quarta-feira, 10 de abril de 2013

XV Festa do Boi no Rolete e da Carne Moída no Espeto


O aniversário de Sertão Santana comemorado dia 24 de março, foi marcado pela tradicional festa do Boi no Rolete, realizada neste domingo,
agraciada com um lindo dia ensolarado que foi um convite para intensa presença de visitantes e comunidade que estiveram prestigiando mais este grande evento no Pavilhão de Eventos da Comunidade Evangélica.
Logo pela manhã os visitantes já podiam perceber a movimentação dos estandes, com muitas variedades de equipamentos agrícolas, desde tratores até motosserras, também revenda de motos e carros, tendas com muitos produtos eletrônicos, artesanato, confecções e outras opções comerciais.  
A novidade este ano foi o grupo de motoqueiros que partiu logo de manhã bem cedo para a realização de trilhas, retornando perto do meio dia, o caminho percorrido foi considerado por muitos experientes com nível de dificuldade difícil, foram sessenta participantes. 
Teve quem já aproveitou para fechar negócio no próprio evento, outros levaram objetos de recordação para casa e desta forma as tendas e estandes estiveram muito movimentado durante todo o tempo.
Recepcionando os convidados estavam as soberanas Cassiane Gross, Thaís Heidrich Lampmamm e Natiele Storck, que conquistaram a admiração e o carinho de todos que chegavam com muita simpatia e beleza. Também como anfitrião estava o prefeito Sérgio Teifke que avaliou o movimento da festa como muito positivo com um número expressivo de pessoas neste ano.

A gastronomia que dá nome a festa
O nome do evento “Boi no Rolete” foi originado em função do prato principal do cardápio servido no almoço, um churrasco preparado com um boi inteiro, sendo apenas retiradas as vísceras e o couro. O trabalho de temperar fica por conta dos experts nesta área, uma equipe chefiada por Vilson Sonemann, mostrando muita dedicação e empenho no preparo. Depois disso o boi é colocado em um espeto gigante e encaixado em uma churrasqueira fechada, construída para este fim, onde fica ao calor das brasas por volta de 16 horas até que esteja ao ponto de ser retirado e servido para comunidade apreciar o assado. A carne é vendida em porções e pelo jeito já caiu mesmo nas graças dos consumidores a julgar pelos elogios ao tempero e pelo fato de que o Boi no Rolete foi completamente consumido.
Além dessa opção de almoço teve também o churrasco tradicional assado no espeto, galeto e a carne moída no espeto, outra das marcas do município. Para acompanhar este cardápio os visitantes ainda tinham uma variada opção de saladas e cucas, bem ao estilo colonial revelando a face de Sertão Santana que recebe tão bem seus visitantes.

Abrilhantando o dia teve a apresentação da Banda Típica Integração Teifke, de Sertão Santana, fazendo um show em meio público, conquistando a atenção de todos.
Assim como todos os anos os brinquedos infláveis também conquistaram a atenção da criançada, que não tinha hora para começar e nem parar de brincar.
Por volta das 15 horas, show com a Banda Toque de Mágica, que embalou o público presente durante toda à tarde, tocando vários ritmos de músicas. 
Em conversa com o presidente Daniel Woltmann o mesmo estimou a presença de aproximadamente mil e duzentas pessoas no almoço, já durante todo o dia tranquilamente três mil pessoas estiveram na festa. Daniel em nome da diretoria agradece a presença de todos e ao apoio das pessoas que estiveram envolvidos na festa.

Como surgiu no município o Boi no Rolete 

Estivemos conversando com Delso Krieger no qual no ano de 1998, como presidente trouxe para o município o Boi no Rolete.
“Lembro que anos antes na época do prefeito Breno o dia 24 de março era de grandes cavalgadas com aproximadamente duzentos cavalarianos, e com o decorrer dos anos a cavalgada começou a se extinguir, a idéia inicial de criar o Boi no Rolete surgiu da visita à cidade de Marechal Candido Rondon no Paraná município em que esta festa já é tradicional, então em conversa com Adroaldo Teifke este sugeriu que criássemos uma festa como o Boi no Rolete como a do Paraná” relatou Delso.
Krieger lembra ainda que a primeira festa foi realizada com muito trabalho e sacrifício numa intensa correria. Para o preparo do Boi no Rolete veio do município de Marechal Candido Rondon dois casais para temperar a carne que naquele ano foram dois bois inteiros assados. Uma grande divulgação em torno da festa foi realizado na região, até por ser novidade a expectativa era bem grande de um bom publico.     
“Sempre nas vésperas da festa realizávamos baile, e no dia da festa lembro que choveu bastante e mesmo assim foi um grande festão, só pouco lucro. Construímos duas churrasqueira que acomoda o Boi no Rolete aonde uma das cúpulas veio de Marechal Candido Rondon e a outra o Olívio Schranck montou para nós na semana. Lembro  que a festa foi um sucesso, pessoas de outros municípios da região ficaram admirados com a idéia e o prato oferecido, tivemos apoio da prefeitura e o forte apoio da comunidade que estiveram ajudando.” Comentou Krieger.
Hoje a festa do boi no Rolete é referencia na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário