols, ficando com a outra vaga para disputar a super final da competição na próxima quinta, 30 de abril.
FINAL 30/04/2015
21 horas - Disputa 3° Lugar entre Boa Esperança x Tabacos Xavier
22 horas - Valendo o título de campeão Esperança x União. Venha assistir, torcer e vibrar pela sua equipe!
A competição é uma realização do CPM da Escola Eduardo Secco e da Prefeitura Municipal Sertão Santana através de seu Dept. De Desporto e tem o patrocínio oficial e exclusivo do Bar do Dedão.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Emater/RS-Ascar de Sertão Santana realiza Palestras sobre Secagem e Armazenagem de Grãos


No dia 15 de abril foram realizadas pela Emater/RS-Ascar de Sertão Santana duas palestras sobre Secagem e Armazenagem de Grãos, voltadas para a pequena propriedade familiar, uma das palestras ocorreu na Escola Municipal Capitão Garcia e a outra no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tendo como público prioritário as famílias beneficiárias da Chamada Pública de Diversificação das Áreas com Cultivo de Tabaco.
As palestras foram ministradas pelo Assistente Técnico Estadual da Emater/RS-Ascar, Engenheiro Agrônomo Márcio Dalbem, que inicialmente reforçou a importância da diversificação nas pequenas propriedades, destacando a cultura do milho, como sendo uma das atividades com maior presença nas propriedades rurais e fundamental para alcançar a diversificação.
Em seguida apresentou dois tipos de silos secadores de baixo custo existente para as pequenas propriedades, silo secador de alvenaria tradicional e silo secador de alvenaria colado, ambos com ar natural, apresentando suas vantagens, características e pontos a serem observados para uma boa secagem e armazenagem do produto. Informou que os agricultores que tiverem interesse devem entrar em contato com os escritórios municipais, que a Emater/RS-Ascar fornece projetos com planta, memorial descritivo e listagem de materiais de silos secadores em alvenaria, conforme a necessidade do agricultor, até 3.000 sacas.
Segundo o Técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar do município, Clair Junior de Oliviera Schäffer, as palestras tiveram como objetivo atender uma demanda levantada pelos agricultores familiares que enfrentam dificuldades na secagem e armazenagem, principalmente da cultura do milho em suas propriedades, objetivando assim oferecer condições do agricultor manter a qualidade de sua produção de grãos, no pós-colheita.
A equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar agradece aos agricultores pela presença e em especial a direção da Escola Municipal Capitão Garcia e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais pela cedência do espaço para realização das palestras.

Fonte: Escritório Municipal Emater/RS-Ascar de Sertão Santana.

ENTREGA DOS PRÊMIOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL






Durante o mês de abril o Município de Sertão Santana esteve realizando a entrega dos prêmios dos Programas NOTA CIDADÃ e PREMIAGRO, além dos Mascotes para os alunos das escolas que realizaram as trocas dos documentos fiscais por cupons.
No total foram 27 contemplados com prêmios, sendo 17 mascotes para os alunos das escolas municipais e estadual.
Os mascotes foram confeccionados em parceria com o CRAS, na oficina coordenada pela Sra. Vera Ruskowski e a Vanessa Robe.
Os demais prêmios, sendo cinco para o PREMIAGRO – Programa do Talão de Produtor, e outros cinco para o Programa Nota Cidadã, foram adquiridos pela municipalidade, com recursos do PIT – Programa de Integração Tributária que é um convênio com o Estado do RGS. 
Esta promoção tem a importante missão de incentivar a população a exercer a cidadania e disseminar o interesse e a consciência para estas questões. Coordenada pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal, a Educação Fiscal de nosso Município visando a participação ativa do sertanense no controle social do qual todos fizemos parte.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

CRAS de Sertão Santana realiza atividades na Comunidade Capitão Garcia




O Centro de Referência de Assistência Social do Município realizou na tarde desta quinta-feira, 16 de Abril, mais uma das reuniões com os Beneficiários do Programa Bolsa Família da Comunidade Capitão Garcia. No encontro desta tarde os beneficiários tiveram uma palestra orientada pela Assistente Social Daiane Curtinaz Spolavori que abordou o tema"Auto estima". Logo após participar da palestra o grupo participou de atividades recreativas e de lazer, os beneficiários formaram ainda a ideia de preparar um caderno de receita fomentando a agricultura familiar. O próximo encontro do Grupo será no dia 21 de maio. Maiores informações pelo telefone 9807.2911

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Patrulha Agrícola intensifica os trabalhos de silagem nas propriedades do Município




Com a aproximação do inverno, os produtores do Município de Sertão Santana estão investindo na silagem para garantir uma alimentação de qualidade aos animais e mantendo a produtividade de leite e carne. Com essa demanda a Secretaria Municipal de Agricultura priorizou a prestação destes serviços com a Patrulha Agrícola, bem como os serviços de plantadeira e construção de açudes, para que se faça atender as demandas dos produtores que não possuem estes equipamentos. Por isso os serviços de grade, equipamento este que os produtores possuem em sua propriedade, estão sendo programados com a secretaria, que esta analisando caso a caso, dando prioridade aos produtores que não possuem trator e grade. Observa-se que Sertão Santana tem aproximadamente 1500 propriedades, o que produz uma grande demanda de horas máquinas e humanamente não é possível atender todas ao mesmo tempo, tendo a necessidade de um regramento do uso.

Sertão Santana adquire Caminhão Munck Zero KM


A Prefeitura Municipal de Sertão Santana adquiriu mais um veículo para integrar a sua frota municipal, trata-se de um Caminhão Munck Zero Km que será utilizado pelas Secretarias de Agricultura e Obra para transporte e colocação de canos, transporte de combustíveis para as máquinas da prefeitura, conserto de pontes entre outros serviços que visam à melhoria das estradas do município, em benefício da melhor fluidez do trânsito para a comunidade Sertanense.
O valor total pago pelo veículo foi de R$ 183.500,00, sendo que R$ 97.500,00 são oriundos do Ministério da Agricultura e o restante da diferença pago pela Prefeitura de Sertão Santana.
Projeto este que foi aprovado e liberado por meio de articulação política do Vereador Alex Kologeski juntamente com o Ministério da Agricultura em Brasília, o projeto foi confeccionado e acompanhado através do sistema de convênios da Caixa Federal Supervisionado pelo Coordenador Técnico de Projetos da Prefeitura Sr. João Meyer, junto com Prefeito Sérgio Teifke, agricultores do município e Conselhos Municipais de Desenvolvimento

O recebimento do novo veículo foi feito pelo prefeito Sergio Teifke e sua equipe administrativa da prefeitura, na última terça-feira, dia 14/05, em frente o prédio da Prefeitura. De acordo com o prefeito Sergio Teifke, toda conquista alcançada durante essa administração precisa ser reconhecida e comemorada, “Tudo aqui é conquistado com o trabalho de uma grande equipe, preparada e comprometida, que não mede esforços para trabalhar em prol do município de Sertão Santana. Está aqui mais um resultado de todo esse empenho e esforço”, concluiu o prefeito Sergio.

Alistamento Militar


MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
CMS - 3ª RM - 8ª CSM
12ª DELEGACIA DE SERVIÇO MILITAR
121ª JUNTA DE SERVIÇO MILITAR
SERTÃO SANTANA
- COMUNICADO -
A Junta Militar de Sertão Santana comunica que a partir de 01 de abril de 2015, estará recebendo novos alistamentos para jovens nascidos no ano de 1997. Para o Alistamento os jovens deverão comparecer na Junta de Serviço Militar de Sertão Santana, na Prefeitura de Sertão Santana, no horário das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, munidos de 01 (uma) fotos 3 x 4 recentes, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sertão Santana - Definidas as equipes que irão disputar as quartas de finais do XV Campeonato Municipal de Futsal de Verão/Bar do Dedão

Na noite da última terça-feira, 14 de abril, um bom público compareceu ao Ginásio de Esportes em Sertão Santana, para assistir a última rodada da fase classificatória do XV Campeonato Municipal de Futsal de Verão/Bar do Dedão. Durante a primeira fase da competição foram disputados 20 jogos, com quatro jogos por noite, sendo anotados 174 gols com uma média de 8,7% gols por partida, a defesa menos vazada do campeonato ao final da 1ª fase é a do Boa Esperança que tomou apenas 9 gols, já na disputa pela artilharia da competição que vai até a final da competição temos até o momento o atleta do Lenon do Grêmio, autor de 11 gols, seguido por Germano Petersen (Bob)  da equipe Garra que já marcou 10 vezes e Jaison e Darlan do Esperança com 9 gols cada. Outra premiação que fará parte do 15º Campeonato é a do atleta destaque, que será escolhido a partir da semifinal pela equipe de arbitragem, o atleta escolhido será aquele que receber maior pontuação na semifinal e final.
O Campeonato Municipal de Futsal é uma realização do CPM da Escola Estadual Comendador Eduardo Secco em parceria com Prefeitura Municipal Sertão Santana através de seu Departamento de Desporto. A competição tem o patrocínio oficial do Bar do Dedão e conta ainda com apoio a Brigada Militar.
Confira como ficou a classificação e os cruzamentos das quartas de finais
Chave A
EQUIPES PG J V E D GP GC SG
Esperança 12 4 4 0 0 38 12 26
Ponto Certo 6 4 2 0 2 6 23 -17
Garra 4 4 1 1 2 16 16 0
Tabacos Xavier 4 4 1 1 2 13 15 -2
Condenados 3 4 1 0 3 14 21 -7
Chave B
EQUIPES PG J V E D GP GC SG
Grêmio/Lanc. Praça 10 4 3 1 0 23 10 13
Boa Esperança 9 4 3 0 1 26 9 17
União 7 4 2 1 1 13 13 0
Ostentagol 3 4 1 0 3 11 24 -13
Mad. Santa Ana 0 4 0 0 4 14 31 -17

QUARTAS DE FINAIS 17/04 – SEXTA-FEIRA
Venham assistir, torcer e vibrar pela sua equipe!!!
20:00 - Ponto Certo x         União
20:50 - Boa Esp.     x         Garra
21:40 - Esperança   x         Ostentagol
22:30 - Grêmio/Praça x Tabacos Xavier

Sertão Santana realiza Feira do Peixe Vivo e Jantar de Confraternização.


O município de Sertão Santana realizou nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril, na Praça Central, a tradicional Feira do Peixe Vivo, promovida pela ASERPIS – Associação Sertanense de Piscicultores, com apoio da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura.
Na Feira foram comercializados aproximadamente 2000 kg de peixe vivo das espécies Carpa Capim, Húngara, Prateada e Cabeça-grande. Também, ocorreu comercialização direta nas propriedades, nas taipas de açudes, onde se estima uma comercialização superior a 6.000kg de peixe vivo no município, principalmente das espécies de carpas, com preço que variou de R$ 6,00 a R$ 8,00 o kg do peixe vivo, caracterizando assim uma boa alternativa de geração de renda para as propriedades rurais.
A Feira teve como responsável pelo fornecimento de peixe a família do piscicultor André Luiz Mielczarski, que também realiza mensalmente a Feira do Peixe Vivo na sede da propriedade, situada na Linha Exploração, todas as primeiras sextas-feiras do mês.
No dia 08 de abril a ASERPIS realizou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um jantar a base de peixe, com intuito de confraternização dos sócios e entidades parceiras.
Segundo Hélio Ari Karr, presidente da associação o jantar serve para unir os sócios, bem como, avaliar a Feira do Peixe Vivo ocorrido durante a Semana Santa.

Estiveram presentes além dos sócios, os técnicos da Emater/RS-Ascar, Clair Junior de Oliveira Schäffer e Clarissa de Quadros, o técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, Alex Kologeski, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Flávio Avelino Koch, e outros colaboradores convidados.

terça-feira, 14 de abril de 2015

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sertão Santana.



Projeto CRAS Comunidade
O CRAS de Sertão Santana vem realizando mensalmente grupos de convivência em parceria com os Clubes de Mães do Município (Centro, Pirapó e Vitorino Monteiro) com a finalidade de socialização e fortalecimento de vínculos comunitários. Lembrando que todas as pessoas da comunidade estão convidadas a participar das atividades de Grupo. 
Os grupos estão se preparando para o ENCONTRÃO DO DIA DAS MÃES, que ocorrerá no dia 14/05, no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Saúde (Vitorino Monteiro) a partir das 14 horas e convida a toda comunidade para prestigiar este evento. Neste dia será disponibilizado transporte para o evento com saída às 13 horas em frente ao Clube de Mães Pirapó e passando às 13 horas 30 minutos no Clube de Mães Centro.
Maiores informações pelo telefone 51.9807.2911 (CRAS)

Sertão Santana - PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) é um instrumento de política pública que objetiva garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
No mês de março iniciou a distribuição dos alimentos através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), esta que é a entidade executadora  do PAA, e fornece GRATUITAMENTE  os alimentos para os beneficiários do programa.
Serão distribuídos SUCO DE UVA e ARROZ, produzidos no Município, durante um ano aos beneficiários nas seguintes formas.
 ARROZ-5 kg por mês, por família.
Aos: *Beneficiários do programa bolsa família do município;
       *Beneficiários do BPC- Benefício de Prestação Continuada idoso/portador de deficiência residentes no município.
          *Alunos da APAE Municipal
          *Chácara nova vida
  SUCO DE UVA 1 litro por mês, por família.
Aos: * Idosos com idade igual ou acima de 60 anos, com renda familiar até 3 salários mínimos e inscritos no cadastro único para Programas Sociais  do governo federal (esse realizado no CRAS);
          * Idosos participantes ativos dos grupos da terceira idade e residentes  no município.
           *Participantes do grupo Hiperdia e saúde mental Municipal
As entregas são no CRAS, na rua 24 de Março, 1658 centro de Sertão Santana nas segundas e sextas –feiras: manhã:  09: 30hs e 10:30hs e tarde: 14:00hs e 16:00hs

O Secretario de Assistência Social do Município, o Sr. Dienes Cardoso, salienta a importância do município em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Emater, Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, Sindicato Rural e Conselhos Municipais ter aderido este programa federal que ao mesmo tempo que supre a demanda  municipal referente a  insegurança alimentar, também fortalece a agricultura familiar.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jovens de Sertão Santana são dispensados do Serviço Militar


A Junta de Serviço Militar do Município de Sertão Santana comandada pela sua nova Secretária – Elizandra Giru, realizou na manhã da última segunda-feira, 30 de março, uma cerimônia de juramento e de entrega certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), para 16 jovens nascidos no ano 1996, à solenidade ocorreu no Auditório da Prefeitura Municipal de Sertão Santana e contou com a presença do 2º Tenente da 12ª Delegacia de Serviço Militar da cidade de Camaquã – Paulo Sergio Rocha Selau, que falou sobre a importância da participação dos jovens na cerimônia de juramento à bandeira. Segundo o tenente, "o juramento representa fidelidade à pátria e indica também que, apesar de não estar no exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade e, desta forma, estará honrando o compromisso assumido perante à pátria nacional".
Ao jurar perante a bandeira nacional o cidadão deverá cumprir suas obrigações militares em caso de necessidade, mesmo com a dispensa os reservistas poderão receber uma convocação de emergência para o serviço militar, a fim de evitar uma perturbação da ordem e para sua manutenção, isso em caso de calamidade pública ou mobilização.
Após a cerimônia, o 2º Tenente do Exército - Paulo Sérgio, entregou um certificado de agradecimento e mais um lindo arranjo de flores para a ex-secretaria da Junta Militar de Sertão Santana – Berenice K. Guske.
O Prefeito Sergio Teifke que também se fez presente na solenidade ao fazer uso da palavra, “agradeceu e parabenizou pelo ótimo serviço prestado por Berenice quando esteve de responsável pela Junta Militar em Sertão Santana”.
Encerrando, o Tenente falou que “todos os brasileiros do sexo masculino ao completarem 18 anos de idade, obrigatoriamente, devem se alistar no Serviço Militar, isso representa um comprometimento com a pátria, em virtude da impossibilidade de incorporação nas organizações militares, portanto, por motivos alheios à própria vontade, muitos são dispensados do Serviço Militar inicial, por isso recebem o certificado de dispensa de incorporação”.

A Junta Militar de Sertão Santana comunica que a partir desta quarta-feira, 01 de abril, estará recebendo novos alistamentos para jovens nascidos no ano de 1997. Para o Alistamento os jovens deverão comparecer na Junta de Serviço Militar de Sertão Santana, na Prefeitura de Sertão Santana, no horário das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, munidos de 01 (uma) fotos 3 x 4 recentes, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF.

SORTEIO NOTA CIDADÃ E PREMIAGRO E MASCOTE SER NOTINHA



O Grupo de Educação Fiscal do Município de Sertão Santana promoveu durante a XVII Festa do Boi no Rolete, realizada no último domingo, 29 de março, o sorteio dos Programas PREMIAGRO e NOTA CIDADÃ, além do mascote de pelúcia “Ser Notinha”,.  Este trabalho de conscientização é uma importante ação que a municipalidade promove ano após ano, desde 2010, reflete em vários benefícios para o crescimento de nosso município no presente e futuro, entre os quais financeiros, sociais e de cidadania.
Para participar somente é necessário exigir a nota fiscal no ato de suas compras nos estabelecimentos comerciais do nosso município e trocar por cupons nos postos de troca, que são as Escolas Municipais, Escola Estadual, APAE e Casa de Cultura – Biblioteca Municipal.  
Nos próximos dias estaremos disponibilizando a nova edição com novidades, inclusive o prêmio principal constitui em valor em dinheiro.
SORTEADOS NOTA CIDADÃ.
1° Prêmio: Refrigerador Duplex – CLAUDIO BEYER, Loc. Artur Vilela.
2° Prêmio: TV 32” – FELIPE SCHRANCK, Loc. Dobrada.
3° Prêmio: Microondas 30lt – DENNIS RUSSUEL BRANCO NAIBERT , Loc. Centro.
4° Prêmio: Tablet – LUIZ CARLOS BARTH,  Loc. Derrosse.
5° Prêmio Bicicleta 18 Marchas – ROVANI MIGUEL KUNRATH , Loc. Pangaré.
Com adesão de todos os nossos produtores que estão com a situação regular  dos seus Talões de Notas de Produtor, este programa visa incentivar o uso do talonário e aumentar o retorno de ICMS para que a Administração Municipal tenha condições de investir mais na nossa Agricultura.
Os ganhadores do PREMIAGRO 2014 são os seguintes:
1° Prêmio: Split – Jair BAZILEWSKI SIEROTA, Loc. Emboaba.
2° Prêmio: Roçadeira de Grama – BEATRIZ W ERICKSON, Loc. Maravalha.
3° Prêmio: Motossera – CLEBER TEIFKE, Loc. Alfredo Silveira.
4° Prêmio: Lavadora de alta pressão – MARIA ELOISA MIELCZARSKI, Loc. Vitorino Monteiro.
5° Prêmio: Tablet – FERNANDO MIELCZARSKI. Loc. Centro.
  

ALUNOS SORTEADOS COM MASCOTE “SER NOTINHA”
Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Papke Sobrinho –
GABRIEL MACHADO FERREIRA
KAMILA VITORIA TULIZEWSKI

Escola Municipal de Ensino Fundamental Breno Feiden –
ANA CAROLINE SCIENZA BOMBARDELLI
CESAR CRISTIANO PADILHA
ADRIAN PEREIRA DE JESUS

Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Garcia –
DUDINARA N. P.NOGUEIRA
RAYANA L. WEINHEMER
FRANCIELE TEIFKE SPOLAVORI

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruy Ramos –
KETLIN DE SOUZA PASSOS
ANDRESSA CROSQUI SIEROTA
LISIANE KLUG DA SILVA

Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Juraci Fialho Dreschsler –
ANA VITORIA (ANEXO)
LUIZE (ANEXO)
JEAN CARLOS (EMEI)

Escola Estadual de Ens. Médio Comendador Eduardo Secco –
JOÃO M.M. BOEIRA
LETICIA LAUX MILESKI
ANANDA V. DA SILVA

Nosso município conta ainda com mais uma forma do cidadão concorrer a prêmios mensalmente que é o NOTA FISCAL GAUCHA SERTÃO SANTANA.
O cidadão cadastrado no site NFG, ao adquirir produtos no comércio de Sertão Santana e que colocar o CPF na nota fiscal terá chances de receber prêmios em dinheiro duplamente: pela Receita Estadual e pelo Município de Sertão Santana, além de auxiliar entidades Sociais como a Unidade Básica de Saúde Dr Rudi Raab, Escola Estadual e a APAE.

Maiores informações diretamente na Prefeitura, Site do NOTA FISCAL GAUCHA  e no novíssimo BLOG de Educação Fiscal de Sertão Santana http://pitsertaosantana.blogspot.com.br/.

XVII Festa do Boi no Rolete e da Carne Moída e assada no Espeto

O Município de Sertão Santana comemorou seu aniversário na terça-feira 24/03, contudo fazendo parte das programações alusivas aos 23 Anos de Emancipação Política, no último domingo, 29/03, foi marcado pela tradicional Festa do Boi no Rolete, agraciada com um belíssimo dia onde muitos visitantes e comunidade estiveram prestigiando mais este grande evento no Pavilhão de Eventos da Comunidade Evangélica.
Logo pela manhã os visitantes já podiam perceber a movimentação dos estandes, com muitas variedades de equipamentos agrícolas, desde tratores até motosserras, também revenda de motos e carros, tendas com muitos produtos eletrônicos, artesanato, confecções e outras opções comerciais. 
Teve quem já aproveitou para fechar negócio no próprio evento, outros levaram objetos de recordação para casa e desta forma as tendas e estandes estiveram muito movimentada durante todo o tempo.
Recepcionando os convidados estavam as soberanas Tauana Bonness, Magda Hahn  Lietz e Stefani Storck, que estiveram conquistando com sua simpatia e beleza a admiração e o carinho de todos que ali chegavam. Também como anfitrião estava o Prefeito Sergio Teifke, que juntamente com demais autoridades, municipais e estaduais avaliou o movimento da festa como muito positivo com um número expressivo de visitantes e comunidade.

A gastronomia que dá nome a festa
O nome do evento “Boi no Rolete” foi originado em função do prato principal do cardápio servido no almoço, um churrasco preparado com um boi inteiro, sendo apenas retiradas as vísceras e o couro. O trabalho de temperar fica por conta dos experts nesta área, que este ano foi comandada por Carlos Edegar Fridrich e Gildomar Fridrich sendo muito bem assessorado pela diretoria mostrando muita dedicação e empenho no preparo. Depois disso o boi é colocado em um espeto gigante e encaixado em uma churrasqueira fechada, construída para este fim, onde fica ao calor das brasas por volta de 16 horas até que esteja ao ponto de ser retirado e servido para comunidade apreciar o assado. A carne é vendida em porções e pelo jeito já caiu mesmo nas graças dos consumidores a julgar pelos elogios ao tempero e pelo fato de que o Boi no Rolete foi completamente consumido.
Além dessa opção de almoço teve também o churrasco tradicional assado no espeto, galeto e a carne moída no espeto, outra das marcas do município. Para acompanhar este cardápio os visitantes ainda tinham uma variada opção de saladas e cucas, bem ao estilo colonial revelando a face de Sertão Santana que recebe tão bem seus visitantes.

Como já tradicional na festa a Banda Típica Teifke, de Sertão Santana, esteve abrilhantando o dia fazendo um show em meio público, conquistando a atenção e a admiração de todos.
Por volta das 15 horas, show com a Banda Integrasom, que embalou o público presente durante toda à tarde, tocando vários ritmos de músicas.
Em conversa com Daniel Woltmann membro da diretoria e um dos organizadores do evento, o mesmo avaliou o movimento como muito positivo superando expectativas, onde durante todo o dia um número expressivo de pessoas esteve visitando a festa
Em nome da diretoria Daniel agradece a presença de todos e ao apoio da Prefeitura Municipal, e também um agradecimento especial a todas as pessoas que estiveram envolvidas para o sucesso do evento.

Como surgiu no município o Boi no Rolete
Durante o ano anterior estivemos conversando com Delso Krieger no qual no ano de 1998, como presidente trouxe para o município o tradicional Boi no Rolete.
Krieger lembra que a idéia inicial de criar o Boi no Rolete surgiu da visita à cidade de Marechal Candido Rondon no Paraná município em que esta festa já é tradicional, então em conversa com Adroaldo Teifke este sugeriu que se criasse uma festa como o Boi no Rolete do Paraná, pois bem a primeira festa foi realizada com muito trabalho e sacrifício numa intensa correria. Para o preparo do Boi no Rolete veio do município de Marechal Candido Rondon dois casais para temperar a carne que naquele ano foram dois bois inteiros assados. Uma grande divulgação em torno da festa foi realizado na região, até por ser novidade a expectativa era bem grande de um bom público.    
“Sempre nas vésperas da festa realizávamos baile, e no dia da festa lembro que choveu bastante e mesmo assim foi um grande festão, só pouco lucro. Construímos duas churrasqueira que acomoda o Boi no Rolete aonde uma das cúpulas veio de Marechal Candido Rondon e a outra o Olívio Schranck montou para nós na semana. Lembro  que a festa foi um sucesso, pessoas de outros municípios da região ficaram admirados com a idéia e o prato oferecido, tivemos apoio da prefeitura e o forte apoio da comunidade que estiveram ajudando.” Comentou Krieger.Hoje a festa do boi no Rolete é referência na região.


Matéria: Figura

Feirantes de Sertão Santana participam da Festa do Boi no Rolete.



A Emater/RS-Ascar e o Grupo de Feirantes de Sertão Santana, com apoio da Prefeitura Municipal promoveram no dia 29 de março, na sede do CTG Tio Raimundo, a Feira de Artesanato e Produtos Coloniais, dentro da programação da XVII Festa do Boi no Rolete e da Carne Moída Assada no Espeto.  
Durante a feira foram comercializados artesanatos locais diversos, confeccionados pelas artesãs do município e também produtos coloniais, como, mel e seus derivados, do apicultor Silvio Teifke e suco integral de uva produzido pela Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana.   
O Técnico da Ascar-Emater/RS, Clair Junior Schäffer, destaca a importância do espaço para a divulgação do artesanato e produtos coloniais do município, incentivando a produção local, organização dos feirantes e a busca pela qualificação constante dos produtos.
 Os organizadores agradecem de forma especial a patronagem do CTG Tio Raimundo pela disponibilidade do espaço e a Prefeitura Municipal pelo apoio na organização.  


Fonte: Escritório Municipal da Emater/RS

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Juraci Fialho Drechsler é inaugurada oficialmente em Sertão Santana





A Administração Municipal de Sertão Santana através de sua Secretaria Municipal de Educação realizou na última quinta-feira, 26 de março de 2015, dentro de suas festividades de 23 Anos de Emancipação Política, a cerimônia oficial de inauguração do novo espaço Educação Infantil para crianças até 5 anos de idade, a solenidade contou com a presença de autoridades do município, familiares da homenageada membros da comunidade e também da imprensa.
A escolha pelo nome se deu devido a exemplar trajetória de vida que a professora teve e que serve de exemplo para as futuras gerações sendo que durante toda a cerimônia foi comentado momentos em que sua pontualidade e dedicação com o trabalho fizeram esta profissional se aproximar de todas as pessoas por onde esteve e que muitas e emocionantes foram às lembranças.
Uma aluna que seguiu a mesma profissão
Convidada para falar sobre a história da professora homenageada, uma de suas alunas que inspirada pelo seu trabalho também seguiu esta profissão, fortemente emocionada e também comovendo os demais presentes, Profª. Jane Khols falou ao público presente, “tinha em minha memória, contei também e coloquei aqui em exposição os trabalhos,  ontem (25/03), quando recebi convite para relatar a história da Professora Maria, fiquei muito feliz com minha memória que eu não fugi nem um pouco da história dela e vocês são convidados para acompanhar este relato”.
Dura realidade entre trabalho e família
Em 1974 com o agravamento da saúde da mãe Dona Maria precisou voltar para Porto Alegre para acompanhá-la neste período tão difícil, assim por mais de dois anos exerceu o magistério numa escola localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, para chegar lá e cumprir suas obrigações ela precisava diariamente tomar um barco no Cais do Porto e se ela se atrasasse não poderia tomar outra embarcação, eram horários bem flexíveis e as embarcações bem rudimentares, se ela perdesse estes horários o próximo demoraria mais de hora para sair e responsável como ela era com certeza não deve ter se atrasado.
A Coordenadora da Secretaria de educação...
Considerando de fundamental importância para o desenvolvimento educacional do Município, Dulce Maria Woiczkowski agradeceu o grande apoio da Igreja Católica que havia cedido o espaço para que fossem atendidas as crianças até que a escola fosse construída, “na época eu juntamente com a professora Luziane Schwalbe coordenávamos o programa em reunião com o comitê local decidimos então pela primeira etapa a construção de uma escola de educação infantil já que é competência no Município para atender esta faixa etária, o processo de escolha pelo terreno onde se localizaria a escola foi escolhido o local no centro da cidade por acreditar-se que o mesmo seria de fácil acesso para toda a comunidade.
Todo o processo de desenvolvimento da obra
O terreno foi adquirido pela Administração Municipal que pagou a Certaja o valor de R$451.650,00 no ano de 2011. Em 24 de março de 2012, no dia o município celebra seu aniversário, o Prefeito Sergio Teifke juntamente com a Coordenadora dos Projetos Educacionais/Diretora da SMEC - Anelise Kologeski foram a Brasília assinar o convênio juntamente com a Presidente Dilma Roussef, após liberação da verba aprovada pelo FNDE no valor de R$618.310,13 começou o processo licitatório, sendo vencedora a empresa Koch ENGENHARIA LTDA, foi iniciada a construção da escola no mesmo ano sendo concluída em 2014, é importante salientar também que além da verba recebida pelo Governo Federal a Prefeitura Municipal de Sertão Santana deu uma contra partida no valor de R$96.735,35 para a construção do prédio e mais R$19.512,20 para o cercamento do pátio e também serão feitas algumas adaptações para o clima do Rio Grande do Sul que tem constantes chuvas no inverno sendo este modelo de Escola projetado para o nordeste sendo bastante aberto, já o refeitório foi adaptado com janelas e porta no valor de aproximadamente R$5.000,00, persianas também foram colocadas no valor de R$5.000,00.
Atualmente já estão matriculados 105 alunos com idades entre 2 a 5 anos a estimativa é aumentar este número conforme forem ampliados e qualificados os serviços oferecidos nas escolas.
Vale salientar também o compromisso do Município com toda a educação municipal, educação infantil até o ensino superior não só o merecendo como formação continuada para os professores, mas também melhorando o espaço físico das escolas, além disso, a prefeitura oferece transporte escolar gratuito para todas as etapas de ensino inclusive para as universidades trabalho feito pelos motoristas com muita responsabilidade.
 A Coordenadora Dulce Maria, enfatizou a importância deste feito mesmo tendo pessoas com opiniões adversas a obra e disse, “nós da SMEC juntamente com o Prefeito Sergio Teifke sabemos da nossa obrigação com relação a educação infantil etapa importantíssima na educação de uma criança e nos sentimos realizados em fazer parte de todo este processo e entregar esta obra a comunidade que é um marco na história de Sertão Santana”.
Atualmente o Poder Municipal está trabalhando para a aprovação de um projeto em um processo de análise do FNDE de uma Escola Fundamental de Ensino Fundamental Completo também no centro da cidade.
 “Muitos haviam dito que não era necessário este tipo de obra, que a mesma não seria concluída, muitos municípios ainda não conseguiram finalizar suas obras, então aproveito este momento para mostrar o resultado do empenho do trabalho realizado junto a todos que estiveram me apoiando esta empreitada”.
Na ocasião o Prefeito agradeceu aos vereadores da Gestão anterior e também aos atuais por colaborarem com a aprovação do projeto visando o crescimento do município parabenizou a todos da Secretaria Municipal da Educação, as Coordenadoras que não mediram esforços para que tudo isto fosse realizado. “orgulho-me muito de construir escolas para os nossos alunos que são o futuro de nosso município”, concluiu Teifke.
Quero acrescentar também que quando fomos escolher o nome da escola sabíamos que teria que ser alguém que teria se dedicado ao município e trabalhado em prol do desenvolvimento na área da educação em reunião foi decidido que a escola teria nome da Professora Maria Juraci Fialho Drechsler que durante sua vida profissional sempre dignificou a educação de nosso município e para que possamos conhecer um pouco da trajetória. 
MARIA JURACI FIALHO DRECHSLER
 Professora Maria Juraci Fialho Drescher nasceu no dia 15 de setembro de 1932, em Porto Alegre, numa família de condições financeiras bastante modestas, composta de quatro filhos, sendo ela, uma irmã e dois irmãos. O pai já tinha falecido em 1950. Sempre foi uma aluna esforçada e batalhou bastante, tendo cursado Magistério no Instituto de Educação “Gen. Flores da Cunha”, formando-se como normalista em 1952, com a idade de vinte anos.
Em 2 de março de 1953 foi nomeado para exercer o cargo de professora primária no Grupo Escolar Com. Eduardo Secco, localizado neste município, então 4º distrito de Guaíba. Quando se mudou para Sertão Santana foi morar, juntamente com as outras colegas nomeadas (Dona Cila, Dona Aglae e Dona Aurora) na residência da família de Dona Elvira e Seu Otto Bischoff.
Em 1954, tendo em vista o agravante da saúde da mãe, precisou retornar para Porto Alegre, para acompanhá-la neste período tão difícil. Assim, por mais de dois anos exerceu o Magistério numa escola localizada na Ilha Grande dos Marinheiros.
Em janeiro de 1955, com o falecimento de sua mãe, voltou a trabalhar em Sertão Santana, tendo casado, em 15 de fevereiro de 1957, com Henrique Clemente Drechsler, sendo que o casal teve três filhos.
Em 1970, com a instalação do Ginásio Sertanense, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), uma conquista alcançada graças à modalidade da comunicação da comunidade, ela passou a ministrar aulas de História, tendo para isto freqüentado um Curso de Licenciatura de 1º Grau (Curta Duração) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Um fato característico na sua atividade docente foi o fato de que durante o ano letivo, para se deslocar entre sua residência, Dobrada, e a sede do então distrito, ela sempre uzava uma charrete, puxada por um cavalo, dando ainda carona para alguns alunos que moravam perto. 
Dona Maria participou ainda ativamente de diversas atividades sociais e beneficentes de Sertão Santana, dentre as quais podem ser citadas a comunidade Evangélica da Dobrada, o Círculo de Pais e Mestres, a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, a Associação de Idosos da Dobrada etc.
Alguns anos depois sua aposentadoria, Dona Maria acabou se distanciando de suas atividades sociais, tendo em vista problemas de saúde, mas continuava afirmando com orgulho que era professora e sertanense. Durante toda sua existência batalhou pela educação, pois reconhecia a sua importância na vida de todos, além de ser um fator impulsionador do processo do nosso município.

Em 1º de setembro de 2001 foi viúva , em 16 de dezembro de 2012 em sua residência, no convívio da família e de suas cuidadoras, Dona Maria veio a falecer.