quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REGIÃO CENTRO-SUL GANHA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA

O território Centro-Sul, desde o dia 18 de junho possui mais uma organização que busca representar a “Agricultura Familiar” dentro dos 17 municípios. Trata-se da Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, que tem como objetivo organizar a produção e comercialização da agricultura familiar e inicialmente administrará a agroindústria de sucos construída em Sertão Santana com recursos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) dentro do Programa Territórios Rurais.
A criação da Cooperativa esta gerando uma grande expectativa dos produtores, pois ela possibilitará a regularização da produção agrícola possibilitando a comercialização da produção, fazendo com que estes produtos saiam da clandestinidade e possam ir para as prateleiras dos supermercados. Além de administrar a agroindústria de sucos a cooperativa pretende trabalhar em outros segmentos como produção de alimentos de origem animal, schimier, conservas, hortaliças, produção de arroz e etc...
Pois estando legalizados poderão participar dos programas de aquisições de alimentos do Governo Federal, Estadual e Municipal que em 2012 cada agricultor familiar organizado em cooperativa poderá fornecer até R$30.000,00 de produtos oriundos diretamente do produtor.
Durante reunião de fundação o Prefeito Sergio Teifke, “parabenizou aos produtores pela atitude que estão tomando em criar à cooperativa, pois essa entidade tem tudo para crescer e desenvolver-se”. A fundação da cooperativa também contou com a benção do Padre André Ribarczki, que durante sua aclamação falou que tudo que inicia com a presença de Deus assim como o batizado de uma criança, tem tudo para crescer. Estiveram também presentes no ato solene, apoiadores da iniciativa: o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertão Santana – Flavio Koch, o Chefe do Escritório da Emater/RS – Clair Junior Schaffer, o Presidente da Câmara de Vereadores – Roberson Cardoso, o Vice-prefeito – Ivano Naibert que puderam prestigiar a aclamação da Senhora Celita Bialeski como primeira Presidente da Cooperativa e de sua Diretoria.
Para o Técnico Agrícola da Prefeitura – Alex Kologeski, “Particularmente é um projeto muito antigo, que vem se discutindo desde a emancipação de Sertão Santana, que se concretizou quase vinte anos depois, pois hoje os produtores têm a consciência da necessidade de uma cooperativa devido à diversificação da agricultura que esta existindo, lembrando que hoje temos o suco de uva, o mel, o melado, a cachaça, o vinho, o queijo, os embutidos, schimier e as conservas que são produzidas pela agricultura familiar e podem ser legalizados e comercializados através da criação de uma cooperativa, que há anos atrás não existiam estes produtos”.
Já para o Chefe do Escritório da Emater – Clair Schaffer, “ressalta a importância da organização dos agricultores familiares em cooperativa, o que fortalece o grupo e suas famílias, na busca dos interesses comuns, oportunizando melhorias no bem-estar econômico e social”. Também, observa que o cooperativismo fortalecerá o processo de diversificação da agricultura local e territorial, na busca de novas alternativas de geração de renda, proporcionando a sustentabilidade da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário