segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jantar de ovinos e caprinos repete o sucesso de outras edições






Para celebrar os 23 Anos de Emancipação do Município o Grupo de Criadores de ovinos e caprinocultores de Sertão Santana promoveu mais uma edição do Jantar Caprinos e Ovinos, na noite de sexta-feira (20), no pavilhão de eventos da IECLB (Parque da Primavera).
Para o jantar foram abatidas quatro ovelhas e nove cabritos totalizando 200 kg de carne (100 kg de cada), sendo animais de três criadores. Como complemento do menu também foram servidas carne de porco e o tradicional moído no espeto, para cerca de 250 pessoas que compareceram ao evento.
De acordo com Célio Hollas, presidente da associação de ovinocaprinocultores, embora não tenham tido encontros frequentes entre os sócios e nem crescido em número de animais, a qualidade da criação teve um grande avanço no município.
“Já temos reprodutores puros tanto em caprinos quanto em ovinos. Isso representa aumento na qualidade das carcaças. A gente conseguiu que animais da raça Texel com seis meses atinja 24 quilos de carne, que são números excepcionais pra nossa região, pois não temos tradição em ovinocaprinocultura”, explicou Célio.
O presidente colocou ainda que para que haja aumento na produção é preciso que surjam novos criadores, mas aconteceu justamente o contrário já que no início eram 17 e alguns não se adaptaram à criação e pararam, visto que são animais que requerem um cuidado diário e que dependem da atenção integral do criador para dar rendimento.
Entre ovelhas e cabritos os criadores de Sertão Santana reúnem cerca de 500 cabeças. A carne da ovelha tem sido comercializada na região pelo preço médio de R$ 18,00/kg, valor considerado excepcional pelos criadores, comparado com as regiões tradicionais onde o preço é bem menor. “Isso mostra o espaço que a gente tem aqui para explorar essa atividade e incrementar a renda”, destacou o presidente da associação.
Outro fator que favorece quem está na atividade é a grande procura pela carne que é muito apreciada pelos consumidores locais e atualmente a oferta não supre a demanda. Célio destacou que este é um mercado específico e com consumidores exigentes, e alegra-se ao verificar que os frequentadores do evento sempre retornam a cada nova edição, indicando que a criação no município está no rumo certo e produzindo com qualidade. Ele agradeceu às parcerias firmadas para que o jantar faça sucesso e para que a associação se fortaleça.
“Nosso agradecimento em especial nesta edição do evento é ao pessoal do CTG Tio Raymundo que nos ajuda assando a carne desde a primeira edição, e às senhoras da cozinha que são parceiras sempre e vestem a camisa, como se diz popularmente. Também ao poder público que nos cede esse espaço na semana do município para fazermos nosso evento o que nos dá uma maior visibilidade como produtores”, colocou Célio.
Sobre a cadeia produtiva de ovinos e caprinos no município o presidente da associação diz que a pouca quantidade de animais impede uma maior organização, por outro lado isso garante um bom mercado. El estima que com 100 matrizes de ovelha de qualidade se obtenha uma receita na faixa de R$ 35 mil por ano, porém é preciso ter cuidado de abater os animais por volta dos seis meses de idade, pois a partir deste período o lucro tende a diminuir. “Dos seis meses em diante o animal come o lucro. A pastagem também precisa ser de boa qualidade e os animais requerem cuidados específicos, o que demanda tempo, embora não necessite de muito espaço”, acrescentou.

Para o patrão do CTG Tio Raymundo, Geferson Bielavski, que integrou a equipe de assadores voluntários, as parcerias precisam ser fomentadas para que a sociedade toda saia ganhando. “Represento uma entidade que é o CTG e fizemos questão de contribuir com a associação de ovinocaprinocultores, pois entendemos que a colaboração mútua só traz vantagens a todos”, disse o patrão. Ele ainda deu dicas de como fazer um bom churrasco de ovelha e cabrito. “As paletas e os quartos precisam de mais tempo no fogo, cuidando para não queimar por fora e assar bem por dentro. Já as costelas assam mais rápidas e com dois tombos na labareda estão prontas”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário