quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sertão Santana participou do Lançamento Oficial do Dia Do Desafio 2015





Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a mobilizar novamente 100% dos municípios para a edição deste ano
O lançamento estadual da edição 2015 do DDD ocorreu ocorreu na manhã de ontem (19/05), em Porto Alegre. O evento foi realizado no Teatro do Sesc Centro e reuniu centenas de autoridades, entidades parceiras e imprensa. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Dia do Desafio acontece na última quarta-feira do mês de maio (27/05) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

O Município de Sertão Santana, também se fez presente no lançamento oficial do Dia do Desafio, estiveram presentes no evento o Prefeito – Sergio Teifke, o Chefe do Setor de Promoções Desportivas - Roberto Carlos Vicente, a Coordenadora Municipal do Dia do Desafio – Deisi Wodarski e os vereadores Alex Kologeski e Vladimir da Rocha. Este ano o Município de Sertão Santana competirá com a cidade San Rafael de Turrubares - Costa Rica San José. O sorteio para escolha da cidade adversária foi realizado na terça-feira (12/05), em São Paulo. As disputas foram definidas por meio de um sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.
“Que esta motivação se reverta em conquista neste ano e que a maior delas seja a alegria. O Dia do Desafio é uma grande mobilização em prol da saúde e do bem-estar das pessoas”, exalta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. Ele revela que o Rio Grande do Sul é o único Estado a mobilizar 100% de seus municípios pelo segundo ano consecutivo. “O objetivo é promover o incentivo à prática diária do esporte, pois 15 minutos do seu dia pode mudar sua vida”, destaca o dirigente, parafraseando o célebre escritor Moacyr Scliar.
O prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Mello, lembra da importância de se exercitar diariamente. “A prática do esporte eleva a autoestima das pessoas, diminui o estresse e melhora o humor. Que o Dia do Desafio tenha incentivo em todos os âmbitos, tanto no poder público, quanto nas empresas privadas. Gosto muito de Medellín, mas nós vamos ganhar deles”, brinca, já que a Capital confrontará a cidade colombiana.
Durante o lançamento, estiveram presentes a saltadora e velocista brasileira, medalha de ouro no salto em distância dos jogos olímpicos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi; e a ciclista paraolímpica, que figura entre as 10 melhores do mundo, Jady Malavazzi. Maurren destacou que o Dia do Desafio é a maior causa de incentivo ao esporte. “É um espelho para o mundo inteiro. O importante é começar e deixar o sedentarismo de lado”, afirma.

Para Jady são as pequenas atitudes que fazem a diferença no dia a dia. “Não ir de elevador e subir as escadas, por exemplo, já transforma a rotina”, ressalta. O evento também contou com a participação do campeão brasileiro de ioiô, Luis Augusto da Silva, e do campeão paulista, Robson Jr. Na ocasião, os dois desafiaram os convidados a realizar diversas piruetas com o ioiô. 
Para realização do evento de lançamento estadual do Dia do Desafio, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc contou com o apoio da Caixa Econômica Federal e da Ecomídia.

Sobre o DDD - O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
Na Capital, as atividades do dia 27 de maio iniciam exatamente às 00h01 com a Corrida Noturna, que terá largada na Rótula das Cuias e um convidado especial: o atleta Robson Caetano. A corrida, que segue com inscrições abertas até sábado (23/05) pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas, terá 3km, 5km e 10km. Durante todo o dia, em vários pontos de Porto Alegre, haverá atividades para que a população ajude a cidade a vencer o desafio saudável contra Medellín, da Colômbia. Além do Mercado Público, o Cete/Fundergs, a Esquina Democrática, o Centro Administrativo do Estado e a Praça Montevidéu, em frente à Prefeitura, terão programação neste Dia do Desafio. Em Porto Alegre, a Caixa Econômica Federal está entre os apoiadores das atividades.
O Sesc/RS realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as Prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, desde 1997. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário