quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palestra sobre Agroindústria e Cooperativismo como desenvolvimento local.


Uma parceria entre prefeitura de Sertão Santana e cooperativa de credito Sicredi possibilitou a produtores de Sertão Santana e região uma palestra sobre agroindústria e cooperativismo como desenvolvimento local que foi ministrada pelo ex- prefeito de Criciumal - Walter Hit, formado em Técnico em Agropecuário, consultor com formação em marketing e cooperativismo.
Para o Presidente da Sicredi Centro-Leste Paulo Learss, a mudança é fruto da vontade de cada um. “A Sicredi de Sertão Santana há algum tempo apoiou associados para conhecerem novas alternativas de produção.
Quando assumiu a prefeitura de Criciumal, deparou com a cidade em pleno crescimento negativo, evasão populacional, número de suicídios preocupantes e população desmotivada,  iniciou várias ações visando unir todas as classes, provocando a discussão de um modelo de desenvolvimento econômico que pudesse mudar o caos instalando com a falta de emprego, investimentos e gente indo embora por falta de oportunidades.
Hoje o município é um exemplo para todo país de como crescer descobrindo potencialidades locais, deixando a monocultura da soja e partindo para a diversificação da produção e provocando o empreendedorismo através da criação de agroindústrias e o COOPERATIVISMO.
Walter Heck defendeu ainda que as mudanças devam acontecer de dentro para fora investindo nas potencialidades locais valorizando o ser humano aumentando a nossa confiança e auto-estima e não esperar que uma grande fábrica venha se instalar e resolver todos nossos problemas, pois trará junto os problemas que acontecem hoje nas grandes cidades.
Também salientou que as pessoas devem se mobilizar para mudar a sociedade e não esperar tudo dos serviços públicos como prefeitura governo estadual federal. Comentou que está na hora das pessoas de falarem bem do município de onde moram que existem lugares com problemas muito maiores que os nossos para que a energia positiva se torne uma mola propulsora do desenvolvimento. “Foi Sertão Santana que escolhemos para viver. Aqui, estamos criando nossos filhos, e é aqui que temos que deixar a nossa marca. Fale bem de sertão Santana aos quatro cantos do mundo, porque é a nossa cidade nossa casa!”, sugeriu.
O palestrante fez questão de frisar que em Sertão Santana, já existe um programa voltado para esta iniciativa, o qual já vem sendo trabalhado pela Emater com apoio da Administração Municipal e de entidades que trabalham a agricultura familiar no município. Segundo ele o primeiro passo já foi dado em relação à atividade, inclusive já existe uma cooperativa para dar suporte comercial às agroindústrias.
Um ponto importante para programa dar certo, é o alinhamento entre os parceiros como esta existindo em Sertão Santana entre Prefeitura Sindicato Emater e Cooperativa. Todos os processos são discutidos e levados a diante com passos firmes e certeza de resultados trazendo  progresso aos pequenos produtores e alavanca não só o crescimento das propriedades mas da comunidade valorizando o crescimento das pessoas.
Alex kologeski, explica que o objetivo da palestra é orientar os pequenos produtores a diversificar e melhorar a renda das pequenas propriedades, tanto no contexto da produção, transformação e comercialização dos produtos.
Até agora temos a implantação de uma agroindústria de produção de sucos e uma vinícola a criação da Comparativa Agropecuária de Sertão Santana a reativação da feira do produtor, implantação da bacia leiteira, subsidio de calcário para recuperação dos nossos solos, ampliação da patrulha agrícola, produção de mel, melado, cachaça, grupo de ovinocaprinocultores, além dessas ainda estão em processo de aprovação de recursos no governo federal uma agroindústria de produção de schimier, conservas e aipim descascado a vácuo. Enfim temos uma gama muito grande de produtos que podem ser produzidos pela agricultura familiar.
Hoje, o município de Sertão Santana esta redescobrindo as potencialidades locais é um exemplo para região  de como crescer descobrindo potencialidades locais, deixando a monocultura e partindo para a diversificação da produção e provocando o empreendedorismo através do associativismo comentou Walter Luiz Heck.
Ele, disse que ficou surpreso com o que viu em Sertão Santana, uma terra de pessoas que demonstram vontade, interesse, e isso já é importante, até porque primeiro tem que existir o interesse, o planejamento, colocar a mão na massa e finalmente colocar em prática.
“Eu acredito que nos próximos 10 anos, Sertão Santana será referência em agroindústria para a região e conseqüentemente para o Estado, mas para isso tem que existir a união de forças principalmente políticas acabando com divergências locais, que só atrasam uma comunidade buscando os recursos necessários para construir o desenvolvimento”, concluiu o palestrante.
Por sua vez o prefeito, Sergio Teifke, disse que desde que assumiu o comando do município vem disponibilizando recursos, para incentivar o desenvolvimento local através da educação estradas saúde agricultura.
Durante a palestra, Walter, apresentou experiências de sucesso com o desenvolvimento através do incentivo da criação de agroindústrias para beneficiar os produtos da agricultura familiar. “Destacou a necessidade de conhecer a história, desenvolvendo as potencialidades do município a partir de uma estratégia construída pelos agentes locais vendo que o nosso município tem e vendo todos esses exemplos e experiências de outros, começamos a pensar no nosso potencial”.
Segundo o gerente da unidade de atendimento do Sicredi, Alessandro Pinzom, “a comunidade participou e apreciou a palestra, cumprimos o objetivo de trazer conhecimentos aplicáveis para o crescimento. Esperamos que, a exemplo desta iniciativa, possamos promover mais eventos como este com o envolvimento e mobilização de todos, resultando em projetos práticos que tragam renda para nossas propriedades rurais. No término da palestra, Walter Heck foi aplaudido de pé pela platéia que o assistia. Na ocasião, o Prefeito Municipal de sertão Santana Sergio Teifke entregou uma lembrança ao palestrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário