quinta-feira, 4 de julho de 2013

Produção de Leite é opção de renda para agricultura

Sertão Santana – Vem se destacando na região através da diversificação de culturas e na busca de desenvolvimento de projetos que mantenham homens, mulheres e principalmente os jovens no meio rural.  
Durante a semana passada o Regional esteve na localidade de Emboaba Gelinski, Sertão Santana, na propriedade de Joarez Gelinski, jovem produtor, fumicultor que vem demonstrando o quanto é importante a diversificação de culturas. Pensando em agregar uma outra atividade há a mais de dez anos, Joarez começou produzir cachaça em sua propriedade, comercializada por ele mesmo no município. Com o tempo e com a ideia da diversificação mais amadurecida, optou por uma fonte de renda já por ele conhecida e desenvolvida, mas apenas utilizada para consumo familiar.
“Eu e minha esposa estávamos lendo uma edição do Regional, há uns 3 anos, a respeito da tentativa de implantar uma bacia leiteira na região, então procurei a secretaria municipal de agricultura, para me informar. Assim fiquei sabendo que haveria uma reunião sobre o assunto em Sertão Santana. Foi assim que começamos a participar, visitar outros municípios, outros produtores, tais como Noeli Kologeski e seu Esposo Olavo, que já desenvolviam esta atividade há vários anos. Observei que com a produção de leite teria uma fonte de renda mensal e alguns produtores que visitei, que intercalavam o plantio de fumo ou arroz, com a produção leiteira, estavam melhorando seus resultados financeiros, pois ao vender sua safra de fumo ou arroz, as despesas e custos com a produção destas culturas já estavam pagas com a produção de leite, comentou Gelinski." 
Assim Joarez iniciou esta atividade, com aquisição de equipamento para ordenha, um tanque resfriador e doze vacas, da raça holandesa. O leite produzido em sua propriedade tem a sua compra garantida pela Empresa Consulati, que recolhe a produção a cada dois dias e presta também assistência técnica ao produtor.  Joarez elogia também o ótimo atendimento prestado pelos técnicos Marcio e André..
A produção média de cada animal é de 22 a 23 litros de leite por dia, sendo que o rebanho é mantido em um espaço de cinco hectares, com capacidade para aumentar esta quantidade dependendo do manejo a ser adotado..
“Dentro deste espaço de cinco hectares, tem que ser feito a correção de solo, implantar as pastagens que vão baixar o custo de produção e aumentar a quantidade de pasto. Talvez no futuro investir numa irrigação de pastagens, no momento estamos construindo um novo galpão, em que poderá haver o aproveitamento do esterco para adubação na lavoura, melhorar o solo, e com isso aumentar o número de animais” salientou Joarez.
Em relação ao investimento, todos os equipamentos de ordenha e os animais, foram financiados pelo programa MAIS ALIMENTO,   aliados a recursos próprios para a estruturação da sua propriedade. A estimativa de leite produzido em um ano é de aproximadamente 79 mil litros e o valor pago é em média R$ 0,81 centavos por litro.
“Procuramos sempre melhorias, tais como: a genética e sanidade dos animais, qualidade de alimento,  higienização rigorosa na ordenha. Com estes cuidados, procuramos obter uma boa qualidade no leite, o que resultará em maior rentabilidade no preço final. Aliados a isso, mantemos um controle sobre todas as atividades exercidas, como por exemplo, o dia de inseminação, controle da qualidade e quantidade do leite na hora da coleta, enfim, dados que poderemos precisar mais tarde” finaliza Gelinski"

Todo trabalho de manejo e ordenha é realizado basicamente pelo casal, que mantém ainda a produção de fumo, mas apostaram na diversificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário