sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sertão Santana participa da 6ª Conferencia Estadual da Saúde.

De 1º a 4 de setembro , ocorreu no centro de eventos da cidade  Tramandaí, a 6ª conferência estadual de saúde/RS, com o tema: todos usam  SUS; SUS na seguridade social, políticas públicas, patrimônio do povo brasileiro.
Nestes quatros dias de evento, foram debatidos as políticas públicas voltadas para o atendimento e acolhimento no SUS, com ênfase na aplicação mínima de recursos por parte das três esferas de governo (Município 15%, Estados 12%, União 10%) baseado na Emenda Constitucional 29. Sabendo-se que está sendo discutida sua regulamentação pelo Congresso Nacional ainda neste mês de setembro.
Cerca de 2.000 pessoas compareceram ao evento, onde foram discutidas e aprovadas pelos grupos de mesa, as propostas a serem encaminhadas para a Conferência Nacional, que será realizada em novembro, em Brasília. Entre os eixos propostos estavam: Acesso e Acolhimento com qualidade-um desafio para o SUS; Financiamento da seguridade social; políticas de saúde na seguridade social, educação na seguridade social; seguridade social enquanto direito; intersetorialidade e seguridade social; participação a comunidade e controle social; conselhos de saúde; educação da comunidade para ações de cidadania; educação permanente e capacitação em saúde para os conselheiros e profissionais da saúde, entre tantos outros eixos. Na ocasião também foram escolhidos os delegados do Estado para a Conferência Nacional. Estiveram presentes representando o Município de Sertão Santana Secretario Municipal da saúde Vladimir Dal Ben da Rocha, Cândido Norberto da Silva delegado representante dos trabalhadores da saúde e Iara Terezinha Jardim delegada do seguimento usuário do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário