quarta-feira, 17 de julho de 2013

Agricultura: Território Centro Sul elabora propostas

A Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Centro Sul realizou-se dia 10 de julho de 2013, no Sport Clube Esperança, Sertão Santana, RS. Como parte do processo de organização da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (2ª CEDRSS) e da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (2ª CNDRSS).

Na abertura oficial do evento o vice-prefeito Ivano Naibert destacou a importância de elaborar boas propostas para a agricultura de modo a fortalecer o setor. “A agricultura é a raiz do nosso país e precisamos fortalecê-la. Para isso é preciso que saiam daqui boas propostas”, incentivou o administrador.
Para o delegado do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin é preciso reconhecer as diferenças dos territórios no meio rural e elencar propostas ousadas a curto, médio e longo prazo. “Precisamos de políticas públicas pensadas a partir do conhecimento de quem está no meio rural e sabe das distintas necessidades regionais”, considerou Marcos.
Como parte do evento o analista do INCRA/RS, Walter Morales Aragão, abordou a temática da agricultura familiar e a interface com o tema e eixos temáticos da 2ª CNDRSS. Para o analista a segurança alimentar e a produção de alimento precisam estar na “ordem do dia” dos governos e de todos ligado ao setor agrícola, de modo a garantir que num futuro próximo o país e o mundo não sofram com o problema da falta de alimentos. Morales comentou uma pesquisa realizada na Europa, que de acordo com os prognósticos, em poucos anos não haverá ninguém com menos de 40 anos no campo europeu, e que os números brasileiros são semelhantes.
Em seguida, os grupos temáticos, formados já no credenciamento, reuniram-se e elaboraram as propostas do Território de acordo com os eixos temáticos. Dentre as prioridades regionais estão o crédito para aquisição de terras, melhoramento dos mecanismos de comercialização, ampliação do acesso às informações de programas de governo estadual e federal bem como a internet no meio rural, melhoria de estradas, continuidade das políticas públicas, fomento a criação e manutenção de associações, além de outras 33 propostas.
Tema recorrente no evento também foi a necessidade de regularização fundiária na região, que deverá ser pauta do próximo encontro do Território e promoção de seminário específico sobre assunto. O secretário municipal de planejamento de Cerro Grande do Sul, Cicero Omar da Silva levantou a questão e falou de possíveis convênios com a defensoria pública do estado no encaminhamento de usucapiões coletivo e de busca de recursos federais via SDR.
Participaram do encontro mais de 60 pessoas, entre representantes de conselhos municipais de desenvolvimento rural, de sindicatos rurais e dos trabalhadores rurais, de entidades ligadas ao setor do desenvolvimento rural, como a Emater/RS-Ascar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e secretários municipais. 
Como última atividade do dia, foram escolhidos os delegados (as) do Território Centro Sul para a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do RS.


Delegados(as) eleitos(as)

Da Sociedade Civil
1) Laura Rosana da Rocha Renz – STR de Cerro Grande do Sul
2) Celina Bialeski – Coop. Agropecuária de Sertão Santana
3)    Rosemeri Gilinski – Agricultura de Barra do Ribeiro
4) Giselda Ana Gross Souza – COODETER Barra do Ribeiro
5) Arnildo Verá Moreira – Comunidade Indígena de Barra do Ribeiro
6) Heronito Vencato – Associação Agricultura Familiar de Tapes
7) Thiago Flores Centeno – IMCA
8) Luiz Lalau da silva Sanguine – STR de São Jerônimo

Governamentais
1) Elias Kuck – Emater de Barão do Triunfo
2) Nadir Terezinha Feijó – Emater de Barra do Ribeiro
3) Juliano Tejada – Câmara de Vereadores de Chuvisca
4) Clarissa de Quadros – Emater de Mariana Pimentel
Suplentes
1) Lauri Brasil Vieira – STR de Arroio dos Ratos
2) Carla Voguem Rodrigues – Emater de Sertão Santana
3) Leandro Flávio Oliveira – Secretaria de Agricultura de Butiá

Matéria: Jornal Regional de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário